Alimentação Saudável e Segurança Alimentar

Sempre escutamos que uma alimentação equilibrada é essencial para nossa saúde, que devemos realizar de 5 a 6 refeições por dia e que um prato saudável é aquele mais colorido possível. Procuramos seguir essas orientações com disciplina e seriedade, mas muitas vezes, não sabemos as razões dessas atitudes. Precisamos mesmo beber 2 litros de água por dia? Mas como escolher alimentos saudáveis e saber a quantidade em que devem ser consumidor diariamente? Enfim, a Nutrição é uma ciência muito nova, com diversas descobertas a cada dia, e por este motivo ainda não teve tempo de espalhar todas essas suas informações para todo mundo.Com isso, para responder alguma dessas perguntas, foi criada por especialistas um modelo chamado de Pirâmide Alimentar. Ela nada mais é do que a representação gráfica do equilíbrio alimentar.
Esse espaço é dedicado ao conhecimento sobre o mundo da Alimentação. Bem-vindo!

Translate / traduçao de paginas

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Panqueca de ricota e espinafre com molho branco


Ingredientes:
1½ xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) de farinha de trigo
2 ovos
1 colher (chá) de sal
Manteiga ou óleo de canola para untar


Modo de Preparo:
No liquidificador, junte o leite, a farinha de trigo, os ovos e o sal. Bata até a mistura ficar lisa. Deixe descansar no próprio copo do liquidificador por no mínimo 20 minutos até 1 hora, em temperatura ambiente. Enquanto isso, prepare o recheio. Depois do tempo do descanso da massa (e com o recheio já pronto), aqueça uma frigideira antiaderente, de fundo grosso, de cerca de 22cm de diâmetro, e espalhe um pouquinho de óleo ou de manteiga. Dê uma boa mexida na massa. Com a mão direita (se você não for canhoto!), levante a frigideira e com a outra, regue a massa com uma concha média —  que  também serve de medida.

Faça um movimento circular com a frigideira de modo a cobrir todo o fundo. Coloque a frigideira sobre o fogo baixo e, quando as bolhas começarem a aparecer, com auxílio de uma espátula de borracha, vire a massa para dourar do outro lado. O processo todo leva menos de 3 minutos por disco. Transfira para um prato, espalhe mais um pouquinho de manteiga ou óleo na frigideira  e repita o procedimento, até terminar a massa. Rende de 10 a 12 discos.


Para o recheio:

Ingredientes:
500g de ricota fresca
1 maço de espinafre fresco
1 dente de alho
¼ de xícara (chá) de uvas-passas brancas
¼ de xícara (chá) de rum
1 colher (sopa) de azeite
Sal (a gosto)
Pimenta-do-reino (a gosto e moída na hora)

Modo de Preparo:
Lave o maço de espinafre sob água corrente. Separe as folhas e deixe de molho por 10 minutos em água com solução desinfetante ou vinagre. Reserve os talos para outra preparação (picado e refogado fica ótimo). Numa tigelinha, misture as uvas-passas com o rum para hidratar. Reserve. Descasque e pique fino o dente de alho. Reserve. Numa tigela grande, amasse a ricota fresca com um garfo. Tempere com sal e a pimenta-do-reino moída na hora. Leve ao fogo médio uma frigideira antiaderente. Enquanto ela aquece, transfira as folhas de espinafre para uma peneira — assim, as eventuais sujeirinhas ficam no funda da tigela com a água. Coloque as folhas na frigideira e vá mexendo aos poucos, até que estejam macias — mas não totalmente murchas.

Transfira as folhas de volta para a peneira e pressione para retirar o excesso de água. O espinafre vai ficar mais crocante. Volte a frigideira ao fogo baixo, regue com um fio de azeite e junte o alho picado. Misture bem, sem deixar dourar, e tire a frigideira do fogo. Isso é importante para não ter perigo de o álcool pegar fogo e você se queimar. Junte as passas hidratadas e o rum. Volte ao fogo e misture até a bebida secar. Desligue o fogo e junte as folhas de espinafre. Tempere com o sal, pimenta-do-reino e misture o refogado à ricota amassada na tigela.


Para o molho branco:

Ingredientes:
1l de leite gelado
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de manteiga
Noz-moscada ralada
Sal (a gosto)
Pimenta-do-reino (a gosto e moída na hora)

Modo de preparo:
Numa panela grande, derreta a manteiga. Junte a farinha e mexa vigorosamente com a colher de pau, por cerca de 2 minutos. Essa misturinha é chamada de roux e serve para engrossar molhos em geral. Coloque o leite gelado de uma vez e, com a ajuda de um batedor de arame, misture bem, até levantar fervura. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando. No fim, tempere generosamente com noz-moscada, sal e pimenta-do-reino moída na hora.

Para a montagem:

Ingredientes:
¼ de xícara (chá) de nozes picadas
¼ de xícara (chá) de queijo parmesão ralado
Folhas de salsa fresca (a gosto)

Modo de Preparo:
Pré-aqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Coloque cerca de 2 colheres (sopa) do recheio na ponta da última panqueca da pilha. Enrole pressionando para que o recheio fique firme. Transfira para um refratário grande e repita o procedimento com os outros discos de panqueca. Regue as panquecas com cerca de ¾ do molho branco. O restante pode ser servido à parte. Salpique com as nozes e com o queijo parmesão ralado. Leve ao forno por cerca de 15 minutos ou até o molho começar a borbulhar e dourar. Sirva com as folhas de salsa fresca.

Fonte: http://gnt.globo.com/receitas/Panqueca-de-ricota-e-espinafre-com-molho-branco.shtml

 

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Salada de beterraba branca assada


 Ingredientes:
Beterrabas brancas
5 beterrabas brancas grandes, sem caule e lavadas
2 colheres de sopa de azeite (30 ml)

Vinagrete
1 chalota picada
2 colheres de sopa de mostarda em grãos (30 ml)
1 colher de sopa de vinagre de vinho tinto (15 ml)
1 colher de chá de xarope de bordo (5 ml)
1 colher de chá de óleo de avelã (5 ml)
1/3 de xícara de azeite (85 ml)
Alguns ramos de estragão picados
Sal e pimenta

Guarnição
Uma porção de folhas de aipo


Modo de Preparo:

Beterrabas brancas

Pré-aqueça o forno a 180°C. Tempere a beterraba com uma pitada de sal e azeite. Envolva em papel de alumínio, deixando um pequeno furo na parte superior, e disponha em uma assadeira. Cozinhe por cerca de 45 minutos ou até que uma faca atravesse facilmente a polpa. Quando a beterraba esfriar, descasque e corte em pedaços de 1,5 cm.

Vinagrete
Enquanto isso, misture a chalota, o estragão, a mostarda em grãos, o vinagre, o xarope de bordo, o óleo de avelã e o azeite.

Guarnição
Misture o molho com as beterrabas brancas. Adicione as folhas de aipo e tempere com sal e pimenta.

Fonte: http://gnt.globo.com/receitas/Salada-de-beterraba-branca-assada.shtml

Costeletas de porco ao molho de mostarda e damasco


Ingredientes:
1/3 de xícara de geleia de damasco
2 colheres de sopa de mostarda Dijon
4 costeletas de porco
3 chalotas bem picadas

Modo de Preparo:

Em uma panela pequena em fogo baixo, misture e cozinhe a geleia de damasco com a mostarda até a geleia derreter e reserve.
Disponha as costeletas de porco sobre uma grelha por 3 minutos cada lado. Pincele as costeletas com metade do molho e grelhe por mais 3 minutos cada lado. Pincele o restante do molho e grelhe por mais 2-4 minutos ou até que o caldo da carne mude de cor. Cubra com as chalotas. Sirva com arroz.

Peixe com manga





Ingredientes:
4 postas de peixe fresco sem espinhas e limpo
½ xícara de azeite de oliva extra virgem
2 mangas frescas
Pimenta moída

Modo de Preparo:
Cubra o peixe generosamente com o azeite extra virgem e a pimenta moída. Aqueça uma grelha de churrasco ou frigideira rasa em temperatura média. Cozinhe o peixe até que metade da carne esteja branca e acrescente um pouco de pimenta moída à parte crua exposta antes de virar. Sirva com polpa de manga fresca cozida ou assada.

Fonte: http://gnt.globo.com/receitas/Receita-de-peixe-com-manga.shtml