Alimentação Saudável e Segurança Alimentar

Sempre escutamos que uma alimentação equilibrada é essencial para nossa saúde, que devemos realizar de 5 a 6 refeições por dia e que um prato saudável é aquele mais colorido possível. Procuramos seguir essas orientações com disciplina e seriedade, mas muitas vezes, não sabemos as razões dessas atitudes. Precisamos mesmo beber 2 litros de água por dia? Mas como escolher alimentos saudáveis e saber a quantidade em que devem ser consumidor diariamente? Enfim, a Nutrição é uma ciência muito nova, com diversas descobertas a cada dia, e por este motivo ainda não teve tempo de espalhar todas essas suas informações para todo mundo.Com isso, para responder alguma dessas perguntas, foi criada por especialistas um modelo chamado de Pirâmide Alimentar. Ela nada mais é do que a representação gráfica do equilíbrio alimentar.
Esse espaço é dedicado ao conhecimento sobre o mundo da Alimentação. Bem-vindo!

Translate / traduçao de paginas

sábado, 27 de outubro de 2012

Suco de tomate reduz inflamação sistêmica em mulheres com sobrepeso e obesidade

 
 
Estudo publicado na revista British Journal of Nutrition demonstrou que o consumo diário de suco de tomate diminuiu os níveis séricos de marcadores pró-inflamatórios em mulheres com sobrepeso e obesidade.

Os pesquisadores postularam que o tomate, por ser rico em licopeno, tem uma potencial atividade anti-inflamatória, por isso poderia reduzir a inflamação crônica comum na obesidade.

Foram recrutadas 106 mulheres com idades entre 20 e 40 anos e índice de massa corporal (IMC) igual ou superior a 25 kg/m2. As participantes foram distribuídas aleatoriamente em dois grupos: grupo intervenção (n=53) ou grupo controle (n=53). Foi oferecido ao grupo intervenção 330 ml/dia de suco de tomate (110 ml, três vezes ao dia), durante 20 dias, . Este suco foi previamente analisado pelos pesquisadores e continha 37 mg de licopeno na porção de 330 ml . O grupo controle recebeu água em garrafas de 110 ml, três vezes ao dia, também durante 20 dias. Todas as participantes foram orientadas a manter a dieta e atividade física habitual. A coleta de sangue foi realizada no início e no final do estudo para avaliar os níveis séricos de marcadores inflamatórios.

A análise prévia da dieta das mulheres indicou que as participantes consumiam entre um a três tomates por dia e tinham o consumo médio de 8,2 mg/dia de licopeno. Após a intervenção, as concentrações séricas de interleucina-8 (IL-8) e fator de necrose tumoral alfa (TNF-alfa), que são marcadores inflamatórios, diminuíram significativamente com o consumo de suco de tomate em relação ao grupo controle e com os valores basais. Estes efeitos foram mais pronunciados nas mulheres com sobrepeso. Entre as obesas, a concentração de interleucina-6 (IL-6) foi reduzida no grupo intervenção em relação ao grupo controle, sem diferenças nos níveis de IL-8 e TNF-alfa.

“A natureza da obesidade como uma condição inflamatória crônica destaca o papel benéfico de nutrientes como o licopeno, que têm propriedades anti-inflamatórias. O licopeno é o antioxidante mais potente entre os carotenoides e protege o organismo contra o estresse oxidativo”, destacam os autores.

“Demonstramos que o suco de tomate reduz os mediadores inflamatórios que estão associados com sobrepeso e obesidade no sexo feminino. Assim, esta abordagem pode ser útil para a redução do risco de desenvolvimento de doenças inflamatórias associadas com a obesidade”, concluem.

 
Fonte: http://www.nutritotal.com.br/notas_noticias/index.php?acao=bu&id=575

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Muffins de maçã


Ingredientes:
1 xícara (chá) de maçã sem a casca e picada
2 ovos
1 clara batida ligeiramente
1/4 de xícara (chá) de açúcar mascavo
2 xícaras (chá) de farelo de aveia
1 colher (chá) de canela em pó
1/2 xícara (chá) de iogurte natural desnatado
1/4 de colher (chá) de bicarbonato de sódio
2 colheres (sopa) de fermento em pó
2 col. (sopa) de óleo de canola
1/2 xícara (chá) de suco de maçã pronto
1/2 xícara (chá) de nozes pecan (se desejar)
Margarina para untar 

Modo de Preparo:
Misture em uma vasilha o açúcar, a canela, o farelo de aveia, o bicarbonato e o fermento. Em outra vasilha coloque os ovos, o iogurte, o óleo e o suco. Junte à mistura de farelo de aveia, acrescente a maçã e as nozes se desejar. Unte forminhas para muffin e despeje a massa até 3/4 da capacidade de cada uma. Leve os muffins de maçã para assar em forno preaquecido a 180°C durante 20 minutos ou até que doure. Aguarde esfriar cinco minutos, desenforme e se não consumir tudo em até 24 horas guarde o restante na geladeira. 

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Arroz à grega


Ingredientes:
1/2 xícara de chá de arroz branco (cru)
2 colheres de sopa de cenoura ralada
6 vagens pequenas (crua)
10 champignons médios (cogumelo paris)
4 colheres de sopa de ervilha (fresca)
1/2 cebola (crua)
1 dente de alho 2
1 colher de sopa de salsinha (crua)
1/2 colher de sopa de margarina light (Doriana)
200 ml de água
1 colher de chá de sal refinado

Modo de Preparo:
Lave bem o arroz, escorra e reserve. Rale a cenoura, corte os cogumelos e a vagem. Reserve. Em uma panela antiaderente, aqueça a margarina e doure o alho amassado e a cebola ralada. Acrescente a cenoura, os cogumelos, a vagem e a ervilha, e deixe refogar por alguns instantes. À parte, cozinhe o arroz na água e quando estiver quase ao pronto, acrescente o refogado de vegetais, mexa delicadamente e termine o cozimento. Desligue o fogo e acrescente a metade da salsinha picada, misture, coloque em um pirex e salpique o restante da salsinha. Sirva ainda quente. Obs: Utilizar ervilhas congeladas.

 

Carne de Panela


 Ingredientes:
1 kg de fraldinha
200g de cenoura
3 lt de caldo de carne
50 ml de vinho branco
200g de cebola branca cortada grosseiramente
100g de alho poró
80g de tomate salsão
20g de tomilho
20g de alecrim
20g de alho sem casca
100 ml  de óleo de canola
20g de sal  

Modo de Preparo:
Corte a carne em 4 porções, tempere com sal e pimenta. Coloque o óleo na panela de pressão e sele a carne. Na mesma panela acrescente os legumes e deixe dourar. Coloque a carne e o caldo e leve ao fogo para cozinhar até que esteja macia. Para finalizar, acrescente as ervas aromáticas e deixe descansar por 5 minutos.  Retire a carne da panela e coe o caldo. Está pronta a carne de panela.

domingo, 21 de outubro de 2012

Panqueca de ricota e espinafre com molho branco


Ingredientes:
Para a massa:
1½ xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) de farinha de trigo
2 ovos
1 colher (chá) de sal
Manteiga ou óleo de canola para untar

Modo de Preparo:
No liquidificador, junte o leite, a farinha de trigo, os ovos e o sal. Bata até a mistura ficar lisa. Deixe descansar no próprio copo do liquidificador por no mínimo 20 minutos até 1 hora, em temperatura ambiente. Enquanto isso, prepare o recheio. Depois do tempo do descanso da massa (e com o recheio já pronto), aqueça uma frigideira antiaderente, de fundo grosso, de cerca de 22cm de diâmetro, e espalhe um pouquinho de óleo ou de manteiga. Dê uma boa mexida na massa. Com a mão direita (se você não for canhoto!), levante a frigideira e com a outra, regue a massa com uma concha média — que também serve de medida.

Faça um movimento circular com a frigideira de modo a cobrir todo o fundo. Coloque a frigideira sobre o fogo baixo e, quando as bolhas começarem a aparecer, com auxílio de uma espátula de borracha, vire a massa para dourar do outro lado. O processo todo leva menos de 3 minutos por disco. Transfira para um prato, espalhe mais um pouquinho de manteiga ou óleo na frigideira e repita o procedimento, até terminar a massa. Rende de 10 a 12 discos.

Para o recheio:
500g de ricota fresca
1 maço de espinafre fresco
1 dente de alho
¼ de xícara (chá) de uvas-passas brancas
¼ de xícara (chá) de rum
1 colher (sopa) de azeite
Sal (a gosto)
Pimenta-do-reino (a gosto e moída na hora)

Modo de Preparo:
Lave o maço de espinafre sob água corrente. Separe as folhas e deixe de molho por 10 minutos em água com solução desinfetante ou vinagre. Reserve os talos para outra preparação (picado e refogado fica ótimo). Numa tigelinha, misture as uvas-passas com o rum para hidratar. Reserve. Descasque e pique fino o dente de alho. Reserve. Numa tigela grande, amasse a ricota fresca com um garfo. Tempere com sal e a pimenta-do-reino moída na hora. Leve ao fogo médio uma frigideira antiaderente. Enquanto ela aquece, transfira as folhas de espinafre para uma peneira — assim, as eventuais sujeirinhas ficam no funda da tigela com a água. Coloque as folhas na frigideira e vá mexendo aos poucos, até que estejam macias — mas não totalmente murchas.

Transfira as folhas de volta para a peneira e pressione para retirar o excesso de água. O espinafre vai ficar mais crocante. Volte a frigideira ao fogo baixo, regue com um fio de azeite e junte o alho picado. Misture bem, sem deixar dourar, e tire a frigideira do fogo. Isso é importante para não ter perigo de o álcool pegar fogo e você se queimar. Junte as passas hidratadas e o rum. Volte ao fogo e misture até a bebida secar. Desligue o fogo e junte as folhas de espinafre. Tempere com o sal, pimenta-do-reino e misture o refogado à ricota amassada na tigela.

Para o molho branco:

1l de leite gelado
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de manteiga
Noz-moscada ralada
Sal (a gosto)
Pimenta-do-reino (a gosto e moída na hora)

Modo de Preparo:
Numa panela grande, derreta a manteiga. Junte a farinha e mexa vigorosamente com a colher de pau, por cerca de 2 minutos. Essa misturinha é chamada de roux e serve para engrossar molhos em geral. Coloque o leite gelado de uma vez e, com a ajuda de um batedor de arame, misture bem, até levantar fervura. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando. No fim, tempere generosamente com noz-moscada, sal e pimenta-do-reino moída na hora.

Para a montagem:
¼ de xícara (chá) de nozes picadas
¼ de xícara (chá) de queijo parmesão ralado
Folhas de salsa fresca (a gosto)

Modo de Preparo:
Pré-aqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Coloque cerca de 2 colheres (sopa) do recheio na ponta da última panqueca da pilha. Enrole pressionando para que o recheio fique firme. Transfira para um refratário grande e repita o procedimento com os outros discos de panqueca. Regue as panquecas com cerca de ¾ do molho branco. O restante pode ser servido à parte. Salpique com as nozes e com o queijo parmesão ralado. Leve ao forno por cerca de 15 minutos ou até o molho começar a borbulhar e dourar. Sirva com as folhas de salsa fresca. 

Fonte: http://gnt.globo.com/receitas/Panqueca-de-ricota-e-espinafre-com-molho-branco.shtml

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Yakissoba Misto


Ingredientes:
 4 colheres (sopa) de óleo de soja
½ kg de camarão limpo
 300g de filé mignon em tiras
 300g de filé de frango em tiras
 2 xícaras (chá) de acelga fatiada
2 xícaras (chá) de florestes de brócolis branqueados
1 xícara (chá) de florestes couve flor branqueados
1 xícara (chá) de champignon paris frescos e fatiados
 1 xícara (chá) de cenoura fatiada chanfrada
½ kg de macarrão para yakissoba cozido al dente 

Molho:
 2 xícaras (chá) de molho de soja
½ xícara (chá) de água
1 colher (sopa) de amido de milho
10 gotas de óleo de gergelim torrado  

Modo de Preparo:
Doure as carnes no óleo até ficarem levemente douradas. Então acrescente o restante dos ingredientes e deixe cozinhar por 5 minutos ou até que tudo fique macio. Para o molho coloque todos os ingredientes em uma vasilha, misture rapidamente com um foue para que os ingredientes se incorporem e coloque na panela com o cozido. Quando apurar depois de 2 minutos coloque o macarrão, misture delicadamente e sirva.

 Fonte: http://www.band.uol.com.br/diadia/receita.asp?n=Yakissoba-Misto&r=21450

Salada especial de atum com molho de mostarda


Ingredientes:
1/2 prato de mesa de alface crespa (crua)
1/2 prato mesa de agrião (cru)
3 fatias médias de tomate
1/4 unidade média de pepino (cru)
1/4 de cebola pequena (crua)
1 lata de atum ao natural
1 fatia média de ricota
6 amêndoas (secas)
1/2 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem
1 colher de sobremesa (cheia) de mostarda
1 colher de chá de sal light

Modo de Preparo:
Numa vasilha misture o azeite, a mostarda e o sal. reserve. Higienize adequadamente os vegetais. Pique as folhas de alface, o pepino e a cebola e quebre em pedaços grosseiros as amêndoas. Num prato disponha as folhas de alface, as fatias de tomate, o pepino e a cebola. Espalhe o atum e a fatia de ricota em pedaços. Salpique as amêndoas. Distribua o molho de mostarda. Sirva a seguir

Fonte: http://gnt.globo.com/receitas/Salada-especial-de-atum-com-molho-de-mostarda.shtml

sábado, 13 de outubro de 2012

Rocambole de doce de leite


Ingredientes:
5 ovos
5 colheres (sopa) de açúcar
5 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 lata de leite condensado
¼ de xícara (chá) de leite morno
Manteiga e farinha de trigo para untar
Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Modo de Preparo:
Leve uma lata de leite condensado fechada e coberta com água ao fogo médio na panela de pressão. Assim que começar a apitar, deixe cozinhar por 20 minutos. Desligue o fogo e deixe o vapor sair naturalmente. Quando a pressão terminar, abra a tampa e retire a lata com uma pinça para não se queimar. Deixe esfriar por, no mínimo, 2 horas, antes de abrir a lata. De preferência, faça no dia anterior.

Pré-aqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Unte uma assadeira retangular de cerca de 30cm x 40cm com manteiga e polvilhe com farinha de trigo. Retire bem o excesso de manteiga, batendo sobre a pia. Peneire separadamente o açúcar e a farinha de trigo. Separe as gemas das claras. Na batedeira, bata as claras em neve. Comece batendo em velocidade baixa e, quando começarem a espumar, aumente a velocidade. Assim que elas triplicarem de volume, adicione o açúcar de colher em colher, sem parar de bater.

Em seguida, junte as gemas, uma a uma, batendo bem após cada adição. Por último, reduza a velocidade e junte a farinha aos poucos, batendo apenas o suficiente para a massa ficar homogênea. Transfira a massa para a assadeira untada. Leve ao forno para assar por cerca de 20 minutos ou até que a massa comece a dourar. Enquanto isso abra a lata de leite condensado cozido. Umedeça um pano de prato limpo, estique sobre uma superfície de trabalho e polvilhe com açúcar. Retire o bolo do forno e vire sobre o pano. Regue o bolo ainda quente com o leite morno. Espalhe o doce de leite em uma camada uniforme. Vá erguendo o pano e enrolando o bolo. Transfira para um prato de rocambole, polvilhe o açúcar de confeiteiro e sirva a seguir.

Fonte: http://gnt.globo.com/receitas/Rocambole-de-doce-de-leite--Rita-Lobo-ensina-como-preparar-o-doce.shtml

 

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Agrião pode neutralizar efeitos nocivos dos radicais livres durante exercícios físicos



Você acredita que frequentar a academia todos os dias só trará benefícios para a sua saúde? Apesar dos bons motivos, a prática de atividades físicas estimula a liberação de radicais livres no organismo, que têm relação com desenvolvimento do diabetes, câncer e envelhecimento precoce. A boa notícia é que os efeitos podem ser neutralizados. De acordo com cientistas da Edinburgh Napier University, na Inglaterra, consumir menos de 100g de agrião antes do treino minimiza o impacto negativo dos radicais livres.

Agrião deve ser consumido antes da prática de exercícios
Os exercícios afastam o risco de obesidade, diminuem a pressão arterial e as taxas de colesterol, além de proteger as artérias e o coração. Junto com estes benefícios, eles também elevam a produção de radicais livres, moléculas nocivas ao organismo. Para neutralizar seus efeitos é preciso consumir antioxidantes, presentes em frutas, legumes e verduras – e é aqui que entra o poderoso agrião. De acordo com os cientistas, quando esse vegetal é ingerido antes da prática de exercícios físicos, é capaz de varrer os radicais livres, neutralizando os efeitos tóxicos sobre órgãos e tecidos do corpo.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores recolheram amostras de sangue de dez homens jovens e saudáveis. Durante oito semanas, voluntários ingeriram 85g diárias de agrião, antes de praticar caminhada e corrida na esteira. Outros praticaram exercícios sem consumir a verdura. Após esse período, o sangue dos homens foi novamente testado. Os resultados mostraram danos visíveis ao DNA dos homens que não comeram agrião.

Brócolis e couve-flor também combatem os radicais livres
Publicado no “British Journal of Nutrition”, o estudo pode animar até quem não é fã da verdura, já que uma pequena porção é capaz de neutralizar os efeitos nocivos dos radicais livres. Os cientistas lembram que couve-flor, brócolis e repolho fazem parte da mesma família do agrião, que possui até dez vezes mais componentes benéficos para a saúde do que qualquer outra fruta ou vegetal.

Fonte: http://gnt.globo.com/saude/noticias/Agriao-pode-neutralizar-efeitos-nocivos-dos-radicais-livres-durante-exercicios-fisicos.shtml

Consumo de azeite de oliva reduz o risco de doença arterial coronariana



Estudo publicado por pesquisadores da Espanha na revista British Journal of Nutrition concluiu que o consumo de azeite de oliva está relacionado com menor incidência no desenvolvimento de doença arterial coronariana (DAC). Os pesquisadores enfatizam a necessidade de manter o uso do azeite na culinária tradicional da dieta mediterrânea para reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

O estudo incluiu 40.142 indivíduos espanhóis participantes da Investigação Prospectiva Europeia sobre Câncer e Nutrição (estudo EPIC, do inglês, European Prospective Investigation into Cancer and Nutrition), sem histórico de doenças crônicas, incluido doenças cardiovasculares.

Os pesquisadores aplicaram um questionário para coletar informações sobre o consumo alimentar habitual ao longo de 12 meses anteriores. Trata-se de um questionário validado que incluiu uma lista de 662 alimentos comuns e receitas de cada região. As porções de cada alimento consumido, incluindo o azeite adicionado às saladas e no cozimento de alimentos, foram quantificadas através de medidas caseiras padronizadas. No recrutamento, foram coletadas informações sobre o peso, altura, circunferência da cintura, fatores sócio-demográficos e de estilo de vida, incluindo nível de escolaridade, o uso de tabaco, consumo de álcool, atividade física e história clínica. Os participantes do estudo foram acompanhados durante 10,4 anos.

Para cada 10 g/dia de azeite oliva consumido houve redução significativa de 7% no risco de DAC. Essa associação inversa foi mais pronunciada em não fumantes (11% de redução do risco de DAC), nos indivíduos que nunca ou pouco consumiram bebida alcoólica (25% de redução do risco de DAC) e em consumidores de azeite virgem (14% de redução do risco de DAC).

“O azeite de oliva é bem conhecido por suas propriedades cardioprotetoras, no entanto, os dados epidemiológicos que mostravam que o seu consumo reduzia eventos coronarianos ainda eram limitados. Este é o maior estudo de coorte para avaliar a relação entre o consumo de azeite de oliva e incidência de eventos coronarianos, demonstrando redução significativa no risco de DAC a cada 10g/dia de consumo de azeite de oliva”, destacam os autores.

“Nossas descobertas ressaltam a necessidade de preservar o uso culinário do azeite de oliva dentro da tradição da dieta mediterrânea”, concluem.

Fonte: http://www.nutritotal.com.br/notas_noticias/index.php?acao=bu&id=573

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Bobó de Frango Rápido e de Abóbora



Ingredientes:
Frango
2 colheres (sopa) de azeite
500 g de filé de frango cortado em cubos, temperados com sal
2 colheres (sopa) de azeite
1 cebola média picadinha
1 colher (chá) de alho picadinho
½ xícara (chá) de leite de coco
2 xícaras (chá) de água
1 tablete de caldo de galinha
1 tomate sem sementes cortados em 4
½ pimenta dedo-de-moça sem sementes
250 g de aipim picado em pequenos pedaços
sal e coentro picado a gosto
 
Abóbora
100 ml de azeite
1 colheres (chá) de tempero de sal e alho pronto
1 cebola picada
1 ½ kg de abóbora madura descascada e cortada em pedaços pequenos
2 dentes de alho amassados
1 ½ xícara (chá) de água
50 g de gengibre inteiro
200 ml de leite de coco
1 kg de camarão grande limpo
Suco de ½ limão
1 dente de alho ralado
1 colheres (chá) de tempero de sal e alho pronto
50 ml de azeite
Sal e pimenta a gosto
 
Modo de Preparo:
Frango
Numa panela aquecida coloque 2 colheres (sopa) azeite e doure em fogo médio 500 g de filé de frango cortado em cubos, temperados com sal (+/- 5 minutos). Retire o frango da panela e reserve.
Na mesma panela que dourou o frango coloque 2 colheres (sopa) azeite e doure levemente 1 cebola média picadinha e 1 colher (chá) de alho picadinho por +/- 3 minutos. Reserve.
Coloque num liquidificador ½ xícara (chá) de leite de coco, 2 xícaras (chá) de água, 1 tablete de caldo de galinha, 1 tomate sem sementes cortado em 4, ½ pimenta dedo-de-moça sem sementes, 250 g de aipim picado em pequenos pedaço e bata até obter um creme.
Despeje o creme de aipim na panela, mexendo sempre, até o creme engrossar (+/- 10 minutos) ou até o aipim cozinhar. OBS.: Se o creme ficar muito grosso adicione mais água.
Coloque os cubos de frango dourados na panela (onde está o creme de aipim) e deixe apurar por +/- 3 minutos. Tempere com sal e coentro picado a gosto e sirva em seguida com arroz branco.

Abóbora
Aqueça 100 ml do azeite em uma panela e adicione 1 colher (chá) do tempero de sal e alho pronto e a cebola picada e refogue. Acrescente a abóbora em pedaços, 2 dentes de alho amassados e o gengibre inteiro e refogue por 1 minuto. Adicione a água e deixe cozinhar, em fogo médio, por +/- 15 minutos até a abóbora ficar macia. (OBS: Caso seja necessário, adicione um pouco mais de água). Retire o gengibre.
Transfira a abóbora cozida para um liquidificador, adicione o leite de coco e bata por 1 minuto..
À parte, em uma tigela tempere os camarões com o suco do limão, 1 dente de alho ralado e 1 colher (chá) do tempero de sal e alho pronto.
Em uma panela aqueça 50 ml de azeite e quando estiver bem quente, refogue os camarões até que mudem de cor (fique rosada). Adicione a abóbora batida e acerte o tempero com o sal e a pimenta. 

Fonte: http://tvg.globo.com/receitas/maisvoce/bobo-de-frango-rapido-e-de-abobora-5072c6f34d388530ba000046

Escondidinho


 Ingredientes:
250 g de aipim (mandioca) picado
1 ½ xícara (chá) de água
½ xícara (chá) de leite de coco
2 colheres (sopa) de manteiga
1 cebola pequena picadinha
2 dentes de alho picadinhos
1 ½ xícara (chá) de água
sal a gosto
200 g de recheio (de sua preferência / carne seca, camarão, frango, carne moída, lingüiça)
100 g de requeijão cremoso
100 g de queijo coalho ralado

Modo de Preparo:
Num liquidificador coloque 250 g de aipim (mandioca) picado, 1 ½ xícara (chá) de água e ½ xícara (chá) de leite de coco e pulse para misturar os ingredientes.
Coloque numa panela 2 colheres (sopa) de manteiga, 1 cebola pequena picadinha e 2 dentes de alho picadinhos e leve ao fogo baixo até a cebola murchar mas sem dourar. Adicione o aipim batido (feito acima), 1 ½ xícara (chá) de água, tempere com sal a gosto e misture, mexendo sempre, até o aipim cozinhar (+/- 30 minutos). Se necessário adicione mais água.
Num refratário coloque uma porção de aipim, uma camada de recheio (de sua preferência), uma camada de requeijão cremoso, cubra com o restante do aipim e polvilhe queijo coalho ralado. Leve ao forno médio pré-aquecido a 180°C por +/- 20 minutos ou até dourar. Sirva em seguida com salada verde.

Fonte: http://tvg.globo.com/receitas/maisvoce/escondidinho-5072c7504d388528af000057

Quiche de Brócolis e Tomate Cereja


Ingredientes:
Massa:
150g de manteiga
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 ovo
1 pitada de sal

Creme:
3 ovos
1 lata de creme de leite com soro
1 pacote de queijo ralado
1 tablete de caldo de galinha
1 colheres (sopa) de amido de milho

Recheio:
400g de queijo estepe ralado grosso
1 maço de brócolis ninja cozido
200g de tomate cereja 
 

Modo de Preparo: 

Massa:
No processador coloque todos os ingredientes bem e deixe descansar a massa por cerca de 30 minutos na geladeira coberto com papel filme. Cubra uma forma de aro removível com a massa o fundo e as laterais, e leve para pré assar em forno médio até que a massa fique esbranquiçada e reserve.
 

Creme:
Coloque todos os ingredientes em um liquidificador e bata bem e reserve.
 
Montagem:
Com a massa pré-assada, coloque o queijo estepe ralado no fundo da assadeira, acomode o brócolis e o tomate cereja, cubra com o creme, polvilhe o queijo ralado e leve para assar até que a esteja bem dourado.

 

Fonte: http://www.band.com.br/diadia/receita.asp?n=Quiche-de-Brócolis-e-Tomate-Cereja&r=21432