Alimentação Saudável e Segurança Alimentar

Sempre escutamos que uma alimentação equilibrada é essencial para nossa saúde, que devemos realizar de 5 a 6 refeições por dia e que um prato saudável é aquele mais colorido possível. Procuramos seguir essas orientações com disciplina e seriedade, mas muitas vezes, não sabemos as razões dessas atitudes. Precisamos mesmo beber 2 litros de água por dia? Mas como escolher alimentos saudáveis e saber a quantidade em que devem ser consumidor diariamente? Enfim, a Nutrição é uma ciência muito nova, com diversas descobertas a cada dia, e por este motivo ainda não teve tempo de espalhar todas essas suas informações para todo mundo.Com isso, para responder alguma dessas perguntas, foi criada por especialistas um modelo chamado de Pirâmide Alimentar. Ela nada mais é do que a representação gráfica do equilíbrio alimentar.
Esse espaço é dedicado ao conhecimento sobre o mundo da Alimentação. Bem-vindo!

Translate / traduçao de paginas

terça-feira, 1 de junho de 2010

7 Dicas para aproveitar aquele cafezinho sem sair da dieta.




O café é um alimento versátil e que pode ser consumido na forma mais tradicional (em infusão) ou, até mesmo, ser utilizado em preparo de outras bebidas (cappuccino, com sorvete, chantilly) e, também, em bolos, sorvetes, tortas

A cafeína é uma substância estimulante que atua no sistema nervoso central. O consumo excessivo pode causar insônia, irritabilidade e ansiedade.

Essa bebida aumenta a secreção de suco gástrico e, por isso, deve ser evitada por quem tem tendência a desenvolver gastrite ou deve ser consumida juntamente com outros alimentos (pão, por exemplo).

A ingestão de café diminui a absorção de cálcio. Isso não quer dizer que o café com leite está condenado. Mas, é importante consumir diversos alimentos ricos em cálcio durante o dia principalmente, leite e seus derivados – para atingir a recomendação desse mineral.

O café também está relacionado com benefícios ao corpo. Ele pode aumentar o gasto de calorias, melhorar o funcionamento do intestino e o humor.

A ingestão de café deve ser de 3 a 5 xícaras pequenas por dia.

Para não acrescentar muitas calorias na alimentação, utilize adoçante ao invés de açúcar. Se não há boa aceitação do adoçante, utilizar açúcar light.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DE SUA OPINIÃO?