Alimentação Saudável e Segurança Alimentar

Sempre escutamos que uma alimentação equilibrada é essencial para nossa saúde, que devemos realizar de 5 a 6 refeições por dia e que um prato saudável é aquele mais colorido possível. Procuramos seguir essas orientações com disciplina e seriedade, mas muitas vezes, não sabemos as razões dessas atitudes. Precisamos mesmo beber 2 litros de água por dia? Mas como escolher alimentos saudáveis e saber a quantidade em que devem ser consumidor diariamente? Enfim, a Nutrição é uma ciência muito nova, com diversas descobertas a cada dia, e por este motivo ainda não teve tempo de espalhar todas essas suas informações para todo mundo.Com isso, para responder alguma dessas perguntas, foi criada por especialistas um modelo chamado de Pirâmide Alimentar. Ela nada mais é do que a representação gráfica do equilíbrio alimentar.
Esse espaço é dedicado ao conhecimento sobre o mundo da Alimentação. Bem-vindo!

Translate / traduçao de paginas

sábado, 29 de julho de 2017

Lombo Bovino ao Molho Bourguignon



Lombo Bovino ao Molho Bourguignon

Rendimento: 6-8 porções


Ingredientes:

1,350kg de lombo bovino fatiado

Sal kosher e pimenta-do-reino moída na hora para temperar, e mais 1 colher de chá de sal e 1/2 colher de chá de pimenta-do-reino

3 a 4 colheres de sopa de azeite de oliva de boa qualidade

110g de bacon, em cubos

2 dentes de alho picados

1 1/2 xícaras de vinho tinto seco de boa qualidade como Burgundy ou Chianti

2 xícaras de caldo de carne

1 colher de sopa de massa de tomate

1 ramo de tomilho fresco

230g de cebolas pérola, descascadas

8 a 10 cenouras, cortadas na diagonal em fatias de 2,5cm de espessura

3 colheres de sopa de manteiga sem sal, em temperatura ambiente

2 colheres de sopa de farinha de trigo

230g de champignons, cortados em fatias de 0,6cm de espessura



Modo de preparo:

Com uma faca afiada, corte o lombo transversalmente em fatias de 2,5cm de espessura. Tempere as fatias com sal e pimenta dos dois lados. Em uma panela grande de fundo grosso em fogo médio-alto, salteie as fatias de carne em lotes com 2 a 3 colheres de sopa de azeite até dourar por fora e continuar bem malpassado no interior, cerca de 2 a 3 minutos de cada lado. Retire a carne da frigideira e reserve em um prato.

Na mesma panela, refogue o bacon em fogo médio-baixo por 5 minutos, até dourar e ficar crocante. Retire o bacon e reserve. Escorra toda a gordura, exceto 2 colheres de sopa. Adicione o alho e refogue por 30 segundos.

Deglace a panela com o vinho tinto e cozinhe em fogo alto por 1 minuto, raspando o fundo. Adicione o caldo de carne, massa de tomate, tomilho, 1 colher de chá de sal e 1/2 colher de chá de pimenta. Deixe ferver e cozinhe com a panela destampada em fogo médio-alto por 10 minutos. Coe o molho e volte-o para a panela. Adicione as cebolas e as cenouras e cozinhe com a panela destampada por 20 a 30 minutos, até que o molho tenha reduzido e os legumes estejam cozidos.

Com um garfo amasse 2 colheres de sopa de manteiga e a farinha formando uma pasta, e junte com cuidado ao molho, mexendo. Deixe cozinhar durante 2 minutos para engrossar.

Enquanto isso, salteie os cogumelos separadamente com 1 colher de sopa manteiga e 1 colher de sopa de azeite durante cerca de 10 minutos, até ficarem dourados e macios.

Adicione as fatias de carne, os cogumelos e o bacon à panela com os legumes e molho. Tampe e aqueça suavemente durante 5 a 10 minutos. Não deixe cozinhar demais. Tempere a gosto e sirva imediatamente.

Fonte: http://foodnetwork.com.br/receita/lombo-bovino-ao-molho-bourguignon/



Nenhum comentário:

Postar um comentário

DE SUA OPINIÃO?