Alimentação Saudável e Segurança Alimentar

Sempre escutamos que uma alimentação equilibrada é essencial para nossa saúde, que devemos realizar de 5 a 6 refeições por dia e que um prato saudável é aquele mais colorido possível. Procuramos seguir essas orientações com disciplina e seriedade, mas muitas vezes, não sabemos as razões dessas atitudes. Precisamos mesmo beber 2 litros de água por dia? Mas como escolher alimentos saudáveis e saber a quantidade em que devem ser consumidor diariamente? Enfim, a Nutrição é uma ciência muito nova, com diversas descobertas a cada dia, e por este motivo ainda não teve tempo de espalhar todas essas suas informações para todo mundo.Com isso, para responder alguma dessas perguntas, foi criada por especialistas um modelo chamado de Pirâmide Alimentar. Ela nada mais é do que a representação gráfica do equilíbrio alimentar.
Esse espaço é dedicado ao conhecimento sobre o mundo da Alimentação. Bem-vindo!

Translate / traduçao de paginas

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Plantas Medicinais‏

Espinheira Santa - É empregada no tratamento das afecções do aparelho digestivo e para cicatrizar feridas. O chá das folhas ajuda a cicatrização de úlceras no estômago e duodeno e alivia sintomas como azia e flatulência, contra indicado para gestantes, crianças e lactantes.  

Erva Mate - Estimulante natural, auxilia na digestão, é diurético e possui também efeito laxativo e muitas vitaminas, como complexo B, vitamina C, vitamina D e sais minerais, combatendo os radicais livres. Não é indicado para pessoas que sofrem de insônia e nervosismo, pois é estimulante natural. Contra indicação relativa em casos de hipertensão arterial.

Cidró - Da família da erva cidreira, é usada no tratamento de insônia, resfriados e problemas digestivos, como calmante, antidispéptico e analgésico. Contra indicado para pessoas hipotensas.

Poejo - Atua como digestivo, expectorante e antiespasmódico, muito utilizado em recém-nascidos, porém seu uso tem que ser muito cuidadoso, pois em grandes quantidades pode ser tóxico. Contra indicado para mulheres grávidas.
Guaco - Expectorante e broncodilatador, combate tosse, rouquidão, gripes e asma brônquica, devido a suas ações broncodilatadoras e antialérgicas. Contra indicado para pessoas com problemas hepáticos, que usam anticoagulantes, crianças menores de 2 anos e mulheres grávidas. O excessivo pode causar diarreia, vômitos e taquicardia.

Hortelã - Possui em suas folhas vitaminas A, B e C, minerais (cálcio, fósforo, ferro e potássio); estimulantes sobre o aparelho digestivo.
Para picadas de insetos em crianças, colocar rapidamente muitas folhas amassadas em cima.
Para dores abdominais, tomar um copo de leite aquecido com algumas folhas de hortelã.
A hortelã funciona ligeiramente como um vermífugo (lombriga e oxíuros) e calmante. Sua infusão é indicada para gripes e resfriados. Contra indicado para pessoas com cálculos biliares, gestantes ou em fase de amamentação e crianças pequenas e em fase de amamentação não devem usar hortelã.

As hortelãs ajudam a emagrecer combatendo a retenção de líquidos e a controlando a ansiedade.
Melissa - Muito utilizada para insônia, tensão nervosa, ansiedade e como antiespasmódica. Contra indicada para pessoas sensíveis à planta e hipotensas.
Carqueja - A carqueja é indicada para problemas do fígado e vesícula biliar, como cálculos. Para problemas digestivos, úlcera, gastrite, má-digestão. Alguns estudos indicam que a carqueja pode ser eficaz para diabetes, agindo na diminuição dos açúcares.
Alcachofra - Utilizado nos problemas biliares ajudando na eliminação do colesterol e da ureia, auxiliando nas afecções digestivas, regimes de emagrecimento e também no tratamento da hipertensão.
Embaúba - Possui ação diurética, hipotensora, expectorante, descongestionante, e cicatrizante. Contra indicação não relatada. Também auxilia no combate à depressão.
Passiflora - Utilizada como sedativo, diurético e afecções do sistema nervoso. Contra indicado para pessoas com hipotensão arterial.

Valeriana - Possui efeito calmante, sedativo e também indutor do sono comprovado cientificamente. Contra indicado para a gravidez e a amamentação e uso concomitante com outros depressores do Sistema Nervoso Central.

Ginseng Brasileiro - a pfafia paniculata - Estimulante do sistema nervoso, usado como tônico geral, em convalescências, anemias por deficiência de ferro e para melhorar a resistência imunológica. Contra indicado em casos de hipertensão arterial.

Chá de Alecrim - O alecrim é utilizado como tônico do sistema nervoso central, portanto muito útil nos tratamentos de depressão.

Chá de Maracuja (folha) - Passiflora - Utilizado como sedativo do sistema nervoso central, portanto útil no tratamento da ansiedade.

Fruta na alimentação‏

As frutas desempenham um papel muito importante na alimentação. São fonte natural de nutrientes, vitaminas e sais minerais, além de fornecer fibras que contribuem com o funcionamento do intestino e combatem o cancro do cólon. Recomenda-se a ingestão de, pelo menos, 3 a 4 porções de frutas ao dia. Um copo de sumo de frutas é considerado uma porção. A alimentação deve ser enriquecida com frutas que previnem doenças e fortalecem o corpo.

Nos meses mais quentes é preferível os frutos com mais líquidos (melancia, laranja, uva), hidratando assim o seu corpo.
De seguida são apresentadas as principais propriedades das frutas mais comuns.


      Abacate

Propriedades Nutricionais: O abacate é rico em vitamina E, gorduras mono-insaturadas (a mesma do azeite de Oliva), vitaminas, sais minerais e glutationa, um poderoso antioxidante. O seu acentuado valor energético é relacionado ao seu conteúdo em gorduras, responsável pelo aumento do colesterol HDL (considerado o bom colesterol, pois protege as artérias ao invés de destruí-las).

Valor Calórico: 100 gramas de abacate fornecem 162 calorias

Propriedades Medicinais:O abacate beneficia as artérias, reduz o mau colesterol e dilata os vasos sanguíneos. A sua gordura age como antioxidante, bloqueando a toxidade do colesterol LDL, que destrói as artérias. Além disso, é um poderoso bloqueador de trinta agentes cancerígenos diferentes.



      Ananás

Propriedades Nutricionais: O ananás é um alimento rico em vitamina C, betacaroteno (provitamina A), vitaminas do complexo B e minerais como potássio, manganês e cálcio. Além disso, também contém uma poderosa enzima, a bromelina, que segundo recentes pesquisas, pode ajudar na redução de inflamações de muitas causas e ajudar na digestão.

Valor Calórico: 100 gramas de ananás fornecem 52 calorias.

Propriedades Medicinais: O ananás ajuda a dissolver coágulos sanguíneos, a reduzir inflamações, a acelerar a cicatrização de tecidos e na digestão. Além disso, é antiviral, antibacteriano e um bom alimento para prevenir a osteoporose e as fracturas ósseas, devido ao seu alto teor de manganês.



      Banana

Propriedades Nutricionais: A banana apresenta boas quantidades de vitaminas do complexo B, vitaminas C e é óptima fonte de potássio.

Valor Calórico: 100 gramas de banana prata fornecem 89 calorias

Propriedades Medicinais: Por ser rica em potássio, ajuda a evitar e a regular a hipertensão arterial. As bananas maduras são eficientes para controlar a diarreia, ajudam no sono e melhoram o humor.



     Caju

Propriedades Nutricionais:Riquíssimo em vitamina C, é também fonte de betacaroteno (provitamina A), vitamina do complexo B e dos minerais cálcio, magnésio, manganês, potássio, fósforo e ferro. Além disso, fornece carboidratos e sua castanha é uma boa fonte de proteínas e gorduras.

Valor Calórico: 100 gramas de caju fornecem 36,5 calorias.

Propriedades Medicinais: O caju fornece um potente antioxidante, vitamina C, que também previne constipações e ajuda na cicatrização de feridas e lesões. Além disso, auxilia na contracção muscular, pelo seu conteúdo em minerais. Das folhas novas do cajueiro pode se extrair um sumo muito utilizado contra aftas e cólicas intestinais. A raiz pode ser utilizada na medicina como laxante.



     Côco

Propriedades Nutricionais: O valor nutritivo do coco varia com seu estado de maturação, apresentando bom teor de sais minerais, potássio, sódio, fósforo e cloro. A sua polpa é rica em fibras e bastante calórica.

Valor Calórico: 100 gramas de coco maduro fornecem 266 calorias. 100 gramas de água de coco fornecem 22 calorias.

Propriedades Medicinais: A polpa do coco é rica em fibras, auxiliando no bom funcionamento intestinal. O seu conteúdo em potássio, tanto na água como na polpa, auxilia no bom funcionamento do coração, mantém a pressão arterial em bons valores, protege a função neuromuscular e mantém o equilíbrio das células. Além disso, sua água ajuda a recuperar os organismos desidratados, sendo um isotônico natural.



      Figo

Propriedades Nutricionais: É um alimento nutritivo e rico em açúcares. Por isso, é indicado para grandes reposições de energia e bastante utilizado por atletas. Além disso, apresenta potássio, cálcio e fósforo, fibras e niacina (vitamina B3).

Valor Calórico: 100 gramas de figo maduro fornecem 67,6 calorias. Desidratado: 233 calorias.

Propriedades Medicinais: O figo é antioxidante, laxante, diurético, digestivo e indicado para pessoas com problemas dos brônquios, gripes e constipações. Na medicina caseira é usado como vermífugo em crianças.



     Framboesa

Propriedades Nutricionais: É uma fruta rica em carboidratos e fibras (pectina), sendo por isso boa para repor as energias.

Valor Calórico: 100 gramas de framboesa fornecem 57 calorias.

Propriedades Medicinais: Possui actividade antiviral, anticancerígena e apresenta alto teor de aspirina natural. Além disso, as folhas da framboesa possuem um efeito antidiarreico e anti-inflamatório.




     Goiaba

Propriedades Nutricionais: Além de ser riquíssima em vitamina C, a goiaba apresenta também vitamina A e vitaminas do complexo B (principalmente Niacina). A sua casca é rica em fibras e sua poupa em pectina (fibra solúvel).

Valor Calórico: 100 gramas de goiaba fornecem 69 calorias.

Propriedades Medicinais: Pela sua riqueza em vitamina C, é uma arma poderosa contra infecções, fadiga, processos alérgicos e hemorragias. Quando consumida com casca, é óptima para o funcionamento do intestino.



     Kiwi

Propriedades Nutricionais: É um alimento rico em vitamina C, E e potássio.

Valor Calórico: 100 gramas de kiwi fornecem 67 calorias.

Propriedades Medicinais: Por ser rico em vitamina C, o kiwi possui propriedades antianêmica, antiescorbútica e digestiva. Também é estimulante para o apetite e tem propriedades laxantes. É usado tradicionalmente na medicina chinesa para o tratamento do cancro de mama e estômago.



     Laranja

Propriedades Nutricionais: Além da vitamina C e ácido fólico, a laranja possui minerais como cálcio, fósforo e potássio, que a fazem uma boa fruta para o consumo nos dias quentes pois, além de refrescante, repõe energias. Contém ainda fibras (pectina, encontrada na pele que envolve os gomos), flavonóides e óleo, que aumentam seu valor nutritivo.

Valor Calórico: 100 gramas de laranja fornecem, em média, 45 calorias.

Propriedades Medicinais: Por ser rica em vitamina C, a laranja torna o organismo mais resistente às infecções, dá vitalidade às gengivas, entre outras funções. Possui também propriedades cicatrizantes, auxilia o organismo a absorver o ferro de outros alimentos, a combater o stress e alergias, a diminuir as taxas de colesterol e o risco de alguns tipos de cancro.



     Limão

Propriedades Nutricionais: Os principais componentes do limão são o ácido cítrico, a vitamina C e bioflavonóides.

Valor Calórico: 100 gramas de sumo de limão verde fornecem 39,2 calorias.

Propriedades Medicinais: O escorbuto é uma doença causada por falta de vitamina C no organismo, sendo o limão um dos melhores remédios para a cura. O limão também é eficaz contra alergias, stress, fadiga, gripe, dores de cabeça, congestão, cancro, processos lentos de cicatrização e outros males.



     Maçã

Propriedades Nutricionais: A maçã destaca-se pelo seu alto valor em vitaminas do complexo B, C e E, potássio e fibras.

Valor Calórico: 100 gramas de maçã fornecem, em média, 58 calorias.

Propriedades Medicinais: A maçã tem acção benéfica e protectora em toda a mucosa digestiva. É capaz de vencer todos os desarranjos do aparelho digestivo, desde a diarreia infantil do recém-nascido até certas anormalidades rebeldes do intestino adulto. Além disso, ajuda a regular o sistema nervoso, o crescimento, evita problemas de pele e previne a fadiga mental. A maçã pode, ainda, diminuir a taxa de colesterol no sangue e ajudar no tratamento de reumatismo e artrite. Excelente alimento para o cérebro, pois contém ácido fosfórico numa forma facilmente digerível.
Contribui para um sono tranquilo, evita a indigestão e previne a infecção da garganta. Excelente agente para manter a taxa de colesterol em níveis aceitáveis através da ingestão de uma maçã/dia. Esse efeito é devido ao alto teor de pectina, encontrada em sua casca, a qual entra no metabolismo do colesterol. Depurativo do sangue, em virtude de conter em seu conteúdo o ácido málico, que elimina detritos provenientes do metabolismo.



     Manga

Propriedades Nutricionais: Encontra-se na manga um bom teor de carboidratos, betacaroteno (provitamina A), vitamina C, vitaminas do complexo B, ferro, fósforo, cálcio, potássio, magnésio e zinco.

Valor Calórico:100 gramas de manga fornecem, em média, 64,3 calorias.

Propriedades Medicinais: A manga ajuda a purificar o sangue e é um bom diurético. Pura ou em sucos, combate a bronquite, tem efeito expectorante e combate a acidez estomacal.



     Maracujá

Propriedades Nutricionais: Maracujá é uma fruta rica em vitamina C e niacina (vitamina do complexo B). Contém também boas quantidades de ferro, cálcio, fósforo e fibras.

Valor Calórico: 100 gramas de maracujá fornecem 90 calorias.

Propriedades Medicinais: Contém uma substância sedativa, chamada passiflorina, indicada como calmante. Já suas folhas são usadas para combater febres e inflamações da pele sem infecções. Combate a diabete: a farinha de maracujá controla a taxa de açúcar no sangue. A casca da fruta, que normalmente é deitada fora, é material nobre. Ela é rica em uma substância chamada pectina. A pectina é uma fracção de fibra solúvel. No nosso organismo ela forma um gel. No caso da diabete, ela dificulta a absorção de carboidratos de uma maneira geral, inclusive da glicose. No café da manhã, almoço, jantar, pode-se colocar uma ou duas colheres de sobremesa no leite ou no sumo e beber. Não cura os diabete, mas reduz a taxa de glicose.



     Melancia

Propriedades Nutricionais: Além de doce e muito refrescante, a melancia é muito nutritiva. Possui hidratos de carbono (açúcar), betacaroteno (provitamina A) e vitaminas do complexo B e C. Também apresenta cálcio, fósforo, ferro e muita água. Hoje já se conhece o licopeno e glutationa, compostos que a melancia possui em abundância, que são responsáveis por proteger o organismo contra o cancro e a oxidação celular.

Valor Calórico: 100 gramas de melancia fornecem 31 calorias.

Propriedades Medicinais: É recomendada para quem tem pressão alta e reumatismo. O sumo de melancia provoca eliminação de ácido úrico, além de limpar o estômago e o intestino. Também é eficaz no tratamento da acidez estomacal, obesidade, bronquites crónicas, problemas de boca e garganta. Além disso, protege contra o cancro e a oxidação celular.



     Melão

Propriedades Nutricionais: Possui grandes quantidades de betacaroteno (provitamina A), vitaminas C e do complexo B. Além disso, é fonte de fibras e apresenta cálcio, fósforo, ferro, potássio, cobre e enxofre.

Valor Calórico: 100 gramas de Melão fornecem 29,9 calorias.

Propriedades Medicinais: Por seu alto teor em potássio, é indicado para cardíacos que usam medicação diurética e para pessoas que possuem doenças do fígado, como hepatites e cirrose hepática. Também é muito recomendado na prevenção e no tratamento do reumatismo, artritismo, prisão de ventre e cálculos renais.
Além disso, é fortificante, calmante, laxante, diurético, possui actividade anticoagulante e afina o sangue. Para as mulheres na menopausa o melão ajuda a normalizar a menstruação e activa a circulação. O melão maduro é considerado calmante, refrescante, alcalinizante, mineralizante, oxidante, diurético, laxante e emoliente. Recomenda-se o melão contra o reumatismo, artritismo, obesidade, prisão de ventre, infecções renais, litíase renal, nefrite, cistite, leucorréia, uretrite e blenorragia, cirrose hepática, hepatite, icterícia, cálculos biliares, insuficiência hepática e outras infecções do fígado.
O Sumo de melão é indicado no tratamento da febre tifóide, doenças da garganta, esófago e estômago, contra a acidose.
Na menstruação tem efeito dissolvente e oxidante, agindo como cicatrizador natural, regenerador do sangue e normalizador do fluxo menstrual, ajudando na eliminação de pólipos, coágulos de sangue, inflamações, irritações e úlceras.



     Morango

Propriedades Nutricionais: Possui muita vitamina C, betacaroteno (provitamina A), cálcio, fósforo, ferro, sódio, potássio, silício e, em menor quantidade, vitaminas A e B. A fruta possui também boas doses de ácido oxálico, substância que pode causar pedras nos rins em pessoas que tendem a desenvolvê-las.

Valor Calórico: 100 gramas de morango fornecem 39 calorias.

Propriedades Medicinais: Além de estimular os processos de absorção do organismo infantil, o morango aumenta a resistência às infecções e tem acção anti cancerígena.



     Papaia

Propriedades Nutricionais: É um alimento rico em minerais, potássio, fósforo, cálcio, ferro e sódio, além de conter vitamina C, vitaminas do complexo B e betacaroteno (provitamina A). Apresenta, ainda, papaína, enzima natural que ajuda na digestão das proteínas e pode ser usada para amaciar carnes.

Valor Calórico: 100 gramas de papaia fornecem 36 calorias.

Propriedades Medicinais: A papaia tem propriedades laxativas, calmantes, além de ser purificador do sangue. As suas sementes têm acção contra vermes e seu grande conteúdo em betacaroteno torna-o num poderoso antioxidante.



     Pêra

Propriedades Nutricionais: Boa fonte de carboidratos, a pêra também possui doses consideráveis dos sais minerais potássio, sódio, cálcio e fósforo, vitaminas C, provitamina A e, em baixos teores, vitaminas do complexo B. Consumida com casca é boa fonte de fibras.

Valor Calórico: 100 gramas de pêra fornecem 63,3 calorias.

Propriedades Medicinais: A pêra contribui para a boa formação dos ossos, dentes e sangue, mantém o equilíbrio interno e o vigor do sistema nervoso. Também é boa no combate a prisão de ventre e inflamações do intestino e da bexiga.



     Pêssego

Propriedades Nutricionais: O pêssego é fonte de minerais, como fósforo, magnésio, manganês, cobre, iodo e ferro. É também rico em fibras, carboidratos, e vitaminas A, C e do complexo B.

Valor Calórico: 100 gramas de pêssego fornecem, em média, 51,5 calorias.

Propriedades Medicinais: O pêssego é recomendado para manter o bom funcionamento do intestino, combater ao reumatismo e para evitar problemas de pele e do sistema nervoso.



     Tangerina

Propriedades Nutricionais:
Apresenta um bom teor de vitamina C e vitaminas do complexo B, além de betacaroteno (provitamina A) e fibras.

Valor Calórico: 100 gramas de tangerina fornecem, em média, 43 calorias.

Propriedades Medicinais: É indicada como diurética, calmante, antiparasítica. Além disso, quando ingerida com o bagaço, facilita a formação de resíduos que melhoram o funcionamento do intestino.



     Uva

Propriedades Nutricionais: É rica em carboidratos, mas também apresenta pequenas quantidades de vitaminas do complexo B e vitamina C. Fornece boas doses de minerais como potássio, cálcio, fósforo, magnésio, cobre e iodo.

Valor Calórico: 100 gramas de uva fornecem 68 calorias.

Propriedades Medicinais: Ajuda a activar os rins, é um suave laxante e actua contra várias enfermidades do intestino, fígado e abdómen, além de estimular as funções cardíacas. A uva também é um rico depósito de compostos antioxidantes e anti cancerígenos.
 

Uva vermelha: possui alto teor do antioxidante quercetina.
A casca da uva aumenta o colesterol HDL, considerado o bom colesterol e contém resveratrol, que comprovadamente inibe o agrupamento de plaquetas e, consequentemente, a formação de coágulos sanguíneos.
 

Uva verde: tem poderes anti bacterianos e anti virais. O óleo da semente da uva também aumenta o colesterol HDL, considerado o bom colesterol.


quarta-feira, 7 de julho de 2010

Mousse de graviola com cupuaçu.










INGREDIENTES:

Ingredientes da mousse:

400 gramas de polpa de graviola

400 gramas de leite condensado

400 gramas de creme de leite

12 gramas de gelatina sem sabor

Ingredientes da calda:

100 gramas de cupuaçu

1 ½ copo de açúcar


MODO DE PREPARO:

Para preparar a mousse misture os três primeiros ingredientes no liquidificador.
Depois, acrescente a gelatina e bata novamente.
Coloque a mousse na geladeira.

Enquanto ela ganha firmeza,
prepare a calda.

Leve ao fogo brando e mexa até virar uma geléia.
Depois que a mousse estiver geladinha, basta espalhar a cobertura e a sobremesa está pronta para servir.
É uma excelente opção para enfrentar os dias quentes de verão.

Pamonha de milho











INGREDIENTES:

50 espigas de milho

1 colher de chá de sal

2 quilos de açúcar

200 mls de óleo

palha para embalar

linha para amarrar


MODO DE PREPARO:

Primeiro, é preciso ralar o milho.
 Depois, peneirar em uma peneira grossa para tirar o excesso de fibras.
Então, coloque sal, óleo e açúcar.
Mexa bem.
A massa está pronta.
Para fazer a embalagem, pegue a palha do milho, dobre para fazer um copinho.
Coloque a massa dentro e feche com outra palha.
Dobre e amarre.
Trance para não soltar a palha e faça um nó bem apertado.
Depois de 45 minutos em fogo alto e as pamonhas estão cozidas.

Bolo de milho











INGREDIENTES:
1 xícara de chá de açúcar
1 xícara de leite
1 xícara de chá de óleo
1 ½ xícara de chá de farinha de trigo
2 ovos inteiros
1 colher de sopa de queijo ralado
1 colher de sopa de fermento em pó
2 espigas de milho inteiras, que devem render uma xícara de chá do bagaço do milho

MODO DE PREPARO:

Primeiro, separe o milho da espiga. A quantidade de grãos deve ser suficiente para preencher uma xícara de bagaço.
Os grãos são batidos no liquidificador com o leite e o óleo, mas apenas para ficar o bagaço.
Coloque tudo em um recipiente para misturar aos outros ingredientes.
Não precisa penerar.
Misture os ovos, a farinha e o açúcar.
Por último, vai o queijo ralado e o fermento.
Mexa na medida em que os ingredientes são adicionados.
Leve a massa ao forno.
Deixe por cerca de 30 a 35 minutos no forno a gás.
Se usar o forno a lenha, cozinhe por 20 minutos.

Nhoque de mandioca












INGREDIENTES:

Para a massa:

2 xícaras de chá de massa de mandioca cozida espremida

2 colheres de sopa de queijo ralado

1 ovo

1 colher de sopa de margarina

4 colheres de sopa de farinha de trigo

2 colheres de sopa de cheiro verde

sal a gosto

Para o molho:

1 pitada de orégano

1 cebola grande ralada

1 colher de sopa de óleo

4 tomates maduros, sem pele e sem sementes

1 tablete de caldo de galinha esfarelado

1 colher de massa de tomate

2 colheres de sopa de queijo ralado

2 colheres de sopa de cheiro verde


MODO DE PREPARO:

Cozinhe a mandioca. Em menos de meia hora de fervura a mandioca fica molinha e pronta para servir de base para o nhoque. Esprema bem a mandioca, que na receita ocupa o lugar da batata, até virar uma massa e misture os outros ingredientes. Coloque a farinha de trigo e mexa. Adicione, então, o ovo, a margarina e o sal. Se a massa ficar mole, coloque um pouquinho mais de farinha de trigo. Misture com as mãos. Em cima de uma superfície com farinha, enrole as tirinhas e corte em pedacinhos. Cozinhe em água quente. Quando o nhoque subir na panela coloque na água gelada para dar o choque térmico. Assim ele não gruda, fica soltinho.

Para fazer o molho, refogue todos os ingredientes e deixe tudo cozinhar até quase desmanchar.

Depois é só arrumar na travessa o nhoque. Jogue o molho por cima, polvilhe queijo ralado e está pronto para ir ao forno. Depois de gratinar, o prato está pronto.

Torta de morango








INGREDIENTES:

Massa:

2 xícaras de farinha de trigo

½ lata de creme de leite

100 gramas de margarina

1 colher de chá de fermento em pó

1 pitada de sal

Recheio:

½ litro de leite

½ lata de leite condensado

3 colheres de sopa de amido de milho

2 gemas peneiradas

1 colher de chá de baunilha.

Cobertura:

½ litro de suco de morango

1 caixa de gelatina sabor morango

frutas para decorar

MODO DE PREPARO:

Coloque os ingredientes da massa em uma vasilha e misture tudo com os dedos. Abra a massa com um rolo. Depois, coloque na forma. O papel alumínio é para não queimar as bordas e garfo para furar a massa, para evitar que fique estufada, cheia de altos e baixos. A massa vai para o forno por meia-hora. Enquanto isso, prepare o recheio.

Dissolva o amido no leite. Na panela, acrescente as gemas e o leite condensado e mexa até ficar no ponto. Depois, desligue o fogo e coloque a baunilha.

Para a cobertura, leve metade do suco ao fogo até ferver. Depois, coloque a gelatina e mexa rapidinho. Então, adicione a outra metade do suco. Monte a torta. O recheio vai por cima da massa. Em seguida, a cobertura. Por último, os morangos inteiros.

Bolo pé-de-moleque














 INGREDIENTES:

½ quilo de massa de mandioca

3 ovos inteiros

250 gramas de margarina

½ quilo de açúcar mascavo

1 xícara de chá feito com canela, cravo e erva-doce

1 xícara de leite de vaca

1 xícara de leite de coco

1 xícara de café

200 gramas de castanha triturada



Modo de Preparo

Com a massa de mandioca pronta, é hora de adicionar os ingredientes um a um. Basta misturar bem e, em seguida, colocar o açúcar mascavo, que dará a cor escurinha ao bolo. Em seguida, vem o chá, o leite de vaca e de coco, o café, que também é responsável pela coloração, e, por último, a castanha.

“Não estranhe a consistência da massa. É essa consistência que fará com que o bolo fique meio escaldado. O pé-de-moleque é escaldado. As castanhas partidas serão usadas para decorar o prato. Com o forno pré-aquecido, é só esperar de 35 a 40 minutos e o bolo pé-de-moleque está pronto para ser servido

Bolinho de frango





INGREDIENTES:

para a massa:

1 quilo de farinha de trigo

1 quilo de farinha de milho

1 ½ litro de água

2 tabletes de caldo de galinha

1 xícara de chá de cheiro verde bem picado

1 cebola picada em rodelas

3 dentes de alho amassado

½ xícara de chá de óleo

½ xícara de chá de manteiga ou margarina

½ xícara de orégano

1 pitada de pimenta vermelha

para o recheio:

2 quilos de peito de frango

1 xícara de chá de cheiro verde picado

½ xícara de chá de óleo

1 colher de alho amassado

1 cebola picada

sal a gosto


MODO DE PREPARO:

O primeiro passo é cozinhar o frango, com osso, por 20 minutos. Acrescente todos os ingredientes da massa na panela. O caldo do frango é usado para fazer a massa. Coloque farinha de milho e, em seguida, acrescente a farinha de trigo. Misture bem até desgrudar da panela.

Para fazer o recheio, o frango deve estar bem desfiado. Coloque em um recipiente o alho, a cebola e o frango. Em seguida, adicione o cheiro-verde e mexa.

Tudo pronto e é hora de rechear o bolinho. Depois ele deve ser empanado no ovo e na farinha de trigo. O segredo é passar bastante farinha para ficar crocante e para não abrir na hora da fritura. E eles já podem ser fritos. Mais cinco minutos e o bolinho de frango é servido.

Camarão ensopado










INGREDIENTES:

1 quilo de camarão de água doce

1 xícara de chá de tomate picado

1 xícara de chá de cebola picada

1 xícara de chá de pimentão verde picado

1 xícara de chá de cheiro verde picado (coentro e cebolinha)

1/2 xícara de chá de azeite de oliva

1 colher de sopa de azeite de dendê

1 colher de sobremesa de molho inglês

2 dentes de alho amassados

2 colheres de sopa de extrato de tomate

2 copos de leite de coco, de preferência natural

sal e molho de pimenta a gosto


MODO DE PREPARO:

Na frigideira aqueça o azeite e doure o alho, a cebola, o tomate, o pimentão, acrescente o cheiro verde e os camarões. Refogue por 15 minutos com o extrato de tomate e o leite de coco natural.

Reserve uma pequena parte do leite para dar mais sabor ao final. Coloque o molho inglês, o dendê, pimenta e sal à gosto; e por último o restante do leite de coco. Deixe cozinhar por alguns minutos e está pronto.

Moqueca de camarão










INGREDIENTES:

- 2 quilos de camarão;

- ½ quilo de maxixe;

- ½ quilo de chuchu;

- 1 cebola grande cortada em fatias;

- 1 tomate grande fatiado;

- 1 pimentão verde;

- coentro;

- cebolinha;

- 2 dentes de alho amassados;

- 2 colheres de sopa de sal;

- azeite de dendê a gosto;

- ½ litro de leite de coco fresco



MODO DE PREPARO:

Cozinhe o camarão com um pouco de água por cinco minutos. O sal vem depois. Deixe o camarão no fogo por uns 10 minutos.

Retire o camarão do fogo e descasque. Em outra panela doure no azeite o alho e a cebola. Acrescente metade do camarão. Misture tudo. Aí coloque o pimentão, o tomate e mexa.

Ponha o restante do camarão, o leite de coco, o maxixe e o chuchu. Deixe cozinhar por 20 minutos.

Por último coloque o coentro e a cebolinha. Mais uns minutinhos e está pronto.

O prato pode ser servido para seis pessoas. Uma receita que, além de fácil, é saborosa

Pamonha













INGREDIENTES:

Para 15 pamonhas:

- 22 espigas de milho verde raladas e peneiradas;

- 1,2 quilo de açúcar;

- 1 colher de sopa rasa de sal;

- 200 ml de óleo de soja;

- 200 gramas de manteiga


MODO DE PREPARO:

Deve-se misturar tudo por dez minutos e colocar na palha. Dá para acrescentar um pedacinho de queijo, mas isso é pelo gosto de cada um.

Depois amarra-se direitinho com o barbante. Quarenta minutos em água fervendo e a delícia está pronta.

Canjica










INGREDIENTES:

3 colheres de sopa de sal

1 quilo de açúcar

½ litro de leite de coco ou um coco ralado

1 lata de leite condensado

250 gramas de margarina

½ litro de leite

10 espigas de milho verde

½ litro de água

canela em pó

MODO DE PREPARO:

O primeiro passo é cortar o milho. Depois coloque meio litro de água e triture o milho no liquidificador. Peneire e cozinhe em fogo baixo. Após 20 minutos, vá adicionando os ingredientes. Primeiro o leite, depois o sal e o leite de coco. Em seguida, coloque o açúcar, o leite condensado e a margarina. Continue mexendo sem parar por cerca de duas horas. Quando soltar da colher, pode tirar do fogo que está no ponto. Despeje na tigela e coloque canela a gosto.

Pé-de-moleque sem amendoim










INGREDIENTES:

2 macaxeiras grandes

3 xícaras de açúcar

1 pitada de sal

100 gramas de margarina

Castanha amazônica já triturada

Erva-doce

½ garrafa de leite de coco

Folhas de bananeira


MODO DE PREPARO:

O preparo é simples. Descasque as macaxeiras e bata no liquidificador. Tire a goma. Separe a massa. Adicione açúcar, sal e margarina, sempre misturando aos poucos. Coloque a castanha e o leite de coco. A massa vai ficar bem homogênea. Corte as folhas de bananeira e coloque a massa nela. Dobre e leve ao fogo. Vinte e cinco minutos e está pronta a receita. O forno de torrar farinha pode ser substituído pelo comum, desde que seja pré-aquecido.

Lingüiça com ervas


 





INGREDIENTES:

3 peças grandes de pernil

Tripas de porco

15 gramas de sal de cura

1 pitada de açúcar

20 gramas de conservante

1 copo de água

Condimento feito à base de noz moscada e alho

Pimenta calabresa seca

Orégano

Erva-doce

Sal


MODO DE PREPARO:

O primeiro passo é limpar bem a carne fresca, mas tirar apenas um pouco da gordura para ela não ficar muito seca. Depois, triture o pernil. Então, coloque a pimenta calabresa seca, o orégano, a erva-doce, o sal, o condimento feito à base de noz moscada e alho, o sal de cura para fixar o gosto, o açúcar e o conservante. Misture bem o tempero e adicione a água, que vai deixar a massa mole e facilitar a entrada da carne nas tripas de porco. Embuta a massa nas tripas. Depois, divida a lingüiça em gomos.

Lingüiça de bode








INGREDIENTES:

5 quilos de carne de bode

110 gramas de sal

15 gramas de sal de cura

15 gramas de estabilizante

5 gramas de pimenta do reino branca

2 ½ gramas de noz moscada

7 ½ de alho em pó

10 gramas de fixador, que servirá como anti-oxidante

25 gramas de fécula

½ litro de água gelada

2 metros de tripa suína

 

MODO DE PREPARO:

Jogue a água gelada sobre a carne moída. Quando a mistura estiver com a consistência macia, acrescente o sal, o sal de cura, o estabilizante, a pimenta do reino, a noz moscada, o alho em pó, o fixador e a fécula. Depois, é só amassar. No embutidor, os gomos vão sendo formados. Depois de pronta, a lingüiça deve ficar por 24 horas resfriada em uma temperatura de cinco graus para só então ser congelada.

Lingüiça de peixe









INGREDIENTES:
10 quilos de filé de peixe

500 gramas de toucinho defumado

400 gramas de sal

20 gramas de pimenta-do-reino

20 gramas de colorau

40 gramas de goma

20 gramas de cominho em pó

1 cabeça de alho amassado


MODO DE PREPARO:

Retire o excesso de água dos pedaços de peixe e misture os ingredientes até virar uma massa. Para o enchimento da lingüiça pode ser usada a tripa de boi, porco ou carneiro, que também deve ser lavada com água, limão e vinagre. A massa preparada vai rechear a tripa. As amarras são feitas a cada 15 centímetros com barbante, ondinha ou linha comum. Depois, ferva por 15 minutos e coloque outros 15 na água gelada, o que dá mais consistência à lingüiça. Tomadas todas as precauções de higiene, a pessoal tem na mesa uma lingüiça saborosa e de qualidade.


Obs. A goma é o polvilho ou a fécula de mandioca.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Pudim de milho













INGREDIENTES:

“Pudim de milho é uma receita gostosa, fácil, rápida e, o que é mais interessante, custa muito barato”

Não existe segredo. São usadas dez colheres (sopa) de açúcar para caramelizar a forma do pudim e enquanto esfria, preparamos a massa.

Os ingredientes são:

3 ovos

1 lata de leite condensado

2 medidas iguais de leite (pode ser a lata)

1 colher (sopa) de farinha de trigo

milho cortado de 3 espigas grandes


MODO DE PREPARO:

Bate-se tudo no liqüidificador por mais ou menos três minutos e leve para cozinhar.

Pode ser feito em fogão à lenha ou a gás. O pudim deve ficar cozinhando por aproximadamente uma hora.

Depois de cozido é só deixar esfriar tirar da forma e está pronto.