Alimentação Saudável e Segurança Alimentar

Sempre escutamos que uma alimentação equilibrada é essencial para nossa saúde, que devemos realizar de 5 a 6 refeições por dia e que um prato saudável é aquele mais colorido possível. Procuramos seguir essas orientações com disciplina e seriedade, mas muitas vezes, não sabemos as razões dessas atitudes. Precisamos mesmo beber 2 litros de água por dia? Mas como escolher alimentos saudáveis e saber a quantidade em que devem ser consumidor diariamente? Enfim, a Nutrição é uma ciência muito nova, com diversas descobertas a cada dia, e por este motivo ainda não teve tempo de espalhar todas essas suas informações para todo mundo.Com isso, para responder alguma dessas perguntas, foi criada por especialistas um modelo chamado de Pirâmide Alimentar. Ela nada mais é do que a representação gráfica do equilíbrio alimentar.
Esse espaço é dedicado ao conhecimento sobre o mundo da Alimentação. Bem-vindo!

Translate / traduçao de paginas

sexta-feira, 30 de março de 2012

Quais são os principais elementos tóxicos presentes nos alimentos?

Existem diversos elementos tóxicos que podem representar perigo ambiental. Atualmente, os metais pesados (MPs) são os poluentes de maior preocupação, devido aos seus efeitos de maior impacto na saúde dos indivíduos. Os MPs considerados como importantes poluentes ambientais são: arsênio (As), berílio (Be), cádmio (Cd), cromo (Cr), cobre (Cu), mercúrio (Hg), Níquel (Ni), chumbo (Pb), antimônio (Sb) e Zinco (Zn).

Alguns desses elementos são necessários em pequena quantidade no organismo, como cobalto, cobre manganês, molibdênio, vanádio, estrôncio e zinco. Porém, níveis excessivos desses elementos podem ser extremamente tóxicos. Os MPs mais perigosos são Cd, Hg e Pb, pois mesmo presentes em concentrações extremamente baixas são altamente tóxicos para os indivíduos.
No organismo humano, os metais pesados depositam-se no tecido ósseo e adiposo, ocupando o lugar dos minerais essenciais. O consumo de alimentos com altos teores de MPs pode induzir a toxicidade crônica por acúmulo no fígado e rins.
Uma vez no ambiente, os MPs tendem a se acumular, provocando elevação constante de seus níveis, o que pode levar a distúrbios nos processos metabólicos. Uma das principais vias de acesso a esses elementos é a ingestão de vegetais contendo elevadas concentrações de metais pesados, devido à contaminação do solo. Essa contaminação pode ocorrer por diversas fontes, incluindo a deposição atmosférica, adições de fertilizantes, aplicação de lodo de esgoto, composto de lixo urbano e lodos industriais.
Portanto, a indústria agrícola e alimentícia deve monitorar cuidadosamente a contaminação dos alimentos pelos metais pesados, bem como observar, além do teor total, outros parâmetros, como a sua disponibilidade para os alimentos, já que eles podem sofrer interferências dependendo do vegetal cultivado.

Extrato de alho melhora sistema imune de indivíduos saudáveis


Pesquisadores norte-americanos publicaram na revista Clinical Nutrition um estudo que demonstra os efeitos da suplementação de extrato de alho na melhora do sistema imunológico e na redução da gravidade dos sintomas de gripes e resfriados.
Foi realizado um estudo randomizado, duplo-cego, controlado por placebo, que recrutou indivíduos saudáveis para determinar o efeito da suplementação do extrato de alho sobre a proliferação de células imunológicas e sintomas de gripes e resfriados. Foram avaliados 120 indivíduos, sendo 55 homens e 65 mulheres, na faixa etária de 21 a 50 anos, com um índice de massa corporal entre 18 e 30 kg/m2. Os participantes foram distribuídos aleatoriamente para receberem 2,5 g/dia, em cápsula, do extrato de alho (grupo tratado, n=60), durante 90 dias, ou placebo (grupo controle, n=60).
Após 45 dias de suplementação, os pesquisadores observaram aumento de proliferação de células T gama delta (linfócitos T gama delta, p=0,039) e ativação de células natural killer (linfócitos NK, p=0,043) em comparação com o placebo. Essas células têm papel fundamental no sistema imunológico e nas respostas inflamatórias. As células T são responsáveis pela imunidade celular, destruindo organismos estranhos ou células infectadas, enquanto que as células NK têm papel importante no sistema imune inato, contra infecções virais e tumores.
No final do estudo, após 90 dias de suplementação, foi observado que, embora não tenha diminuído a incidência de gripes e resfriados, o extrato de alho reduziu a gravidade dos sintomas relatados (21% menor, p<0,001), diminuiu o número de dias com os sintomas (61% menor, p<0,001) e causou uma menor influência na capacidade de realizar atividades cotidianas, como trabalho e estudo (58% menor, p<0,001).
"Nosso estudo demonstrou que a suplementação do extrato de alho reduziu a gravidade dos sintomas de gripe e resfriados, estando associada com as mudanças nas células NK e T gama delta. Novos estudos devem ser realizados com o objetivo de examinar quais os compostos presentes no extrato de alho que estão associados com esses efeitos", concluem os autores.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Macarrão do Luiz Henrique



Ingredientes:
500g de espaguete
100 ml azeite Galo
1 lata de ervilha com milho
2 envelopes de tempero Sazón (tipo salada)
250 ml molho de tomate (já pronto)
300 g de queijo mussarela em fatias
300 g presunto em fatias
300 g charque (cozida e moída)
Sal a gosto  
Modo de Preparo:
Em uma panela, refogue o azeite com tempero sazón. Acrescente o macarrão (pré-cozidos em água e sal por aproximadamente 10 minutos em fogo baixo até ficar al dente), em outra panela refogue o presunto e reserve, em seguida refogue a charque e reserve e por ultimo refogue o molho de tomate, deixe levantar uma pequena fervura, mexendo lentamente.
Em seguida coloque em um refratário de vidro e faça camadas.
Molho de tomate,
Macarrão,
Charque,
Macarrão,
Presunto,
Macarrão
E por ultimo queijo
Leve ao forno por 5 minutos retire e sirva-se.
Adorei muito bom. Obrigado pelo jantar em sua casa; meu grande Amigo Leandro Batista e dedicar o Nome do Prato Ao Meu Filho.
                                                   
                     

sábado, 24 de março de 2012

Rabada com Agrião e Polenta



Ingredientes:
Rabada:
 1 kg de rabo bovino em pedaços
 3 colheres (sopa) de azeite
3 dentes de alho picados
1 pimenta malagueta
½ litro de vinho tinto seco
1 litro de água
½ xícara (chá) de ervas frescas (tomilho, alecrim, salsa, orégano)
 1 lata de tomate pelado
 1 colher (sopa) de sal
1 maço de folhas de agrião  

Cebola piqué:
 1 cebola média descascada
 1 folha de louro
3 cravos  

Polenta:
 250g de farinha de milho
1 litro de água quente
 1 tablete caldo de legumes (ou legumes frescos a gosto)
 1 colher (sopa) de manteiga  

Modo de Preparo:
Para a rabada cozinhe os pedaços de rabo em água até ficarem um pouco macios. Escorra desta água e reserve. Em uma panela doure no azeite a carne reservada, acrescente o alho, a cebola pique e doure tudo. Então coloque o restante dos ingredientes da rabada com exceção do agrião e cozinhe até que a carne fique macia ao ponto de desmanchar. Reserve. Faça a polenta ;  para isso aqueça o caldo em uma panela e coloque, polvilhando com as mãos, a farinha misturando ao mesmo tempo com um foue até que fique cremosa e cozida. Por fim coloque a manteiga, misture e disponha no fundo de cada prato a ser servido. Coloque a rabada bem quente e com as folhas de agrião já misturadas. Sirva imediatamente.

Salada de Maionese Especial


Ingredientes:
 3 colheres (sopa) de mostarda
2 xícaras (chá) de maionese
1 pitada de pimenta do reino moída
2 cenoura cozida em cubinhos
3 batatas cozidas em cubinhos
 1 xícara (chá) de ervilhas
1 colher (sopa) de vinagre branco
Sal a gosto
6 ovos de codorna cozidos para decorar
cebolinha picadinha a gosto 

Modo de Preparo:
Coloque em uma vasilha a mostarda, a maionese, o vinagre, o sal, a pimenta e misture vigorosamente até que os ingredientes fiquem homogêneos. Então coloque o restante dos ingredientes e misture delicadamente.

Nhoque com Molho de Tomates e Alecrim


 Ingredientes:
Molho:
4 dentes de Alho inteiros
600 g de Tomates maduros
Ramos de Alecrim (a gosto)
Sal (a gosto)
Pimenta (a gosto) 

Nhoque:
1 maço de Salsinha picado
600 g de Batata
100 g de Manteiga
1 Ovo
Farinha de Trigo (para dar ponto)
Sal (a gosto)
Pimenta (a gosto) 

Modo de Preparo:
Molho:
Numa panela, fritar o alho, acrescentar os tomates cortados em 4 pedaços, ramos de alecrim, sal e pimenta a gosto.

Nhoque:
Amassar as batatas com a manteiga, acrescentar a salsinha, o ovo, sal e pimenta do reino a gosto. Acrescentar farinha de trigo para dar o ponto. Descansar na geladeira por 30 minutos. Enrolar e cortar. Cozinhar em água com sal.

Montagem:
 Numa frigideira colocar o molho, o nhoque e queijo parmesão ralado.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Bolo de Chocolate


Ingredientes:
Bolo:
6 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 e ½ xícara (chá) de Cacau em pó ou chocolate em pó
4 xícaras (chá) de Açúcar
2 colher de (sopa) de Fermento
2 colher de (chá) de Bicarbonato de sódio
4 Ovos
2 xícara (chá) de Óleo

4 xícaras (chá) de Água fervente  

Ganache / Cobertura:  
250 g de Chocolate em barra picado
150 g de Creme de Leite fresco 

Modo de Preparo:

Bolo:
 Em um refratário adicione a farinha de trigo, o cacau em pó, o açúcar, o fermento e o bicarbonato. Misture bem, acrescente os ovos, o óleo e mexa novamente. Acrescente água fervente e misture até formar uma massa homogênea. Coloque esta massa em uma assadeira untada e leve ao forno pré- aquecido a 180º C, por aproximadamente 30 minutos.

Ganache:
Quebre o chocolate em pedaços pequenos e reserve em um recipiente. Ferva o creme de leite fresco e coloque no recipiente com o chocolate, tampe e deixe por aproximadamente 5 minutos. Misture o creme de leite com o chocolate e coloque sobre o bolo. Sirva em seguida.

Costelinha de Porco com Purê de Batatas

Ingredientes:

Costelinha e Purê:
500 g de Costelinha de Porco
300 g de batata
50 g de Manteiga
2 Cebolas médias
2 dentes de Alho
1 talo de Salsão
1 Cenoura
Sal e Pimenta do reino (a gosto)
Azeite de Oliva (a gosto) 

Molho:
¼ de xícara (chá) de Óleo
2 dentes de Alho
1 xícara (chá) de Catchup
1 xícara (chá) de Água
½ colher (chá) de Sal
½ colher (chá) de Pimenta do reino
½ xícara (chá) de suco de Limão
½ colher (chá) de Vinagre
3 colheres (sopa) de Açúcar
3 colheres (sopa) de Molho Inglês
2 colheres (sopa) de Mostarda 

Modo de Preparo:
Costelinha e Purê:
Tempere a costela de porco com sal e pimenta. Leve ao fogo em panela de pressão junto com o salsão, 1 cebola e a cenoura. Cubra com água e deixe cozinhar por aproximadamente 40 minutos.
 Cozinhe as batatas, descasque e amasse para virarem um purê. Acrescente a manteiga e acerte o sal.

Molho:
 Refogue a cebola e o alho por 3 minutos. Em seguida, acrescentes todos os outros ingredientes e deixe cozinhar por aproximadamente 30 minutos ou até o molho engrossar, mexendo de vez em quando para não grudar.  

Montagem:
Em um prato raso disponha o purê de batata, posicione a costelinha de porco, regue com o molho barbecue . 

Costelinha de Porco com Maça e Barbecue


Ingredientes:
Costelinha:
500 g de Costelinha suína
500 ml de suco de Laranja (de preferência espremido na hora)
Molho barbecue já pronto
Sal e Pimenta do reino (a gosto) 

Maçã:
4 Maçãs médias
1 colher (sopa) de Açúcar
1 pedaço de pau de Canela
1 pedaço de Casca de limão
1 colher (chá) de Manteiga
100 ml de Água 

Modo de Preparo:
Costelinhas:
Coloque a costelinha numa assadeira não muito mais larga que ela, distribua o sal pela carne, salpique um pouco de pimenta do reino e cubra-a com o suco de laranja. Tampe com papel laminado e leve ao forno baixo pré-aquecido por 180°C.
De três a quatro horas depois, voltemos ao forno. Quando o suco de laranja estiver reduzido ao fundo da assadeira e transformado num molho espesso, retire o papel laminado, espalhe o molho barbecue por cima da costelinha e volte à assadeira descoberta para o forno por aproximadamente 15 minutos.

Maças:
Enquanto isso descasque as maçãs, corte-as em aproximadamente oito pedaços cada e leve-as ao fogo baixo numa panela pequena com a água, a canela, a casco do limão e o açúcar por 7 minutos. Quando a água reduzir se transformando numa calda, desligue o fogo e misture a manteiga.

Pronto, é só aquecer as maçãs e levar tudo pra mesa, acompanhada de uma salada de folhas verdes.

Rendimento: 2 porções


Feijão Branco com Lombo de Porco


Ingredientes:
250 g de Feijão branco já cozido
200 g de Bacon
2 Cebolas
2 Cenouras
4 Lingüiças toscanas
550 g de Lombo de porco sem osso
2 colheres (sopa) de Alho picado
1 copo de Molho de tomate fresco ou  1 lata
20 g de Farinha de rosca
500 ml de Caldo de carne
Ervas para decorar (Salsinha e Alecrim)
Sal e Pimenta (a gosto) 

Modo de Preparo:
Cozinhar as linguiças inteiras com água e sal. Na mesma água, cozinhar as cenouras cortadas em pedaços. Reservar quando cozidas. Picar as cebolas e o alho, reservar. Cortar a carne em cubos.
Cortar o bacon em cubos. Cortar a linguiça cozida em dois pedaços. Numa panela saltear os cubos de lombo junto aos cubos de bacon. Quando todos os ingredientes começarem a ficar fritos, adicionar a linguiça. Temperar com sal e pimenta. Na mesma panela cozinhar as cebolas picadas, por aproximadamente 2 minutos. Adicionar o alho. Juntar a farinha e deixar cozinhar por 2 minutos.
Adicionar o molho de tomate, o caldo de carne e deixar cozinhar tudo durante 10 minutos, em fogo baixo. No final adicionar as cenouras cozidas e o feijão branco. Cozinhar por 3 minutos. Se necessário adicionar sal e pimenta. 

Montagem:
Montar em prato fundo. Salpicar salsinha picada e reservar um ramo para decorar; ou Colocar em um refratário, polvilhar farinha de rosca e levar ao forno pré-aquecido para gratinar (tostar).  

Pato com Farofa de Figos


Ingredientes:
Pato:
1 peito de Pato (200 g) temperado com sal e pimenta. Riscar a pele com ponta da faca para efeito de decoração.

Farofa:
50 g de Figos em calda
30 g de Amendoim torrado
30 g de Azeitonas pretas sem caroço
30 g de Azeitonas verdes sem caroço
50 g de Farinha de Mandioca
50 g de Farinha de Rosca
30 g de Cebolinha cristal em conserva  

Molho:
50 ml da Calda do Figo
30 ml de Aceto Balsâmico 

Modo de Preparo:
Pato:
Grelhar o peito de pato com a parte da gordura (pele) para baixo, em fogo alto. Quando a pele estiver dourada, virar e tostar o outro lado. Levar ao forno (5 minutos) a 200º C.

Farofa:
Picar todos os ingredientes, levar à frigideira com um fio de azeite. Assim que estiver al dente, adicionar as farinhas. Mexer até ficar homogêneo, acrescentar sal e pimenta a gosto. 

Molho:
Na panela, misturar o aceto com a calda de figo. Levar ao fogo por 3 ou 4 minutos, até reduzir. 

terça-feira, 20 de março de 2012

Carne com Legumes à Chinesa

Ingredientes :
Marinada:
1 colher (sopa) de Sakê
1 colher (sopa) de Molho de Soja
1 e 1/2 colheres (chá) de Amido de Milho
1 e 1/2 colheres (chá) de Óleo
1 pitada de Aji Sal
1 pedacinho de Gengibre ralado  
Carne com Legumes:
500 g de Filé Mignon limpo, cortado em tiras bem fina
2/3 de xícara (chá) de caldo de Carne ou Frango
Aji Sal Pimenta (a gosto)
1 colher (sopa) de Sakê
1 colher (chá) de Amido de Milho dissolvido em 1 colher (sopa) de água fria
1 colher (chá) de Óleo de Gergelim tostado
2 xícaras (chá) de Óleo (para fritar a carne)
1 colher (sopa) de Molho de Ostra (Oyster Sauce)
1 Cenoura cortada em rodelas finas
1 xícara (chá) de flores de Brócolis cortadas em 4
1/2 xícara (chá) de Cogumelos Shitake cortados em tiras
100 g de Brotos de Bambu fatiados
1 Pimentão vermelho cortado em quadradinhos 

Modo de Preparo :
Misture os ingredientes da marinada, junte as tiras de carne e deixe marinar durante 1 hora.
Misture o sakê, o caldo, o Aji Sal Pimenta, o amido de milho, o óleo de gergelim tostado e reserve.
Em fogo muito alto, aqueça o óleo em uma panela, até quase soltar fumaça e nela frite a carne durante 2 minutos. Retire e reserve. Escorra quase todo o óleo, deixando apenas 4 colheres (sopa) na panela. Sempre em fogo alto, junte os legumes e frite-os durante 10 minutos, tempere com Ajisal com pimenta à gosto. Leve a carne de volta à panela e misture com os legumes, adicione a mistura sakê / óleo de gergelim, tempere com o molho de ostra. Misture bem e sirva em seguida. 

Maminha com Provolone


Ingredientes :
1 peça de Maminha (aproximadamente 1 kg)
1 e 1/2 colher (chá) de SABOR AMI Toque especial de Cebola Frita ( Ajinomoto)
100 g de Queijo Provolone cortado em cubos médios
50 g de Champignons cortados ao meio
2 colheres (sopa) de Óleo 
Modo de Preparo :
Polvilhe a maminha com o SABOR AMI, espalhando-os por toda a superfície. Faça furos na carne e preencha cada um deles com um cubo de provolone e um pedaço de champignon.
Em uma assadeira pequena, coloque o óleo e leve ao fogo alto para aquecer. Junte a carne e sele sua superfície, fritando-a por 3 minutos de cada lado, ou até dourar.
Cubra a assadeira com papel-alumínio e leve ao forno médio (180º C), pré-aquecido, por 50 minutos. Retire o papel e deixe por mais 10 minutos. Desligue o forno, cubra a carne novamente e deixe-a descansar por 10 minutos antes de fatiá-la. Sirva em seguida.
Dica:
Prepare um molho para acompanhar a carne: depois de assada, retire-a da assadeira e reserve aquecida. Leve a assadeira ao fogo baixo, junte 1 xícara (chá) de água previamente misturada com 3 colheres (chá) de farinha de trigo e mexa, incorporando os resíduos do fundo da assadeira. Cozinhe por 3 minutos, ou até encorpar. Passe por uma peneira e sirva regando as fatias de carne.

segunda-feira, 12 de março de 2012

DEIXANDO O CORPO MAIS ATIVO

Dizem que a prática de atividade física deve ser feita diariamente, com roupas apropriadas, com ritmo e respiração controlados e orientada por um profissional. E é verdade! Exercícios físicos, para serem eficientes e causarem benefícios a nossa saúde, precisam ser realizados em um momento especialmente dedicado a eles.
         Porém, além (sim, além!) dos exercícios regulares, podemos tomar algumas atitudes simples que nos deixarão menos preguiçosos com o tempo e ajudam nosso corpo a ficar mais ativo, aumentando nosso metabolismo. No começo você sentirá dificuldade, terá vontade de desistir da idéia, mas persista um pouco e confira os resultados!
1.     Utilize as escadas. Esqueça elevadores e escadas rolantes, em pouco tempo você subirá e descerá com facilidade vários andares. Caso tenha problemas nos joelhos, converse sobre essa atitude com seu médico ou especialista.
2.     Vá caminhando. Faça o seu trajeto (ou parte dele) até o trabalho à pé. Além de economizar com gasolina e contribuir com o meio ambiente e o trânsito urbano, você ativa um pouco os músculos do seu corpo. Lembre-se de usar um calçado confortável e tomar cuidado com buracos e desníveis das calçadas.
3.     Saia para dançar. Não importa o tipo de música, contanto que você mexa bastante o seu corpo e se divirta. Evite consumir bebidas alcoólicas nesse momento, por mais que elas ajudem você a se desinibir, o álcool é altamente calórico e desidrata, ou seja, não vale tanto a pena.
4.     No trabalho, substitua algumas ligações internas por idas até a mesa do seu colega, ou entregue alguns documentos pessoalmente. É importante movimentar-se um pouco para ativar a circulação das pernas, principalmente, que ficam apoiadas sobre a cadeira por muito tempo.
5.     Programas menos sedentários. Experimente trocar programas como assistir filmes, passear de carro ou conversar no telefone por andar de bicicleta no parque, passear com o cachorro na rua, praticar esportes ou brincar na piscina.

São atitudes simples que parecem não caber na correria do dia-a-dia, mas muitas vezes podem até facilitar nossa vida, já reparou que, em um local abarrotado de gente, demoramos mais para conseguir pegar o elevador do que simplesmente subir as escadas? Além disso, seu modo de pensar começará a mudar: "se eu consigo subir 2 lances de escadas, posso caminhar 3 quarteirões até o trabalho", pouco a pouco, seu corpo ficará mais ativo e, assim, queimará calorias com mais facilidade. Experimente!