Alimentação Saudável e Segurança Alimentar

Sempre escutamos que uma alimentação equilibrada é essencial para nossa saúde, que devemos realizar de 5 a 6 refeições por dia e que um prato saudável é aquele mais colorido possível. Procuramos seguir essas orientações com disciplina e seriedade, mas muitas vezes, não sabemos as razões dessas atitudes. Precisamos mesmo beber 2 litros de água por dia? Mas como escolher alimentos saudáveis e saber a quantidade em que devem ser consumidor diariamente? Enfim, a Nutrição é uma ciência muito nova, com diversas descobertas a cada dia, e por este motivo ainda não teve tempo de espalhar todas essas suas informações para todo mundo.Com isso, para responder alguma dessas perguntas, foi criada por especialistas um modelo chamado de Pirâmide Alimentar. Ela nada mais é do que a representação gráfica do equilíbrio alimentar.
Esse espaço é dedicado ao conhecimento sobre o mundo da Alimentação. Bem-vindo!

Translate / traduçao de paginas

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Torta Mousse de Chocolate


 Massa
Ingredientes:

1 pacote de biscoito maisena de chocolate
3 colheres (sopa) de manteiga 

Recheio
Ingredientes:
2 barras de chocolate meio amargo
2 colheres (sopa) de manteiga
1 lata de creme de leite
1 pitada de canela
2 ou 3 claras de ovos (dependendo do tamanho do ovo)
2 colheres (sopa) de açúcar 

Modo de Preparo da massa:
Triture o biscoito no liquidificador ou com as próprias mãos. Misture com a manteiga até formar uma massa homogênea. Espalhe na forma (de preferência uma de fundo falso). Leve ao forno por 5 a 6 minutos, só até a manteiga derreter e ficar como uma "casquinha".

Modo de Preparo do recheio:
Derreta o chocolate no micro-ondas ou em banho maria. Coloque a manteiga e derreta mais um pouco. Adicione o creme de leite e a pitada de canela. Bata as claras em neve e adicione o açúcar. Misture as claras batidas com um garfo até obter um creme homogêneo. Enfeite como quiser. Coloque em cima da massa e leve à geladeira por, aproximadamente, duas horas, para que o creme fique um mousse cremoso.

 
Fonte: http://gnt.globo.com/receitas

sábado, 25 de agosto de 2012

Dobradinha sem bucho na Panela de Barro do Chef. Leandro

 
 
Ingredientes:
500 grs. de feijão branco
2 linguiças calabresa defumada cortada em rodelas
2 linguiças mistas defumada cortadas em rodelas
200 grs. de bacon  picado em cubo
3 costelinhas média salgada
3 tomates picados
4 colheres de Polpa de tomate
2 cebolas (média) picadas
4 dentes de alho amassado
2 folhas de louro
sal e pimenta a gosto
salsinha fresca picada
coentro a gosto 
Modo de Preparo:
Em panela você vai cozinha as linguiças, as costelas por 5 minutos para retira o sal, e repita o processo novamente.
 Em seguida coloque o feijão na panela de barro para cozinha junto com a linguiça e as costelas e acrescente água até cobrir, deixe cozinha por 25 minutos.
Em seguida coloque o tomate, cebola, molho de tomate, o louro, salsinha, coentro, alho, e o bacon e o tempero restante deixe cozinha por mais 30 minutos até finalizar o processo de cozimento do feijão.
Sei quer você vai achar demorado o tempo de preparo, mas a dobradinha é assim mesmo, requer tempo e paciência, caso contrário não ficará bom. Tenha uma ótima pimenta para acompanhar. Da próxima vez, quero acrescentar vinho branco seco no preparo e alecrim fresco, acho q ficará bem interessante.


quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Caldo de sururu




Ingredientes:
100g de tomate picado – 1 tomate pequeno
80g de cebola picada – 1/2 cebola
40g de pimentão amarelo
200g de sururu limpo
200g marisco sem casca
400g mandioca pré-cozida
20g de alho picado
10g sal
60ml azeite de dendê
40ml leite de coco
5g de cebolinha 

Modo de Preparo:
Em uma panela, refogue o alho, a cebola e o azeite de dendê. Acrescente o pimentão, o tomate, o sururu e o marisco. Deixe refogar por 2 minutos, e depois acrescente o leite de coco e a mandioca. Cozinhe por 40 minutos a 1 hora. Depois, bata no liquidificador. Está pronto para servir.

Fonte: http://gnt.globo.com/receitas

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Sorvete de Gelatina com Calda de Morango


Ingredientes:
250 ml de água fervendo
 1 pacote de gelatina em pó sabor morango com 35 g
(ou do sabor de sua preferência)
 200 ml de água gelada
 1 lata de leite condensado
 1 lata de creme de leite sem soro 

Calda de Morango
 1 ½ xícara (chá) de morango picado
 ½ xícara (chá) de açúcar cristal 

Modo de Preparo:
Em uma tigela, coloque 250 ml de água fervendo, 1 pacote de gelatina em pó sabor morango (ou do sabor de sua preferência) e misture bem até a gelatina dissolver completamente. Adicione 200 ml de água gelada e misture.
Transfira a gelatina derretida para o liquidificador e adicione 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite sem soro e bata bem. Coloque em um pote e leve ao freezer até ficar consistente (+/- 3 h).

Retire a mistura do freezer, coloque na batedeira e bata bem por 10 minutos.
Volte a mistura novamente no pote e leve ao freezer até endurecer (+/- 4 ). Retire do freezer 10 minutos antes de servir. Faça bolas e sirva com calda de sua preferência. 

Observações:
Para preparar o sorvete com sabor de chocolate, utilize 1 pacote de gelatina em pó sem sabor (12g), preparada da mesma forma descrita acima. Além disso, adicione 200 g de chocolate meio amargo derretido quando for bater no liquidificador.

 Calda de Morango
Em uma panela, coloque 1 ½ xícara (chá) de morango picado, ½ xícara (chá) de açúcar cristal e leve ao fogo baixo por +/- 10 minutos ou até a calda engrossar. Retire do fogo e deixe esfriar.

Fonte: http://tvg.globo.com/receitas/maisvoce

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Bolo de Fubá Cremoso



Ingredientes:
3 xícaras (chá) de leite
 3 ovos
 3 xícaras (chá) de açúcar
 1 xícara (chá) de fubá
 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
 2 colheres (sopa) de manteiga (30 g)
 1 colher (sopa) de fermento em pó
 50 g de queijo parmesão ralado
 1 pitada de sal 

Modo de Preparo:
Num liquidificador, coloque 3 xícaras (chá) de leite, 3 ovos, 3 xícaras (chá) de açúcar, 1 xícara (chá) de fubá, 3 colheres (sopa) de farinha de trigo, 2 colheres (sopa) de manteiga, 1 colher (sopa) de fermento em pó, 50 g de queijo parmesão ralado e 1 pitada de sal e bata bem até formar uma mistura homogênea
Coloque a mistura (feita acima) em uma assadeira untada e enfarinhada e leve ao forno médio pré-aquecido a 180°C por +/- 50 minutos. Retire do forno e deixe esfriar. Sirva em seguida.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Requeijão Caseiro



Ingredientes:
1 litro de leite
 3 colheres (sopa) de vinagre branco
 2 colheres (sopa) de creme de leite de caixinha
 1 colher (sopa) de margarina
 sal a gosto 

Modo de Preparo:
Em uma panela, aqueça 1 litro de leite em fogo médio até ferver. Quando ferver, apague o fogo, retire 1 xícara (chá) deste leite fervido e reserve. No restante do leite acrescente 3 colheres (sopa) de vinagre e mexa um pouco para talhar (5 minutos).
Coe a mistura em uma peneira, transfira para um pano e esprema bem. Reserve. O que sobrar no pano é uma ricota caseira.
Em um liquidificador, coloque 2 colheres (sopa) de creme de leite de caixinha, 1 colher (sopa) de margarina, sal a gosto, a ricota (que ficou no pano) e AOS POUCOS junte 1 xícara (chá) de leite fervido (reservado acima). Bata bem até obter um creme liso.
Transfira este creme para um copo e leve à geladeira para firmar. Retire da geladeira e sirva em seguida com torrada ou em alguma preparação que leve requeijão.

DICA:
Para incrementar seu requeijão, adicione 100 g de muçarela ralada (ou 100 g de queijo minas padrão) ou 1 quadradinho de queijo processado (20 g).

Fonte: http://tvg.globo.com/receitas/maisvoce/

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Acarajé com vatapá, camarão e vinagrete




Ingredientes:
300g de feijão fradinho
1 colher de café de alho
1 colher de sopa de cebola
7 camarões médios (ou 60g de camarão pequeno) 

Modo de Preparo:
Coloque o feijão fradinho de molho em água fria por 4 horas. Quando o feijão começar a inchar, lave-o com água fria até soltar toda a casca. Moer o feijão sem casca (em processador) até formar uma massa branca espessa. Bater com o alho e cebola triturada. Moldar com a colher para fritar. Fritar com azeite de dendê. Para fazer os camarões, Limpe e tempere com sal. Frite-os com azeite de dendê e reserve. 

Para o vatapá:
Ingredientes:
1 pão francês dormido e triturado
½ xícara de leite de coco
25g de castanha de caju
25g de amendoim
25g de camarão seco
½ cebola picada 

Modo de Preparo:
Coloque o pão de molho com leite de coco. Triture a castanha e o amendoim, incluindo o camarão seco. Refogue com a cebola picada, coloque todos os ingredientes na panela e mexa por, aproximadamente, 5 minutos ou até a mistura soltar do fundo da panela. Reserve.


Para o vinagrete:
Ingredientes:
½ cebola
½ tomate
½ pimentão vermelho
½ pimentão amarelo
Salsinha picada para salpicar
1 colher de vinagre
Sal (a gosto)
½ xícara de água
Um fio de azeite 

Modo de Preparo:
Misture todos os ingredientes e sirva gelado.  

Montagem:
Coloque os camarões, o vatapá e o vinagrete em ramequins em um prato e sirva com os bolinhos de acarajé.

Fonte: http://gnt.globo.com/

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Bolinho de bacalhau recheado com camarão



Ingredientes:
2,6kg de bacalhau
6kg de batata
40g de salsa picada
1,5kg de camarão médio com casca só no rabo 

Modo de Preparo:
Dessalgar o bacalhau em água corrente por 3 horas (podendo congelar o que restar da peça para usar posteriormente, já dessalgado). Colocar o bacalhau dessalgado em uma panela com a batata. Cozinhar até que a batata esteja em ponto de purê. Escorra a água, retire a casca e esprema em espremedor de batata.
Limpe o bacalhau tirando a pele e as espinhas e desfie. Quando estiver bem desfiado e sem espinhas, misture com a batata amassada e a salsa picada, até que estejam com consistência para enrolar. Verifique o ponto de sal, que deve ser a gosto. Em uma panela refogue o camarão, mas com pouco sal. Abra a massa e enrole os camarões, recheando o bolinho. Frite em óleo bem quente. 

Dicas:
Ø Não é recomendado congelar a massa ou o bolinho pronto

Ø É importante cozinhar a batata com casca

Ø Não vale à pena usar qualquer bacalhau. opte pelo bacalhau do porto.

Ø Na massa, não se deve acrescentar ovo e farinha



sábado, 11 de agosto de 2012

Caldinho de Feijão


Ingredientes:
 3 xícaras (chá) de feijão cozido
3 dentes de alho picado
½ cebola picadinha
Azeite a gosto
 Cubinhos de bacon a gosto
 Coentro picadinho
 Salsão picado a gosto
 Sal a gosto
 Pimenta calabresa a gosto 

Modo de Preparo:
Refogue a cebola com o alho e o azeite. Coloque o salsão, o bacon em seguida bata o feijão com um pouco de água. Acrescente na panela do refogado. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto, salpique o coentro e sirva.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Empadinha




Ingredientes:
Massa:
4 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada
2 ovos
1 colher (café) de sal
4 colheres (sopa) de manteiga
6 colheres (sopa) de banha

Recheio:
1 peito de frango com osso, sem pele e sem gordura
1 colher (sopa) de azeite de oliva
½ xícara (chá) de cebola picadinha
1 dente de alho picadinho (opcional)
3 tomates maduros, sem sementes, cortado em cubos pequenos
¼ xícara (chá) de salsinha picada
200g de catupiry
Sal e pimenta do reino a gosto

Para pincelar:
2 gemas
1 colher (sopa) de óleo  

Modo de Preparo:
Massa:
misture bem todos os ingredientes até formar uma massa lisa e homogênea.

Recheio:
 Em uma panela coloque o peito de frango, cubra com água e leve para ferver até que o peito de frango esteja cozido completamente. Espere esfriar um pouco e desfie.
Em uma frigideira untada com azeite refogue a cebola picada, o alho picadinho. Junte o frango desfiado e o tomate em cubos. Refogue bem até que o tomate comece a desmanchar. Tempere o refogado de frango com sal e pimenta. Por último, junte a salsinha picada e misture o refogado de frango com o catupiry.
Abra a massa com as mãos dentro da forminha de empadinha, tente deixar a massinha bem fina para não ficar grosseira. Recheie e cubra com massa aberta bem fininha.


Pré aqueça o forno a 200°C.
Para pincelar: misture bem as gemas com o óleo e pincele sobre as empadinhas.
Leve as empadinhas para assar até que a massa fique cozida e dourada.
Rendimento: 40 mini empadinhas


quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Salada ao Molho Agridoce



Ingredientes:
folhas de meio pé de alface roxa
folhas de meio pé de rúcula
1 tomate grande cortado em gomos
2 carambolas, em fatias 

Molho:
1 colher (sopa) de suco de limão
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
3 colheres (sopa) de água
2 colheres (chá) de mel
meia colher (chá) de gengibre ralado
1 colher (sopa) de linhaça, triturada
1 sachê de Caldo Legumes 

Modo de Preparo:
Forre o fundo de uma travessa com a alface, a rúcula e, por cima, disponha o tomate e as fatias de carambola. Prepare o molho: em uma tigela pequena, coloque o suco de limão, o azeite, a água, o mel, o gengibre, a linhaça e o Caldo Legumes, e misture bem. Sirva a salada com o molho à parte.
Dica: Prepare o molho imediatamente antes de servir, pois a linhaça absorve líquida e encorpa o molho aos poucos.

Frango com Quiabo



 
Ingredientes:
1 frango inteiro cortado em pedaços (1,5 kg)
3 sachês de Caldo Galinha
2 colheres (chá) de sal
1 colher (sopa) de óleo
1 cebola grande picada
2 dentes de alho espremidos
2 xícaras (chá) de água
4 tomates médios, sem pele e sem sementes, picados
1 kg de quiabo cortado em rodelas
meia colher (chá) de molho de pimenta 

 Modo de Preparo:
Tempere o frango com 2 sachê de Caldo e com o sal. Deixe tomar gosto por 1 hora. Em uma panela grande, coloque o óleo e leve ao fogo alto para aquecer. Junte a cebola e o alho e refogue por 5 minutos, ou até ficar transparente. Acrescente o frango aos poucos e frite por cerca de 30 minutos, ou até dourar. Adicione a água, os tomates, o quiabo e o molho de pimenta, e tempere com o Caldo galinha restante. Deixe cozinhar em fogo médio, com a panela semitapada, por 30 minutos, ou até que o quiabo esteja macio. Retire do fogo e sirva em seguida.

 Dica: Para eliminar a baba do quiabo, regue-o com suco de limão antes de cortá-lo em rodelas, deixe por 15 minutos e enxágue em seguida.

domingo, 5 de agosto de 2012

Caranguejo ao molho de coco e Pirão




Ingredientes:
12 caranguejos vivos
2 cebolas médias Picadas
1 pimentão verde Picado
2 tomates grandes Picados
3 dentes de Alho Assado
Cebolinha e coentro a gosto
Sal a gosto
1 garrafa pequena de leite de coco
1 colher (chá) cheia de molho de mostarda
3 colheres cheias de extrato de tomate
Água até cobrir os caranguejos
Farinha de mandioca  

Modo de Preparo:
Com cuidado limpe os caranguejos com uma escova pequena, com ajuda de uma faca, limpe os pelos.

Em uma panela grande coloque os caranguejos com água e sal para dar a 1ª fervida.

Deixe ferver, quando os caranguejos já não se mexerem mais, desligue o fogo e jogue essa água fora.
Em uma panela Refogue o alho com a cebola depois acrescente os tomates, pimentão, mostarda, molho de tomate e o sal e deixe por 5 minutos em seguida coloque os caranguejos e acrescente água ate cobrir.
Quando começar a ferver baixe o fogo
Após 40 minutos de fervura retire um pouco do caldo para fazer o Pirão em seguida coloque o leite de coco e espere mais 10 minutos de cozimento

Pirão:
Em uma panela coloque uma quantidade do caldo do caranguejo.
Com o fogo baixo coloque a farinha de mandioca, aos poucos, mexendo sempre.
Quando a farinha mudar de cor e ficar toda uniforme está pronto.
Sirva quente, excelente acompanhamento de bebidas.

Fonte: www.leandrochef.blogspot.com

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Bobó de camarão


Ingredientes:
150 g de camarão rosa médio
 150 g de mandioca descascada
 1 colher de sopa de pimentão vermelho cortado em brunoise
 1 colher de sopa de pimentão verde cortado em brunoise
 1 tomate maduro sem pele e sem semente
 2 colheres de sopa de cebola picada
 2 dentes de alho amassados
 2 colheres de sopa de azeite de dendê
 1 colher de sopa de óleo
 2 colheres de sopa de leite de coco
 1 pitada de pimenta de cheiro
 1 colher de chá de sal
 200 ml de água
 gotas de limão
 1 colher de chá de manteiga 
Modo de Preparo:
Descasque os camarões, fervente as cabeças em ½ litro de água com 1 colher de chá de sal.Coe a água e reserve. Nesta água, cozinhe a mandioca até começar a desmanchar. Escorra em uma peneira novamente reservando o líquido.Retire os fios e bata com a própria água no liquidificador até obter um creme espesso. Aqueça o óleo e o azeite e adicione os temperos nesta ordem: alho, pimentão, cebola e tomate. Refogue por alguns minutos. Adicione o creme de mandioca, mexendo sem parar. Acerte o sal e a pimenta de cheiro. Coloque o leite de coco. Tempere os camarões com sal e limão, refogue-os por 2 minutos na manteiga e agregue ao creme.