Alimentação Saudável e Segurança Alimentar

Sempre escutamos que uma alimentação equilibrada é essencial para nossa saúde, que devemos realizar de 5 a 6 refeições por dia e que um prato saudável é aquele mais colorido possível. Procuramos seguir essas orientações com disciplina e seriedade, mas muitas vezes, não sabemos as razões dessas atitudes. Precisamos mesmo beber 2 litros de água por dia? Mas como escolher alimentos saudáveis e saber a quantidade em que devem ser consumidor diariamente? Enfim, a Nutrição é uma ciência muito nova, com diversas descobertas a cada dia, e por este motivo ainda não teve tempo de espalhar todas essas suas informações para todo mundo.Com isso, para responder alguma dessas perguntas, foi criada por especialistas um modelo chamado de Pirâmide Alimentar. Ela nada mais é do que a representação gráfica do equilíbrio alimentar.
Esse espaço é dedicado ao conhecimento sobre o mundo da Alimentação. Bem-vindo!

Translate / traduçao de paginas

domingo, 22 de setembro de 2013

CÚRCUMA






Nativa do sudoeste da Ásia, a cúrcuma é cultivada há mais de dois mil anos na Índia, na China e no Oriente Médio. Espalhou-se  pelo mundo adaptando-se rapidamente as regiões úmidas e tropicais. trazida pelos colonizadores, é cultivada no Brasil desde o século XVII.
A cúrcuma era usada como corantes para tecidos, também na culinária é usada para colorir alimentos. especialmente a mostarda, manteiga, queijos, picles e curries indianos. A planta é da família do gengibre e é de suas raízes que se fabrica o pó de cor forte amarelo-alaranjado. basta uma pequena quantidade para dar cor aos pratos. É usada em sopas, ovos, arroz, molhos, pães etc.
Embora no Brasil a cúrcuma seja conhecida como açafrão da terra e não tem nada haver com o açafrão verdadeiro.


Fonte:Linguanotto Neto et al.Misturando sabores: receitas e harmonização de ervas e especiarias, Rio de Janeiro, Senac Nacional 2013.

sábado, 21 de setembro de 2013

BAUNILHA






A baunilha é a vagem de uma enorme orquídea trepadeira originária do Sul do México e da América central, que foi levada para a Europa pelos espanhóis. Como  toda flor precisa ser polinizada por inseto. Hoje em dia a baunilha é também cultivada em países como Madagascar, Porto rico e Brasil. Foram os astecas que desenvolveram a técnica de curar as favas, fermentado-as e secando-as diversas vezes, pois quanto mais lento  o processo melhor a qualidade da vanilina branca cristalizada que lhes dá sabor. As melhores favas são flexíveis, mas resistentes de cor-castanho-escura e cobertas por uma camada de cristais aromáticos.
A melhor forma de produzir a essência  natural de baunilha é pela infusão das favas trituradas em álcool, e as favas quebradiças e secas devem se evitadas.
A essência natural vai bem no chocolate,café, em doces, em glacê, tortas, sobremesas e nas aplicações em confeitaria, pode ser utilizada também na cozinha em pratos de carnes, aves, peixe legumes e frutos do mar.

Fonte: Linguanotto Neto et al. Misturando sabores: receitas e harmonização de ervas e especiarias, rio de janeiro, Senac Nacional,2013.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

SEMANA DAS ESPECIARIAS- ANIS-ESTRELADO








O anis-estrelado é um fruto em forma de estrela que nasce em uma árvore perene, nativa da China. Ela não dá frutos nos primeiros seis anos, mas depois pode produzir por mais de um século. De sua flores amarelas nascem os frutos que se abrem em forma de estrela quando ficam maduros. o fruto é utilizado seco, inteiro, picado ou moído. 
Tem aroma pungente, semelhante mais forte que o da erva-doce, pois ambos contém o óleo anetol. por seu forte sabor adocicado, o anis-estrelado pede parcimônia no uso para não desequilibrar a harmonia dos pratos, pois é capaz de aparecer mesmo em molhos feitos com ingredientes de forte sabor.

Como harmonizar com os alimentos
vai muito bem com carne de porco, pato ou galinha, vegetais variados, pratos de peixes, mariscos e pratos preparados com molho de soja. Muito usado nas cozinhas chinesa e vietnamita, é um ingrediente essencial da mistura chamada "5 especiarias chinesa".

Fonte:Linguanotto Neto et al. Misturando sabores: receitas e harmonização de ervas e especiarias, Rio de janeiro: Senac Nacional, 2013.

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Torta de Coco e Abacaxi








Ingredientes:

Massa: 2 xícaras de chá de farinha de trigo
1/2 xícara de chá de açúcar
4 colheres de sopa de margarina
1 pitada de sal
1 gema
06 colheres de sopa de água
Recheio: 1 lata de leite condensado
3 gemas
200 ml de leite de coco
1/2 xícara de leite
1/2 colher de sopa de essência de baunilha
1 xícara de coco em flocos
200 g de doce de abacaxi em calda
3 rodelas de abacaxi em calda
100 g de cereja

Modo de preparo:

Misture os ingredientes da massa seis colheres de sopa de água. Trabalhe a massa até obter um textura lisa. deixe descansar por 30 minutos na geladeira. Abra a massa com um rolo de macarrão e forre o fundo e as laterais de uma forma de aro removível média.Leve ao forno preaquecido 220ºC por 15 minutos. retire e reserve.
Recheio:
Misture todos os ingredientes, exceto o abacaxi. Leve ao fogo baixo por dez minutos, mexendo sempre. Desligue e deixe esfriar. despeje o recheio sobre a massa da torta e espalhe as rodelas e abacaxi cortadas as meio. Leve ao forno preaquecido 220ºC por 20  a 30 minutos, deixe esfriar. Coloque o abacaxi e a cereja, leve a geladeira e desenforme quando for servir.

Fonte: Professora Angela Batista
receita de André Boccato, Comer Bem e com Saúde

domingo, 8 de setembro de 2013

Bolo Noiva



Evento Prazeres da Mesa realizado no Senac-Recife. O bolo noiva foi uma obra prima da Professora Aurora-Senac-Recife.

Fonte: Professora Angela Batista