Alimentação Saudável e Segurança Alimentar

Sempre escutamos que uma alimentação equilibrada é essencial para nossa saúde, que devemos realizar de 5 a 6 refeições por dia e que um prato saudável é aquele mais colorido possível. Procuramos seguir essas orientações com disciplina e seriedade, mas muitas vezes, não sabemos as razões dessas atitudes. Precisamos mesmo beber 2 litros de água por dia? Mas como escolher alimentos saudáveis e saber a quantidade em que devem ser consumidor diariamente? Enfim, a Nutrição é uma ciência muito nova, com diversas descobertas a cada dia, e por este motivo ainda não teve tempo de espalhar todas essas suas informações para todo mundo.Com isso, para responder alguma dessas perguntas, foi criada por especialistas um modelo chamado de Pirâmide Alimentar. Ela nada mais é do que a representação gráfica do equilíbrio alimentar.
Esse espaço é dedicado ao conhecimento sobre o mundo da Alimentação. Bem-vindo!

Translate / traduçao de paginas

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Pato assado com repolho roxo e purê de maçã









Ingredientes:

Para o pato assado:
1 pato inteiro
1 cebola média
1 maçã verde
Sal e pimenta-do-reino (a gosto)
tempero ( a gosto )
Para o purê de maçã:
2 maçãs
1 limão
1 colher (sobremesa) de açúcar
15ml de vinho branco
Sal (a gosto)

Para o repolho roxo:
1 cabeça de repolho grande cortado em fatias finas
½ copo americano de vinho tinto
½ xícara (café) de vinagre tinto
1 colher (sobremesa) de açúcar
1 maçã vermelha ralada
1 colher (sobremesa) de fécula de batata
1 colher (sobremesa) de manteiga
Sal e pimenta-do-reino (a gosto)

Modo de Preparo:


Retire os miúdos do pato e preencha com a maçã e a cebola picada em cubos. Tempere e coloque para assar por, aproximadamente, 2 horas com temperatura aproximadamente de 140°C. Deixe esfriar e desosse, utilizando para este prato o peito, coxa e sobrecoxa. Descasque as maçãs retirando o miolo. Corte em cubos e coloque na panela juntamente com o açúcar, limão, vinho e o sal a gosto. Deixe cozinhar por aproximadamente 15 minutos em fogo baixo e, após o cozimento, bater com um fuê (batedor). Em uma panela, coloque o repolho fatiado, com todos os ingredientes e deixe cozinhar por aproximadamente 30 minutos. Dissolva a fécula de batata e despeje sobre o repolho, mexendo até engrossar. Sirva com dois pedaços do pato, o repolho roxo e o purê de maçã.

caldo de mocotó com feijão branco
















Ingredientes:
2kg de mocotó limpo e serrado
5 dentes de alho amassados
100g de bacon cortado em cubos pequenos
100g de paio cortados em cubos pequenos
200g feijão branco pré-cozido
1 cenoura pequena cortada em cubinhos
1 talo de salsão cortado em cubinhos
2 batatas cortadas em cubinhos
4 colheres de sopa de extrato de tomate
100ml de vinagre branco
2 litros e meio de caldo de legumes
cebola a gosto
salsa e cebolinha a gosto
sal e pimenta a gosto
80 ml de azeite
3 folhas de louro

Modo de Preparo:
Em uma panela de pressão, coloque o mocotó, o caldo, o vinagre e 2 folhas de louro e cozinhe por 30 minutos. Retire o mocotó do caldo, passe o caldo em uma peneira e reserve. Corte o mocotó em cubinhos. Em outra panela pré-aquecida com azeite refogue o bacon, o paio, o alho, a cebola e 1 folha de louro por 5 minutos. Acrescente o extrato de tomate e frite por mais 2 minutos. Depois, acrescente o mocotó, os legumes e o feijão branco.
Mexa e acrescente o restante do caldo, sal e pimenta. Cozinhe por mais 20 minutos até engrossar o caldo. Salpique com salsinha e cebolinha e sirva com pimenta e farinha de mandioca.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Saiba que alimentos você pode ingerir para acelerar seu metabolismo

Alimentos termogênicos são aqueles capazes de aumentar o gasto energético do corpo, facilitando a queima de calorias e favorecendo a perda de peso. A seguir, confira lista deste tipo de alimento:

 







Pimenta
“A pimenta vermelha é rica em capsaicina, substância que favorece a quebra de gorduras no tecido adiposo”, diz Luciana. De acordo com a nutricionista, três gramas ao dia, em saladas e pratos quentes aumentam o metabolismo em até 15%.

 





Óleo de coco virgem
Segundo Luciana, “o óleo de coco virgem é rico em ácido láurico e o monolauril, que favorecem a redução do percentual de gordura corporal. Quatro colheres de sopa são suficientes para cumprir sua função”.


 




Canela
De acordo com Luciana, “com alto teor de cálcio, a canela é um mineral importante para o emagrecimento, já que é capaz de aumentar o metabolismo basal. Pode ser salpicada diariamente em temperos de pratos salgados e doces”.


 





Chá verde (Camellia sinensis)
“O chá verde favorece a utilização da gordura corporal e atua como fonte de energia, com função de estímulo metabólico. Para obter efeito termogênico, beba quatro xícaras do chá ao dia”, orienta.


 





Guaraná em pó
“O guaraná em pó contém cafeína, estimulante do sistema nervoso central que favorece a aceleração do metabolismo. Pode ser utilizado em cápsulas, sucos e shakes, sempre até às 17 horas para não alterar o sono. A quantidade deve ser individualizada
 





Gengibre
"O gengibre pode aumentar em até 10% o gasto calórico diário", o consumo em chás, marinadas, sopas, molho de tomate e como tempero para carnes, aves e peixes

 





Ômega 3
“Presente em peixes como salmão, sardinha e atum, o ômega 3 aumenta o metabolismo basal, reduz a retenção de líquidos e facilita a comunicação entre as células do organismo. O ideal é consumir três porções por semana”.

Berinjela emagrece e reduz o colesterol. Confira outros benefícios


Pouco presente na dieta do brasileiro, a berinjela reúne qualidades que não passam despercebidas aosolhos dos pesquisadores. Estudos recentes apontam resultados positivos do vegetal na perda de peso,redução do colesterol e complicações cardíacas, entre outros. A seguir, confira os benefícios da berinjela:

Reduz o colesterol
Em 1997, pesquisa realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) apontou que o suco de berinjela era capaz de reduzir em 30% o colesterol em coelhos. No ano passado, estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) apresentou a farinha de berinjela como melhor opção para o controle do colesterol. A nutricionista Paula Castilho, diretora da Nutrição Integral, diz que “a farinha de berinjela preserva as propriedades do vegetal e é mais indicada do que o suco e o consumo do vegetal in natura. De sabor agradável, semelhante à farinha de mandioca, ela deve ser consumida em iogurtes, sucos, sopas ou compondo receitas. Duas colheres de sopa, duas vezes ao dia, são suficientes”. A berinjela não substitui o tratamento tradicional para o controle do colesterol, com remédios.
Emagrece
A pesquisa realizada pela UFRJ, comparou mulheres obesas que ingeriram 14g de farinha de berinjela por dia com um grupo que não consumia o vegetal. Ambos seguiram cardápio de reeducação alimentar. O estudo concluiu que aquelas que ingeriram a farinha emagreceram 6 quilos em 60 dias, enquanto o outro grupo emagreceu 3 quilos no mesmo período. Como consequência, as mulheres que consumiram a farinha de berinjela também viram reduzir os níveis de colesterol total e triglicerídeos. “Além do alto teor de fibras, que provoca saciedade e diminui a fome, a berinjela é composta por 92% de água. Sua função diurética também é bem-vinda para a perda de peso e bom funcionamento dos rins”.
Reduz dores articulares
Segundo o estudo da UFRJ, a farinha de berinjela é capaz de diminuir os níveis de ácido úrico, que, em excesso, provoca dores articulares. “Apesar das qualidades, a berinjela estimula a formação de radicais livres no organismo, que pode provocar envelhecimento precoce. Para evitar o problema é preciso associar o consumo frutas cítricas, ricas em vitamina C, como limão, laranja e acerola, que combatem os radicais livres”.
Melhora a função intestinal
De acordo, “a berinjela é rica em fibras, que auxiliam no trânsito intestinal. Sua farinha reduz o desconforto causado pela prisão de ventre, mas é preciso beber, no mínimo, 1 litro de água por dia. Hidratadas, as fibras facilitam a evacuação”.
Diminui o risco cardíaco

Paula Castilho explica que o consumo de flavonoides, responsáveis pela cor arroxeada da berinjela, está sendo relacionado com a diminuição de complicações cardíacas. “Pesquisas também mostram que o potássio do vegetal ajuda a controlar a pressão arterial”.

Probióticos: saiba por que eles emagrecem e fazem bem à saúde

















Iogurtes com lactobacilos melhoram a prisão de ventre? E os leites fermentados podem fortalecer nosso sistema imunológico? Chamados de probióticos, as bifidobactérias e os lactobacilos encontrados nestes alimentos são microorganismos presentes naturalmente no intestino, mas que vão se perdendo ao longo da vida.

De acordo com a nutricionista e coach de saúde integrativa
Melissa Setubal, “além de manter o perfeito funcionamento do intestino, os probióticos e as bifidobactérias têm importante papel no fortalecimento do sistema imunológico, evitando gripes, infecções bacterianas, infestações por cândida, entre outras doenças”. Melissa explica que o consumo diário de probióticos também é capaz de emagrecer.

Estresse e excesso de açúcar e gorduras destroem flora bacteriana
Ela explica que a grande maioria da população terá a flora bacteriana afetada, em algum momento da vida. “Antibióticos, baixo consumo de fibras, estresse, excesso de açúcar, gordura e alimentos refinados destorem a nossa flora bacteriana”, explica Melissa. E é aí que os probióticos podem repovoar o intestino com bactérias boas.

No livro “Ultrametabolismo” (Sextante, 368 páginas, R$ 37,90), o médico
Mark Hyman defende a tese de que açúcares e gorduras em excesso levam a uma inflamação crônica do intestino. A resposta do organismo a essa inflamação é o ganho de peso. Para combatê-lo, ele recomenda a ingestão de probióticos diariamente, além de muita água, fibras, vegetais frescos e uma dieta de eliminação que emagrece de dois a cinco quilos.

Iogurtes industrializados não são a melhor fonte de lactobacilos
Melissa Setubal diz que a falta dos probióticos atrapalha a absorção de nutrientes pelo intestino. “E geralmente, a pessoa continua ingerindo alimentos que destroem a flora intestinal, como pães brancos, carne vermelha em excesso. É um ciclo vicioso”, diz a nutricionista.

A nutricionista explica que iogurtes com lactobacilos e leites fermentados não são a melhor forma de consumir probióticos. “Estes produtos contém conservantes, corantes, açúcar e adoçantes artificiais que podem matar as bactérias antes que elas possam repovoar o intestino. Além disso, para trazer benefícios é preciso que o produto contenha doses altas de probióticos, em torno de 10 bilhões de microorganismos ou 10 UFC (unidades formadoras de colônia). Essa informação costuma estar presente no rótulo dos produtos”, diz Melissa. Ela explica que os iogurtes artesanais, comercializados em lojas de produtos naturais, mantêm as propriedades benéficas dos probióticos.

Probióticos devem fazer parte da alimentação diária

“Chucrute, missô, molho shoyo e kefir, espécie de leite fermentado natural, são as melhores fontes naturais de probióticos. Estes produtos devem ser artesanais, vendidos em casas de produtos naturais, mas também é possível prepará-los em casa. As cápsulas de probióticos são ótimas opções para viagens”, explica Melissa.

Para ela, o mais importante é incorporar a ingestão de probióticos na alimentação diária. “Eles não são remédios. São alimentos funcionais que podem melhorar a qualidade de vida e a saúde das pessoas”, finaliza a nutricionista.

Consumo de fibras reduz risco de câncer de intestino, diz estudo
















Cereais integrais são ricos em fibras que ajudam no trânsito intestinal e evitam a prisão de ventre. Dados recentes já apontam seus benefícios na prevenção do câncer colorretal e de intestino grosso. Pesquisa publicada na revista científica British Medical Journal, indica que o consumo de 90 gramas de fibras insolúveis, todos os dias, reduz em 20% o risco de desenvolver a doença.

Os pesquisadores do Imperial College de Londres analisaram 25 estudos anteriores sobre o tema, envolvendo cerca de 2 milhões de voluntários. Os especialistas descobriram que a cada 10g de fibras insolúveis consumidos - como arroz integral, aveia e cereais integrais - há uma queda de 10% na probabilidade de desenvolver câncer de intestino.

Fibras de frutas e verduras não previnem câncer de intestino

Os médicos já recomendavam o consumo de 20g diários de fibras, graças aos benefícios reconhecidos para a saúde, mas só agora existem dados consistentes sobre a sua ação na prevenção do câncer de intestino. Os pesquisadores explicaram que quantidades pequenas de fibras já podem ter algum efeito benéfico na prevenção da doença, mas também disseram que quanto mais fibras na dieta, melhor.

Os cientistas ainda orientaram que não há provas relevantes de que as fibras solúveis, presentes em frutas e vegetais, tenham a mesma importância na prevenção do câncer de intestino. Estudos anteriores sugerem exatamente o oposto, já que o excesso destes alimentos na dieta poderia desencadear a doença.

Cereais integrais também reduzem risco de doenças cardiovasculares

Os especialistas do Imperial College de Londres também concluíram que o consumo de fibras insolúveis reduz o risco de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e obesidade.

De acordo com os pesquisadores, além de ingerir fibras insolúveis, é preciso tomar outras medidas para afastar o risco de câncer de intestino. Entre as recomendações estão praticar exercícios físicos, evitar o ganho de peso excessivo, não fumar, diminuir o consumo de álcool, a ingestão de carne vermelha e de alimentos industrializados.

Os 10 piores alimentos para o corpo

 





Refrigerante
Se você beber um copo de refrigerante por dia estará ingerindo de 6 a 7 colheres de chá de açúcar. Muitos refrigerantes são repletos de aditivos, o que pode gerar inchaço, dores de cabeça, asma, hiperatividade e falta de concentração. Além disso, o refrigerante, seja a versão normal, zero ou light, não possui nutrientes como vitaminas e minerais de que o corpo precisa para o metabolismo funcionar.








Sal em excesso
Uma das consequências do consumo excessivo do sal é a hipertensão, responsável pelo maior índice de infartos e acidentes vasculares cerebrais. Além disso, o sal retém líquido, deixando a pessoa inchada. O recomendado é ingerir no máximo 6g por dia, contando com o sal já adicionado à comida, como arroz e feijão.

 





Fast food
Os fast food, como pizza, hambúrguer e comida chinesa delivery, têm excesso de calorias, gordura saturada, sódio e proteína. As refeições trazem gordura trans, que contribui para problemas cardíacos, e excesso de açúcar.


 





Açúcar em excesso
Cuidado! O açúcar pode estar escondido em comidas que você nem imagina, como em um molho de frango, uma comida congelada ou um pote de iogurte. Quando você ingere todos os dias esse açúcar, força os seus órgãos a trabalhar mais. Primeiro, para digerir. Segundo, para normalizar a taxa de glicose no organismo. É assim que você acaba ficando diabético. Os sintomas do diabetes são sede excessiva, urina frequente, pele seca ou com coceira e fadiga extrema.

 





Pão branco
O sabor do pão branco pode ser melhor do que o do integral, o pão branco é cheio de produtos químicos que fazem dobrar a quantidade de fermento em seu organismo. Isso pode causar infecções vaginais ou de outros tipos. Além disso, o pão branco causa inchaço, gases intestinais e problemas digestivos. Opte sempre pelo integral.

 





Carne processada
A salsicha é um exemplo. Geralmente, essa carne processada tem até pelo do porco - da orelha, do focinho, da pálpebra ou do tecido conjuntivo. Ou seja, você nem sabe ao certo o que está comendo. Além disso, a carne processada leva água, amido, conservantes, gelatina e aditivos.

 





Salgadinhos
Os salgadinhos e os petiscos de bar são fontes de gordura trans. Este tipo de gordura pode levar ao aumento de peso, entupimento de veias, pressão alta e até diabetes do tipo 2.

 





Chocolate
Chocolates, doces e biscoitos têm alto teor de açúcar refinado e zero de nutrientes e vitaminas para o corpo. E ainda contêm enorme quantidade de calorias vazias. Se você comer uma barra de chocolate todos os dias, pode engordar cerca de 12 kg em um ano. E para queimar as calorias de uma barra de chocolate é preciso pedalar 45 minutos em uma bicicleta.

 





Bebida alcoólica
O limite tolerável para as mulheres é de 14 doses por semana. Já para os homens é de 21. Uma caneca de chope pode conter a mesma quantidade de calorias de uma rosquinha doce. Se você tomar todos os dias um chope, pode engordar 6 kg em um ano.








Cafeína
Café, refrigerante e bebidas energéticas contêm alto nível de cafeína, que é uma droga estimulante. Se você não estiver acostumado a ingerir cafeína em grande quantidade, sua pressão arterial pode subir, deixando você ansioso, inquieto e estressado.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Baião de dois



















Ingredientes:
2 xícaras de feijão de corda cozido (reservar a água)
1 xícara de arroz cozido na água do feijão
½ cebola picada
1 linguiça calabresa em cubos
100g de bacon em cubos
1 paio em cubos
2 dentes de alho picados
300g de carne seca dessalgada, cozida e desfiada
2 colheres de sopa de coentro picado
2 colheres de sopa de manteiga de garrafa
sal e pimenta do reino a gosto
1 xícara de queijo de coalho em cubos

Modo de Preparo:
Cozinhe o feijão com um pedaço de bacon e uma folha de louro, até ficar “al dente”. Escorra a água do feijão e reserve. Cozinhe o arroz como de costume com alho e cebola nessa água reservada, até ficar cozido “al dente”. Em uma frigideira, coloque a cebola para dourar em um pouco de manteiga de garrafa e um fio de óleo. Junte o alho e o bacon deixe refogar uns instantes até derreter a gordura do bacon. Junte a lingüiça e o paio e refogue mais uns instantes. Acrescente a carne seca, o feijão e o arroz. Mexa. Junte a manteiga de garrafa, coloque um pouquinho da água do cozimento e por último o coentro e o queijo de coalho. Acerte o sal e a pimenta e sirva.

Pé de porco assado no forno









Ingredientes:
4 pés de porco inteiros
1 cabeça de alho
1 cebola (branca ou roxa)
1 litro e ½ vinho branco seco
Sal (a gosto)
Pimenta do reino (a gosto)
Sálvia
200g de farinha de rosca
1 colher (sopa) de mostarda de dijon
Manteiga
Endívias para acompanhamento

Para o bouquet garni:
1 alho poró
3 folhas de louro
1 talo de alecrim
Gengibre (a gosto)
Funcho
Salsão
Barbante de algodão para cozinha

Modo de Preparo:
Para escaldar os pés de porco, amarre-os em pedaços de bambu ou madeira para que eles não dobrem e coloque em água fervente por 5 minutos. Lave em água corrente. Jogue fora a água fervida e encha a panela de água limpa novamente.

Prepare o bouquet  garni: corte a ponta do alho-poró e abra para lavar. Dentro da folha do alho-poró, coloque o alecrim, o louro, o funcho e o gengibre. Amarre com o bartante formando um bouquet. Corte as pontinhas da cabeça de alho, mas sem separar os dentes.

Na panela com água limpa, acrescente 1 litro de vinho branco seco, coloque o bouquet, a cabeça de alho, a cebola inteira, o sal e deixe ferver. Depois de ferver, deixar em fogo brando e acrescente os pés de porco. Com os pés de porco na panela, não deixe mais que a água ferva, tem que ficar no limite da ebulição por 4 horas. Após 4 horas, dispense o bouquet, desligue o fogo e deixe resfriar dentro do caldo. Tire da panela e reserve.
Com os pés de porco frios, tire dos bambus e prepare a marinada. Para a marinada, coloque os pés de porco em um recipiente raso. Jogue sal, pimenta do reino, sálvia picada e um pouco de vinho branco seco por cima. Passe um papel filme por cima e deixe na geladeira até o dia seguinte. No dia seguinte, passe os pés de porco na mostarda de dijon (misturadas com um pouco de vinho branco seco) e depois na farinha de rosca. Derreta um pouco de manteiga e jogue por cima dos pés de porco. Coloque no forno alto para assar por 10 a 15 minutos até ficar bem sequinho.

Modo de preparo das endívias:
Para preparar as endívias, coloque manteiga e um pouco de óleo em uma panela. Tire as três primeiras folhas das endívias para limpá-las. Coloque para fritar inteiras, com um pouco de vinho branco seco, sal e pimenta do reino.

Bolinho de bacalhau sem batata












Ingredientes:
1 kg de bacalhau dessalgado
300g de farinha de trigo
3 ovos
Uma cebola grande
Uma cabeça de alho
Uma pimenta dedo de moça
Sal (a gosto)
Pimenta do reino ( a gosto)
Meio limão siciliano
50ml de azeite
Meio maço de salsinha
5g de bicarbonato de sódio
2 litros de óleo de canola (para fritar)
Um buquê pequeno de alecrim
Um buquê pequeno de tomilho


Modo de Preparo:
Coloque o bacalhau para cozinhar em uma panela com água fervente por 5 minutos. Acrescente o alecrim e o tomilho na água para temperar. Para preparar a massa, coloque em um recipiente a farinha, o bicarbonato, o sal e a pimenta do reino. Acrescente a água aos poucos até que fique com uma consistência pastosa. Em seguida, separe as gemas e coloque na massa. Reserve as claras para bater em neve. Bata as claras em neve com uma pitada de sal e acrescente as claras à massa, mexendo devagar, de baixo para cima. Tempere a massa com a salsinha, metade da cebola picada, meia pimenta dedo de moça, metade do alho picado e deixe descansando por uma hora.

Feijoada de frutos do mar
















Ingredientes:
300g de feijão branco
Meia xícara de cebola picada
1 colher (sopa) de alho picado
Meia xícara de tomate picado
Meia xícara de cada pimentão: vermelho, amarelo e verde, picados
1 maço de coentro picado
100ml de azeite
Sal (a gosto)
Pimenta (a gosto)
100g de peixe cortado em cubos
100g de polvo
100g de mexilhão
100g de lula
100g de filé de lagosta
100g de camarão 21/25 (sem casca)
300ml de leite de coco
1 concha de molho de tomate
1 colher (sopa) de shoyu
1 colher (sopa) de mostarda de Dijon
1 colher (sopa) de manteiga de garrafa
1 xícara de leite

Modo de Preparo:
Deixe o feijão de molho em água gelada por 12 horas. Cozinhe o feijão al dente em água fervente com sal, coentro e azeite. Adicione metade da cebola, tomate, pimentões e alho picados. Deixe escorrer o feijão e reserve o caldo. Coloque em outra panela os feijões cozidos, o molho de tomate, o leite de coco, a mostarda, o shoyu, a manteiga e os frutos do mar, com o caldo do feijão deixando cozinhar. Em uma frigideira, cozinhe o restante da cebola, alho, pimentões e tomate e acrescente feijoada. Agora é só acertar o sal e a pimenta e deixar cozinhar mais um pouco para encorpar, tomando o cuidado de não cozinhar demais para que os frutos do mar não fiquem duros.

Bolo de pé-de-moleque













Ingredientes:
Castanhas de caju (para enfeitar)
4 ovos
1kg de massa de mandioca
1 copo e meio de açúcar
250g de manteiga
1 colher (sopa) de cravo moído
1 colher (sopa) de erva-doce moída
1 colher (sopa) de canela em pó
1 colher (sobremesa) bem cheia de café em pó
1 coco

Modo de Preparo:
Bata o coco com um copo e meio de água no liquidificador e, em seguida, coe, obtendo o leite de coco. Em uma tigela, bata os ovos, a manteiga e o açúcar até que fique uma massa homogênea. Em seguida, misture a massa de mandioca e o leite de coco sem parar de bater. Coloque também o cravo, a erva-doce e a canela. Por último, acrescente o café para dar cor à massa. Unte a forma com manteiga e açúcar e despeje a massa, decorando com as castanhas de caju. Coloque no forno a 180º C por 40 minutos.

Moqueca de cação












Ingredientes:
2 kg de cação
30g de alho picado
200g de cebola picada
70g de pimentão cortado em julliene
3 beribéri laminados
60 ml de azeite de dendê
3 pimentas malaguetas amassadas
2 pimentas de cheiro picadas
300ml de leite de coco
Coentro (a gosto)
Cebolinha (a gosto)
Sal (a gosto)

Modo de Preparo:
Tempere o peixe com sal e pimenta malagueta. Em uma panela de barro, coloque um fio de azeite de dendê e as cebolas em camadas intercalando com o peixe e os pimentões. Tampe a panela e acrescente aos poucos o leite de coco. Finalize com o beribéri, o restante do azeite e a pimenta de cheiro.

Espaguete à carbonara













Ingredientes:
300g de pancetta (ou bacon)
1 dente de alho amassado
1 colher (sopa) de azeite
600g de spaghetti
5 ovos
5 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
5 colheres (sopa) de queijo pecorino ralado
Pimenta-do-reino
Sal (a gosto)

Modo de Preparo:
Corte a pancetta em pedacinhos bem pequenos. Em uma frigideira, coloque um pouco de azeite e o alho amassado. Junte a pancetta até ficar dourada e soltar a gordura. Quando o alho estiver dourado pode retirá-lo (serve para dar mais sabor). Em um recipiente, bata os ovos inteiros com os queijos ralados e moa a pimenta-do-reino por cima. Misture até que fique homogêneo. Misture o spaghetti cozido al dente à frigideira da pancetta (ainda no fogo) e depois coloque o ovo batido por cima.

Leandrochef Explica qual é a diferença entre pancetta e bacon:
A pancetta (barriga de suíno enrolada) é artesanal e defumada à baixa temperatura. Enquanto o bacon é um pedaço da própria barriga do suíno cozido e defumado através de um procedimento industrial.

Salada de polvo
















Ingredientes:
1 polvo grande
1 cebola grande inteira
Sal grosso a gosto
Azeite a gosto
2 cenouras
1 pimentão vermelho e 1 amarelo
Alho a gosto
1 pimenta dedo de moça (sem sementes)
2 tomates
Azeitonas verdes e pretas
Páprica picante (uma pitada)
Açafrão em pó
Pimenta do reino a gosto
Sal a gosto
200g de batata
Coentro
Caldo de peixe
½ copo de vinho branco

Modo de Preparo:
Limpe o polvo, tirando seu bico (no meio, no centro) e os olhos. Para tirar a gosma do polvo, passe em água corrente e esfregue com bastante sal grosso. Em seguida, lave em água corrente novamente. Para amolecer o polvo, usa-se um martelo de madeira. Com este, martela-se o polvo para quebrar as fibras. Enxugue-o com um pano limpo.

Separe os tentáculos (08), abra e corte a cabeça também. Coloque azeite na panela e frite um pouco o polvo (não para cozinhar, apenas para deixar com uma cor mais bonita). Tire o polvo da panela. Coloque azeite na panela e fritar a cebola, o alho, a pimenta dedo-de-moça (sem as sementes), a cenoura, azeitona, páprica picante, açafrão, os pimentões, tomate em pedaços e pimenta-do-reino.

Descasque as batatas e cozinhe um pouco, pois estas devem estar bem firmes (al dente). Acrescente o polvo na panela com os legumes, junto com vinho branco e as batatas, deixando cozinhar em fogo médio por no mínimo 45 minutos.

Salada de Polvo












Ingredientes:
1 polvo fresco
200g de tomate cereja
150 ml de azeite
Alho
1 cebola roxa
¼ de maço de hortelãs
¼ de maço de tomilhos
1 limão Taiti
50g de pimenta biquinho
20g de pimenta de cheiro
1 baguete
Sal
Pimenta-do-reino
Sal grosso
Gelo

Modo de Preparo:
Lave o polvo em água corrente e em seguida limpe-o esfregando sal grosso, para tirar a gosma da pele. Coloque cubos de gelo em um recipiente e coloque água para ferver em uma panela até borbulhar. Para que o polvo fique firme e conserve uma cor bonita após o cozimento é preciso alternar entre colocá-lo no gelo e na água fervente por cerca de dois minutos. Faça isso, no mínimo, duas vezes e depois deixe cozinhando por 30 minutos com um pouco de sal. Corte os tomates em quatro partes, pique a cebola, quatro dentes de alho e a hortelã. Misture estes ingredientes em um recipiente, colocando também o polvo ainda quente.
Retire da panela, separe os tentáculos e corte em pedaços pequenos. Em uma frigideira, coloque bastante azeite, um ramo de tomilho e 3 dentes de alho amassados com casca e tudo. Coloque os pedaços de polvo para com fitar neste azeite. Para servir, tempere com sal, pimenta-do-reino, suco de 1 limão, pimenta de cheiro, azeite e a pimenta biquinho. Para acompanhar, corte a baguete em apito, passe um dente de alho e azeite e coloque em uma chapa para assar.

Cataplana de frango com frutos do mar














Ingredientes:
1 frango
500g de vôngole ou marisco
8 camarões médios
200g de lula
2 dentes de alho
Urucum
200ml de vinho branco seco
1 cebola média roxa
100ml de azeite
¼ maço de coentro picado
¼ de maço de salsinha picado
2 tomates sem pele e sem sementes
Sal
Pimenta-do-reino

Modo de Preparo:
Corte o frango em 8 pedaços, tempere com sal, pimenta, urucum e alho esmagado. Aqueça o azeite e adicione o frango, deixando dourar e cozinhar. Adicione a cebola cortada em meias-luas finas e deixe refogar. Junte os tomates cortados em pedaços grandes. Adicione o vinho branco e deixe ferver alguns minutos. Coloque por cima a lula cortada em anéis, os camarões e os vôngoles limpos. Polvilhe com coentro e salsinha. Feche a cataplana e deixe cozinhar em fogo brando por 10 minutos. Agora está pronto para servir!

Torta de limão com merengue












Para a massa:
Ingredientes:
1 pacote de biscoito maisena
100g de manteiga
1 xícara de açúcar
75g de farinha de trigo
1 pitada de sal

Modo de preparo:
Triture bem o biscoito e misture com os outros ingredientes. Unte a forma com manteiga e coloque a massa de biscoito. Aperte bem. Asse até dourar (10 a 15 minutos a 180ºC)

Para o creme de limão:
Ingredientes:
240g de açúcar
200ml de creme de leite
6 ovos
Suco de 3 limões sicilianos

Modo de preparo:
Bata os ovos ligeiramente. Misture os demais ingredientes e misture. Coloque-os na torta pré-assada. Asse a 100ºC por 1h15min. Retire e deixe esfriar colocando na geladeira por cerca de 15 a 20 minutos.

Para o suspiro:
Ingredientes:
4 claras de ovo
175g de glaçúcar (açúcar de confeiteiro)
175g de açúcar

Modo de preparo:
Ponha as claras, o glaçúcar e o açúcar no recipiente da batedeira. Bata com um fuê e esquente ligeiramente no fogo, sem deixar cozinhar. Bata na batedeira até esfriar. O ponto ideal é quando o creme fica firme e cremoso, sem escorrer.

Montagem:
Retire a torta do forno. Ponha-a na geladeira por cerca de 15 minutos. Desenforme a torta e coloque o suspiro por cima. Ponha o glaçúcar puro em cima e leve ao forno quente até ficar bronzeado (cerca de 10 minutos).

Penne com paleta de cordeiro


















Marinada

Ingredientes:

4 copos de vinagre de vinho tinto
1 copo de vinho tinto
4 dentes de alho picado
1 cebola picada
Pimenta amassada
1col de açúcar mascavo
Sal
Tomilho, louro e alecrim

Paleta

Ingredientes:
600g de penne cozido al dente
150g de bacon defumado em cubinhos
8 cogumelos de Paris cortados em 4
8 mini cebolas em petales
2 colheres de sopa de manteiga
1 dente de alho picado
Pimenta verde
Salsa picada
Sal e pimenta

Modo de Preparo:
Coloque o cordeiro e um recipiente de vidro e ponha vinagre de vinho tinto, alho, cenoura, alho poro e cebola picados. Ponha um pouco de azeite, pimenta do reino branca amassada e algumas ervas (louro, alecrim e tomilho). Cubra com papel alumínio e deixe por 12 horas na geladeira.

Retire, tempere com sal e pimenta e leve ao forno baixo por 6 horas (de vez em quando, retire e regue com um pouco de vinho tinto). Em uma frigideira quente, coloque o bacon cortado em tiras e deixe corar. Ponha cebola e cogumelos cortados e deixe suar. Tempere com sal e pimenta do reino e separe.

Seis horas depois, retire o cordeiro do forno e passe para outro recipiente. Coloque o caldo do molho que ficou na travessa em um liquidificador com bastante manteiga e bata até formar um purê. Desfie a paleta e coloque na frigideira com os legumes, mexa e ponha tudo dentro de uma panela.

Na frigideira, ponha manteiga e jogue o penne, que já estava cozido ao dente, na panela. Depois, coloque também a massa na panela. Para terminar, ponha o molho batido, mexa um pouco e finalize com salsa picada e parmesão ralado.

canelone de ricota com tomate, azeitonas e manjericão


















Ingredientes:
CANELONE
6 folhas de massa para lasanha pré-cozida
800g ricota fresca
160 ml creme de leite
2 colheres de sopa de cebolinha francesa picada
azeite
sal

Modo de Preparo:
Coloque as folhas de lasanha em água com sal. Deixe cozinhar por 2 a 3 minutos. Retire e jogue imediatamente em água com gelo, para cortar o cozimento. Seque as folhas com a ajuda de um pano.
Misture bem a ricota, o creme de leite e a cebolinha. Recheie as folhas de lasanha com a mistura e enrole, formando canelones. Coloque-os em uma forma untada com azeite e deixe descansar na geladeira por 2 horas. Leve ao forno pré-aquecido por 8 minutos a 200ºC.

MOLHO:
04 tomates sem pele e sementes cortados em cubos
1 cebola roxa picada
16 azeitonas pretas cortadas em lascas
400ml azeite extra virgem da melhor qualidade
suco de 1 limão
pimenta dedo de moça picada
alcaparras a gosto
manjericão picado a gosto
coentro fresco picado a gosto
coentro em grão a gosto
pimenta branca em grão amassada a gosto
sal a gosto

Misture todos os ingredientes.

FINALIZAÇÃO

Disponha os canelones nos pratos e cubra com o molho. Para servir, salpique parmesão ralado.

Escondidinho de polenta com calabresa

















Ingredientes:
1 litro de água
Sal a gosto
2 xícaras de fubá
500g de linguiça calabresa
Azeite a gosto
1 cebola picada
2 dentes de alho
1 lata de molho de tomate pronto
Óleo a gosto
½ xícara (chá) de coentro
100g de queijo parmesão ralado

Modo de Preparo:
Leve ao fogo o alho e o óleo. Refogue, acrescente a água, o sal, o fubá e mexa até desprender do fundo da panela. Em outra panela, frite a linguiça no azeite e adicione a cebola, o alho, o molho de tomate. Refogue por 15 minutos. Retire do fogo e acrescente a salsa.

Coloque parte da polenta em um refratário, cubra com o molho de calabresa e finalize com a polenta. Polvilhe o queijo parmesão ralado na superfície e leve ao forno médio por cerca de 20 minutos

Escondidinho de inhame com carne de sol














Ingredientes:
1 cebola
2 colheres de sopa de manteiga
300g de inhame
100g de batata
100g de abobrinha
50g de queijo minas meia cura
400g de carne do sol
3 colheres de manteiga de garrafa
2 cebolas
4 folhas de Quitoco
100g de tomatinho
2 colheres de sopa de milho verde
½ banana da terra

Modo de preparo:
Cozinhe a carne em uma caçarola com uma cebola inteira, repondo a água, até a carne ficar macia ao ponto de desfiar. Deixe esfriar e reserve.

Cozinhe o inhame e a batata, escorra e passe no espremedor. Em uma panela, derreta a manteiga e doure a cebola ralada. Acrescente o inhame, a batata e o leite. Bata até ficar macio. Tempere com um pouco de sal e reserve.

Em uma frigideira grande, coloque a manteiga de garrafa com a última cebola, cortada longitudinalmente, e deixe dourar para colocar a carne já desfiada.

Refogue, acrescente o milho, o tomatinho e o Quitoco. Corte a banana da terra em rodelas na manteiga dos dois lados. Reserve.

Montagem:
Coloque em uma travessa redonda uma camada de purê, uma de abobrinha ralada (ralo grosso), uma de queijo minas ralado e a carne.

Escondidinho de camarão















Ingredientes:

500g de requeijão (tipo Catupiry)
200 ml de leite
500g de aipim cozido e processado
500ml de caldo de frango
1kg de camarão sem casca
6 colheres de sopa de azeite
100g de cebola picada
200g de tomate sem semente
25g de alho picado
Pimenta do reino e sal a gosto
30g de farinha de trigo

Modo de Preparo:

Em uma panela, ferva o leite. Acrescente o requeijão e massa até obter uma mistura homogênea. Reserve. No liquidificador, bata o aipim com o caldo de frango. Em uma panela, coloque este creme de aipim e cozinhe até obter uma textura de “cola”.

Limpe os tomates, retire a pele e bata no liquidificador. Bata na faca a cebola e o alho e reserve. Em uma panela, coloque o azeite, a cebola e o alho, refogando até que fique ligeiramente dourados. Acrescente o tomate batido e o camarão e cozinhe rapidamente.

Misture a farinha de trigo com água e coloque na panela com os camarões para engrossar o molho. Ajuste o sal e a pimenta do reino.

Montagem: Disponha seis cerâmicas e, no fundo delas, coloque 100 g de creme de aipim. Divida o recheio de camarão entre as cerâmicas (aproximadamente 200 g). Sobre o recheio, coloque 100g de creme de requeijão.

Finalização: Aqueça no forno até que fique ligeiramente dourado por cima.