Alimentação Saudável e Segurança Alimentar

Sempre escutamos que uma alimentação equilibrada é essencial para nossa saúde, que devemos realizar de 5 a 6 refeições por dia e que um prato saudável é aquele mais colorido possível. Procuramos seguir essas orientações com disciplina e seriedade, mas muitas vezes, não sabemos as razões dessas atitudes. Precisamos mesmo beber 2 litros de água por dia? Mas como escolher alimentos saudáveis e saber a quantidade em que devem ser consumidor diariamente? Enfim, a Nutrição é uma ciência muito nova, com diversas descobertas a cada dia, e por este motivo ainda não teve tempo de espalhar todas essas suas informações para todo mundo.Com isso, para responder alguma dessas perguntas, foi criada por especialistas um modelo chamado de Pirâmide Alimentar. Ela nada mais é do que a representação gráfica do equilíbrio alimentar.
Esse espaço é dedicado ao conhecimento sobre o mundo da Alimentação. Bem-vindo!

Translate / traduçao de paginas

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Sobrecoxa de Frango marinada no Vinho


Ingredientes:
5 Sobrecoxas
2 folha de Louro
Cebolinha picada (a gosto)
Manjericão (a gosto)
60 g de Mostarda
100 ml de Vinho branco
60 g de Mel
2 Limão Siciliano
Mix de folhas ( Alface crespa, Roxa) a gosto
6 Tomates Cereja cortados em 4
2 colher (chá) de Receita de Casa com Pimenta 

Modo de Preparo:
Marinar as sobrecoxas. Num refratário adicione todos os ingredientes e o suco de ½ limão, (reservar a outra metade), esfregar bem a receita de casa com pimenta na parte de cima e de baixo da sobrecoxa, fechar e armazenar na geladeira. Ideal que seja marinado com 1 dia de antecedência. Em uma frigideira bem quente, disponha as  sobrecoxas com a pele virada para baixo, deixe dourar bem até que fique quase crocante, vire e sele do outro lado. Para finalizar o cozimento, leve ao forno pré-aquecido por 5 a 7 minutos a 190°C. Faça uma salada para acompanhar: Junte o mix de folhas e o tomate cereja, monte o seu prato temperando a salada com sal, limão e azeite. Servir com a sobrecoxa.

domingo, 29 de abril de 2012

Alimentação e exercícios


Alimentação e exercícios formam uma dupla imbatível. As calorias extras que você consome são gastas durante os exercícios e, por outro lado, a energia e os nutrientes que utiliza nas atividades físicas são repostos com a alimentação. Ou seja, um compensa o outro, encontrando o balanço energético ideal para uma vida saudável.
Quem pratica exercícios regularmente, deve tomar alguns cuidados com a alimentação, uma vez que os horários e tipos de alimentos interferem diretamente no seu desempenho.
- Para iniciar uma atividade, você precisa de energia. Além disso, o consumo de carboidratos, como frutas, cereais e biscoitos, um tempo antes do exercício, ajuda seu corpo a queimar gordura. Por isso, uma boa ideia é fazer um lanchinho uma hora antes de começar.
- Se o seu objetivo for ganhar massa muscular, o consumo de carboidratos antes e de carboidratos mais proteínas depois do exercício contribui para que seu corpo não use as proteínas dos músculos como fonte de energia. Mas lembre-se de que consumir proteínas em excesso também é desnecessário, pois ela pode ser convertida em gordura e colaborar para o aumento de peso.
- Se a ideia é perder gordura, o ideal é fracionar a alimentação, comendo porções menores várias vezes ao dia, o que ajuda no controle da fome e acelera o metabolismo. Restringir demais as calorias também tem o efeito contrário, pois pode provocar perda de massa muscular, não de gordura. E ficar em jejum ou muito tempo sem comer, confunde o metabolismo e faz com que ele evite gastar sua reserva de energia, ou seja, a gordura.
O suor durante o exercício não significa que você está perdendo gordura, mas sim água. Por isso, hidrate-se. Isso ajuda a manter o pique e a não comprometer o seu rendimento. Outro mito que deve ser quebrado é o de que para manter o peso é preciso fechar a boca e malhar. Praticar qualquer atividade física sem energia pode trazer grandes prejuízos para a sua saúde e até dificultar a perda de peso.

Saia do sedentarismo caminhando!


Fácil, sem custo ou contraindicação, caminhar reduz os riscos de doenças e deixa o astral lá em cima!
A caminhada é a atividade física perfeita.  Não importa a idade ou o condicionamento físico, todo mundo pode caminhar!  Basta um tênis e um pouco de disposição. E quando realizada com frequência - no mínimo três vezes por semana, durante 30 minutos -, torna- se eficaz para prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida. Nas ruas da cidade, nos parques, na esteira ou na areia da praia, você pode usufruir todos os benefícios dessa modalidade.
Caminhar é bom por que:
1- É a mais segura de todas as atividades aeróbicas, do ponto de vista cardiovascular e ortopédico. Mesmo quando praticado em ritmo acelerado, o exercício não sobrecarrega o coração. Além disso, diferentemente da corrida, o risco de lesões nas articulações, em especial nas dos joelhos e tornozelos, é bem menor.
2- É benéfico à saúde: combate o colesterol ruim (LDL), estimula a circulação sanguínea, aumenta a capacidade cardiorrespiratória e a densidade óssea, favorece o controle de doenças como diabetes e hipertensão e ameniza desequilíbrios posturais e articulares.
3- Faz bem para a mente: problemas como insônia e depressão melhoram com o andar constante, que ainda relaxa e proporciona bem-estar emocional, levando o mau humor e o estresse para bem longe.
4- Afina a silhueta. Meia hora em ritmo moderado pode gastar até 200 calorias!

Algumas dicas para aproveitar bem o exercício:
- Em dias ensolarados, caminhe no período da manhã até as 10 horas, ou à tarde após as 17 horas.
- Use um tênis apropriado para caminhada, pois este absorve mais o impacto com o solo.
- Faça alongamento antes e depois das caminhadas.
- Hidrate o corpo bebendo água antes, durante e depois do exercício.
- Exercício é prazer. Se possível, caminhe em um local seguro, pouco poluído, bem ventilado e com áreas verdes.
- Escolha terrenos firmes e de areia batida, pois as pistas irregulares podem prejudicar sua pisada e provocar torções e lesões.
- Atenção à postura: mantenha o tronco reto, queixo paralelo ao solo e abdômen contraído. Flexione os braços a 45 graus e caminhe movimentando os cotovelos para frente e para trás, alternando o braço direito com a perna esquerda e vice-versa. Ao pisar, apoie primeiro o calcanhar no chão e depois toda a planta do pé.

Alimentação saudável na gestação


O que você come faz toda a diferença para a sua saúde e o desenvolvimento do seu bebê.
Confira os alimentos que devem fazer parte do seu cardápio
Foi-se o tempo em que as grávidas deviam comer em dobro! Para garantir o desenvolvimento do bebê e a saúde da futura mamãe, é importante manter uma alimentação balanceada, adaptada às necessidades nutricionais dessa nova fase. Confira aqui os nutrientes essenciais e em quais alimentos eles podem ser encontrados:

- Ácido fólico:
Importante vitamina associada à formação do tubo neural do feto, que posteriormente dará origem ao cérebro e medula espinhal. É encontrada no fígado de boi e de frango, feijão, lentilha, espinafre, brócolis, gérmen de trigo, repolho, banana, frutas cítricas e ovos.  O ideal é consumir 400 microgramas por dia, através da alimentação. Mas se houver necessidade, o médico poderá recomendar uma suplementação da vitamina.

- Cálcio:
Essencial para a formação do esqueleto do feto principalmente no último trimestre. Recomenda-se a ingestão de quatro a cinco porções de laticínios ao dia, como leite – de preferência o desnatado –, queijo branco, iogurte, ricota, feijão, vegetais e sardinha.

- Vitamina A:
Auxilia no desenvolvimento da placenta e no crescimento e desenvolvimento normais do bebê. Encontrada nas frutas alaranjadas, como mamão, manga e damasco, em vegetais verde-escuros, como a rúcula, couve, agrião e espinafre, e também no pimentão, na cenoura, na abóbora e no fígado de boi.  

- Ferro:
É o componente essencial da hemoglobina, pois é responsável por carregar o oxigênio dentro das células. Esse mineral é encontrado na carne vermelha, no fígado de boi, aves, feijão, lentilha, ervilha, soja, brócolis, espinafre e nas frutas secas, como o damasco. No entanto, esses alimentos precisam ser consumidos associados a algum alimento fonte de vitamina C, para facilitar a absorção e aproveitamento do ferro.  Ingerir duas porções de carne vermelha magra, frango ou peixe por dia também ajuda a manter a gestante livre da anemia.

- Vitamina C:
Além de proteger a mamãe contra gripes e resfriados, favorece a absorção do ferro pelo organismo. São boas fontes dessa vitamina as frutas laranja, goiaba, acerola, morango, caju, manga e mamão, e vegetais como couve-flor. Uma boa dica é tomar suco de frutas cítricas ou comer a própria fruta durante as refeições principais. Outra boa ideia é substituir o vinagre pelo suco de limão no tempero de saladas.

Dicas úteis:
- Para diminuir a sensação de fome e o enjoo típicos do primeiro trimestre de gestação, procure fazer seis refeições ao dia, divididas em pequenas quantidades.
- Evite as carnes cruas ou malcozidas, para não correr o risco de contrair toxoplasmose. Sushi, sashimi, ceviche e outras preparações que levam peixe cru também devem ser evitados nessa fase.
- Tenha hábitos saudáveis! Pratique atividades físicas por pelo menos 30 minutos todos os dias, sempre com orientação médica.
- O fumo e a bebida alcoólica podem prejudicar o desenvolvimento do bebê e, por isso, não são aconselháveis.
- Para evitar a formação de gases, mastigue os alimentos bem devagar e reduza o consumo de repolho e couve-flor. 
- Consuma três porções de verduras, legumes e frutas todos os dias. Estes alimentos oferecerem boa quantidade de fibras e são importantes fontes de vitaminas e minerais.
 - Não se esqueça dos líquidos.  Beba, no mínimo, dois litros de água por dia. Além de hidratar, a água contribui para o bom funcionamento do intestino.

Como montar o seu prato


As necessidades de cada nutriente variam de pessoa para pessoa, de acordo com o sexo, idade, altura, peso e atividade física. Mas as bases da alimentação saudável são as mesmas para todo mundo. Ou seja, uma alimentação equilibrada sempre funciona para quem quer qualidade de vida. Para isso, a combinação dos alimentos é muito importante.
Os carboidratos representam a base da alimentação. Portanto, devem estar presentes nas três principais refeições. No café da manhã, boas opções de carboidratos são: pães, torradas, biscoitos integrais e cereais matinais à base de milho e trigo. No almoço e no jantar, as opções saudáveis que fornecem este nutriente são: arroz, massa, batata, mandioca ou mesmo um pão integral, para um sanduíche prático.                  
 Por exemplo:
As proteínas também devem fazer parte das refeições. Elas aparecem no leite, nos iogurtes, queijos, carnes, peixes, aves, ovos e frios, além dos feijões, ervilhas e lentilhas.
E os vegetais, fundamentais para equilibrar o seu prato, fornecem vitaminas, minerais e fibras. Eles aparecem nas frutas, verduras e legumes.
A dúvida que fica é: como balancear a sua refeição?
A melhor maneira é incluir, em cada refeição, um alimento de cada grupo: carboidratos, proteínas e vegetais.
Uma dica para o café da manhã pode ser, por exemplo: uma xícara de café, pão integral (carboidrato) com Peito de Peru Sadia Light (proteína) e uma fruta (vegetal).
Outro exemplo, com os mesmos nutrientes é: um copo de iogurte (proteína) com cereais matinais (carboidrato) e suco de frutas naturais (vegetal). No almoço e no jantar, a idéia é a mesma. Inclua um alimento de cada grupo na refeição, seja ela um prato delicioso de comida caseira ou um lanche rápido.

Conheça a faixa de peso saudável para você


O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma fórmula que indica se você está dentro de sua faixa de peso ideal ou não.   

IMC = peso / (altura)2
Por exemplo: se uma pessoa pesa 70Kg e mede 1.60m, seu IMC será: 
IMC = 70 Kg/ (1,60)² = 70/ 2,56 = 27,3. 

Depois de fazer o cálculo, é só comparar o valor com a tabela de classificação da OMS.
Valores    Classificação

<18.50: Baixo Peso
18.50 – 24.99: Peso Normal
25.00 – 29.99: Pré-Obesidade
30.00 – 34.99: Obesidade Grau I
35.00 – 39.99: Obesidade Grau II
≥40.00: Obesidade Grau III
Fonte: Organização Mundial da Saúde, 2004. 

No cálculo acima, por exemplo, a pessoa estaria na faixa de Pré-Obesidade.
Essa fórmula deve ser usada para adultos e não deve ser o único fator na classificação da magreza ou obesidade.  A quantidade de gordura corporal também deve ser levada em conta para saber se o peso é de gordura ou de músculos. O que quer dizer que o IMC é apenas um indicador inicial. Para confirmar se o seu peso é ou não saudável, é importante consultar um médico ou nutricionista.

Fique de bem com a balança


 Comece bem o dia tomando um bom café da manhã. Esta é uma das refeições mais importantes, pois é ela que te dá energia e ajuda a garantir um rendimento melhor nos estudos e no trabalho.
Organize, no mínimo, cinco refeições diárias, sendo três principais e as outras duas intermediárias com pequenos lanchinhos. Assim, você não fica com muita fome em nenhum momento e não exagera na quantidade nas refeições principais.
Coma com calma e mastigue bem. A mastigação faz toda a diferença para uma boa digestão. Além disso, refeições tranquilas e sem pressa dão tempo ao cérebro para perceber a sensação de satisfação e controlar mais facilmente a ansiedade.
Em relação à digestão, o funcionamento adequado do intestino também ajuda na saúde e bem-estar. Para isso, o consumo de alimentos ricos em fibras colabora muito. Alguns exemplos são os cereais e produtos integrais, como pães, biscoitos, arroz e massas integrais. As frutas, verduras e legumes também são fontes de fibras, principalmente se forem consumidos crus e com casca.
O consumo de fibras requer outro detalhe: caprichar no consumo de líquidos. Por isso, não se esqueça de tomar água, sucos e chás. E, para finalizar: mantenha-se ativo. Pratique atividades físicas regularmente para balancear o gasto com o consumo calórico. Os exercícios, assim como uma alimentação balanceada, são fundamentais para a manutenção da sua saúde.

Como manter um peso saudável


 Não é só na frente do espelho que você fica bem quando mantém um peso saudável. A sua saúde também agradece. Entre outros benefícios, você reduz o risco de doenças cardiovasculares, diabetes e colesterol alto, além de ter muito mais disposição para suas atividades diárias.
O primeiro passo para atingir o peso ideal é mudar alguns hábitos alimentares, lembrando que é importante fazer isso de forma gradual, assim fica mais fácil mantê-lo depois. Com paciência e persistência, você chega lá. Veja aqui algumas dicas que vão fazer a diferença na sua qualidade de vida e na manutenção de um peso saudável:
- Inclua mais frutas no seu dia a dia, na sobremesa ou entre uma refeição e outra, para matar a fome. Sempre que possível não tire a casca nem o bagaço, que são ricos em fibras e colaboram para a sensação de saciedade.
- Pratique seu exercício físico preferido nas horas vagas e mantenha-se sempre ativo.
- Hidrate-se. Não espere sentir sede para beber água. Quando ela aparece, é sinal de que seu corpo já está levemente desidratado.
- Invista nas cores. Quanto mais colorido ficar seu prato, maior a variedade de nutrientes diferentes nele, o que é ótimo para a sua saúde.
- Faça um lanchinho (frutas, iogurtes, biscoitos, pães) entre as refeições, para controlar a fome e não exagerar no almoço ou no jantar. Além disso, comer várias vezes por dia acelera seu metabolismo e ajuda a manter o peso.
- Todos os tipos de alimentos têm nutrientes importantes para uma alimentação saudável. Por isso, ao invés de proibir alimentos, equilibre suas refeições balanceando a frequência e a quantidade de cada um deles na sua rotina.
- Manter sempre uma atitude positiva aumenta sua disposição para se exercitar e fazer as mudanças que quer para a sua vida.

Dicas práticas para alimentar-se bem sempre


 Escolher com atenção que tipos de alimentos vão fazer parte da sua refeição, além de formas mais saudáveis de prepará-los, é um bom começo para ter uma alimentação equilibrada no seu dia a dia.
Veja alguns exemplos:
- Consuma algum alimento fonte de vitamina C quando consumir alimentos ricos em ferro. A vitamina C facilita a absorção do ferro e, desta maneira, ajuda a prevenir a anemia. Traduzindo: quando consumir carnes, aves, peixes, feijões e verduras verdes-escura (ricos em ferro), procure, na mesma refeição, tomar um suco de acerola ou maracujá, ou temperar sua salada com limão ou comer fatias de abacaxi na sobremesa.
- Cozinhe seus legumes em pouca água ou no vapor para preservar seus nutrientes. Quanto mais água for utilizada, maior pode ser a perda de vitaminas. Aproveite a água usada no cozimento dos legumes para enriquecer outros pratos, como molhos, sopas, risotos e tortas.
- Prefira os sucos não coados e as frutas com casca. Assim, o consumo de fibras será maior e você terá a sensação de saciedade por mais tempo.
- Procure preparar carnes grelhadas, assadas ou cozidas, evitando as frituras. Antes de prepará-las, retire as gorduras aparentes. Suas refeições vão ficar muito mais leves e saudáveis.
- Inclua no seu dia a dia lanches práticos entre as refeições. Frutas já lavadas, biscoitos integrais embalados individualmente e frutas secas são fáceis de carregar com você. Outra opção é passar em uma padaria ou lanchonete e comprar um suco ou um iogurte.
- Tenha sempre uma garrafinha de água com você. Assim, fica fácil manter-se hidratado em qualquer lugar.
- Uma dica para reduzir o sal em suas receitas é caprichar nos temperos naturais como cebola, alho, pimenta, alecrim, manjericão, açafrão, orégano, salsinha, cebolinha e alho-poró.

Alimentação saudável todos os dias


A melhor forma de driblar a correria do dia a dia e não deixar que a boa alimentação fique em segundo plano é se programar, lembrando sempre que fazer tudo bem feito também depende da sua saúde. Ficar muito tempo sem se alimentar, por exemplo, deixa você sem pique e pode aumentar sua fome na próxima refeição, fazendo com que você exagere na quantidade.
Comece o dia com um café da manhã nutritivo. Além de mais energia para tudo, estudos comprovam que quem capricha nessa refeição tem melhor desempenho no trabalho e nos estudos. Uma dica para não passar esse momento em branco é deixar a mesa posta (sem os alimentos refrigerados, é claro!) e os lanchinhos separados na noite anterior.
Durante o dia, para facilitar, tenha sempre lanches práticos e fáceis de carregar, como biscoitos integrais ou frutas secas. Ter uma garrafinha de água também ajuda a deixar você hidratado em qualquer lugar.  

Em casa, tenha opções práticas na geladeira. Alimentos que só precisam ser descongelados ou assados, por exemplo, são rápidos de preparar e podem ser acompanhados por uma salada prática, daquelas que já vem  pré-lavadas.
Você só precisa inventar um tempero novo e pronto.

Atenção à bulimia nervosa


 Este transtorno alimentar é grave, merece cuidados, mas tem cura. Fique por dentro dos sintomas e veja como tratá-lo.
Comer excessivamente, sem controle algum e, em seguida, se sentir culpada e apavorada só de imaginar a possibilidade de engordar. A saída? Tomar laxantes ou provocar vômitos, para evitar o aumento do peso. É assim que age a pessoa que sofre de bulimia, distúrbio psicológico que, se não tratado a tempo, pode trazer consequências graves ao organismo. Conheça mais sobre este transtorno alimentar.

 Bulimia x anorexia
Muitas pessoas confundem a bulimia com a anorexia, mas trata-se de transtornos distintos. Pessoas que sofrem de anorexia comem pouco e são excessivamente magras. Os bulímicos podem ter peso normal e até mesmo estar um pouco acima dele, mas têm pavor de engordar e, por isso, provocam o vômito, tomam laxantes e diuréticos ou fazem exercícios de forma abusiva.

As maiores vítimas
Segundo dados do Ministério da Saúde, a bulimia atinge cerca de 1% da população mundial, sendo 90% das vítimas mulheres, principalmente adolescentes. Isso porque, nessa fase, as meninas sentem necessidade de ser aceitas e admiradas pelo grupo, e a opinião dos amigos se torna extremamente importante. Somam-se ainda as mudanças hormonais que causam grandes transformações no corpo e no humor.

Os sinais da doença
- Ingestão compulsiva e exagerada de alimentos.
- Vômitos autoinduzidos, uso de laxantes e diuréticos para evitar ganho de peso.
- Alimentação excessiva, porém sem aumento proporcional do peso corporal.
- Depressão e oscilações de humor.
- Obsessão por exercícios físicos.
- Comer em segredo ou escondido dos outros.
- Evitar lugares como praias e piscinas onde precisam mostrar o corpo.
- Interesse exclusivo por assuntos relacionados à comida, ao peso e à boa forma. 

As causas do transtorno
A bulimia nervosa é uma síndrome multideterminada, ou seja, é causada por fatores biológicos, psicológicos, familiares e culturais. No entanto, a valorização do corpo magro como ideal máximo de beleza tem um papel importante. Problemas familiares, baixa autoestima e insatisfação com o próprio corpo também são fatores que influenciam o desenvolvimento da doença.  

Fique atento
- A família deve observar especialmente as meninas que disfarçam o emagrecimento usando roupas largas e soltas no corpo e se recusam a participar das refeições em casa.
- Procure ajuda. O tratamento da bulimia nervosa exige o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar composta por médicos, psicólogos e nutricionistas.
- O ideal de beleza que a sociedade impõe está associado à magreza absoluta. É preciso cautela e bom-senso em relação a esses padrões estéticos. Aprenda a valorizar a beleza verdadeira e possível, admirando seu biótipo.

Pizza de Liquidificador


Ingredientes:

1 copo de leite
1 e 1/2copo de farinha de trigo  
1 ovo inteiro
1/2 colher de chá de fermento  
2 colheres de sopa de margarina
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado 

Modo de Preparo:
Bate todos os ingredientes no liquidificador e deixe descansar por 1/2 hora. Untar a forma ou tabuleiro com margarina e polvilhar com farinha de trigo, Despeje a massa e coloque fatias de queijo e presunto Fazer um molho á parte, com tomates, cebola e margarina e despejar em cima Assar em forno brando por uns 30 a 35 minutos.

sábado, 28 de abril de 2012

Doce de Abacaxi


Ingredientes:
 1 abacaxi em cubos
 1 litro de água
2 xícara (chá) de açúcar
2 caxinha de gelatina sabor abacaxi
2 caxinha de creme de leite  

Modo de Preparo:
Na panela de pressão coloque o abacaxi, a água e o açúcar, tampe a panela de pressão e após pegar pressão, conte 5 minutos, deixe sair a pressão, abra a panela e misture os outros ingredientes, em seguida coloque em taças e leve para gelar.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Muffins com morango e cobertura de chocolate



Ingredientes: 
 1 Unidade(s) ovo
4 Colher(es) de sopa margarina
4 Colher(es) de sopa açúcar
1 Xícara(s) farinha de trigo
1/2 Xícara(s) amido de milho Maizena
1/2 Xícara(s) leite
1 Colher(es) de chá fermento em pó
10 Unidade(s) morangos inteiros e limpos
2 Colher(es) de sopa amido de milho Maisena (cobertura)
1 Xícara(s) leite (cobertura)
6 Colher(es) de sopa açúcar (cobertura)
6 Colher(es) de sopa chocolate em pó (cobertura)
2 Colher(es) de sopa margarina (cobertura)
À gosto margarina para untar
À gosto farinha de trigo para enfarinhar
À gosto forminhas de papel 

Modo de Preparo:
 Unte e enfarinhe 10 fôrmas para empada pequenas (6,5 cm de diâmetro). Reserve.
Preaqueça o forno em temperatura média (180°C).
Em uma tigela, misture o ovo, a margarina e o açúcar até ficar cremoso.
Junte a farinha e o de amido de milho Maizena, intercalando com o leite, misture até obter uma massa pastosa. Misture delicadamente o fermento
Distribua uma pequena porção de massa nas forminhas e coloque um morango no centro de cada uma. Cubra com o restante da massa.
Coloque as fôrmas em uma assadeira grande (40 x 28 cm) e leve ao forno por 20 minutos ou até que um palito, depois de espetado na massa, saia limpo.
Cobertura: Dissolva o amido de milho Maizena no leite. Junte o açúcar e o chocolate e leve ao fogo, mexendo sempre, até engrossar.
Retire do fogo, acrescente a margarina e misture rapidamente. Reserve.
Desenforme os muffins e espalhe a cobertura.
Coloque-os nas forminhas de papel e arrume-as em uma travessa. Sirva em seguida. 

Variação:
Se desejar substitua meia xícara (chá) de farinha por meia xícara (chá) de chocolate em pó na massa.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Camarão Alho e Óleo


Ingredientes:
 ½ kg de camarões grandes com casca
 6 dentes de alho fatiado
1 suco de limão
½ xícara (chá) de óleo
3 colheres (sopa) de salsa picada
Sal e pimenta do reino a gosto
 1 cálice de conhaque  

Modo de Preparo:
Lave muito bem os camarões e enxugue-os com papel absorvente. Tempere com o alho, o suco de limão e deixe tomar gosto na geladeira por 30 minutos. Em seguida aqueça uma frigideira e doure rapidamente os camarões salteando-os no óleo. Depois que estiverem crocantes coloque o conhaque e flambe. Acerte o sal e a pimenta. Sirva bem quente com uma salada fria.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Legumes melhoram sobrevida de vítimas de câncer de mama, Aponta estudo.






As chinesas que comem repolho, brócolis e legumes folhosos têm taxas de sobrevida após o câncer de mama superior às daquelas que não ingerem estes crucíferos.
As descobertas foram feitas a partir de dados coletados sobre 4.886 chinesas com idades entre 20 e 75 anos que sobreviveram ao câncer de mama e foram diagnosticadas com a doença nos estágios de um a quatro entre 2002 e 2006, participantes do estudo Sobrevivência de Câncer de Mama de Xangai.
As mulheres que ingeriram mais legumes crucíferos durante 36 meses após seu diagnóstico tiveram reduzido de 27% a 62% o risco de morrer por qualquer causa em comparação com aquelas que reportaram comer pouco ou nenhum destes legumes.
O risco de morrer de câncer de mama caiu de 22% para 62% entre as que disseram comer estes legumes e o risco de vivenciar uma recorrência de câncer de mama caiu de 21% a 35% entre elas.
Sarah Nechuta, aluno de pós-doutorado da Universidade Vanderbilt, em Nashville, Tennessee, disse que as descobertas sugerem que as sobreviventes de câncer de mama "podem considerar o aumento da ingestão de legumes crucíferos, como os folhosos, o repolho, a couve-flor e os brócolis, como parte de uma dieta saudável".
Nechuta, que apresentou o estudo durante encontro da Associação Americana para a Pesquisa sobre o Câncer, em Chicago, destacou que as dietas costumam variar entre as chinesas e as ocidentais.
"Os legumes crucíferos comumente consumidos na China incluem nabo, repolho chinês e folhoso, enquanto os brócolis e a couve de Bruxelas são os crucíferos mais comumente consumidos nos Estados Unidos e em outros países ocidentais", afirmou.
"Em segundo lugar, a quantidade ingerida entre as chinesas é muito maior do que a consumida pelas mulheres americanas" continuou.
 Nechuta afirmou que mais pesquisas precisam ser feitas com foco no papel dos compostos bioativos encontrados em legumes crucíferos - isocianato e indol - e como variar as doses pode influenciar no câncer.



terça-feira, 24 de abril de 2012

Camarão servido com purê de pimentão e batata


Ingredientes:
400g de pimentões vermelhos
500g de batata inglesa
4 dentes de alho picados
100g de manteiga sem sal
12 unidades de camarões grandes
12 tentáculos graúdos de polvo
1 linguiça calabresa defumada cortada em tiras
azeite extravirgem
1 molho de ciboulette
Sal
Pimenta-do-reino
Páprica picante
50ml de creme de leite fresco 

Para o cozimento do polvo:
1 talo de aipo
1 alho-poró
1 taça de vinho branco
1 cebola branca 

Modo de Preparo:
Corte o pimentão vermelho ao meio e retire a membrana branca e as sementes. Em um tabuleiro, espalhe o pimentão com um fio de azeite. Leve ao forno a 180ºC por 40 minutos ou até ficar macio e levemente chamuscado. Bata no liquidificador e passe em uma peneira fina. Reserve. Prepare um purê de batatas com a batata inglesa diluindo com creme de leite fresco. Junte os dois purês formando um purê vermelho. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Finalize com páprica picante. Simultaneamente, inicie o cozimento do polvo em caldo com talo de aipo, alho-poró, cebola, vinho branco e dois litros de água. Cozinhe por uma hora ou até ficar macio. Em uma frigideira de aço, grelhe os tentáculos de polvo, até ficar dourado de um lado. Ao virar, acrescente a linguiça calabresa. Quando a linguiça liberar o óleo, acrescente os camarões temperados com sal e pimenta-do-reino. Ao virar o camarão, acrescente manteiga e alho picado para perfumar. Não deixar o alho dourar. Caso não tenha uma frigideira grande (30 cm), retire o polvo e a calabresa antes de acrescentar o camarão para dar espaço. 

Montagem do prato:
Coloque o purê e espalhe como uma faixa no prato, alisando com as costas da colher. Coloque três camarões, do maior para o menor, em cima do purê. Coloque três tentáculos de polvo em cima do camarão, acrescente as tiras de calabresa. Tempere com limão e sirva.