Alimentação Saudável e Segurança Alimentar

Sempre escutamos que uma alimentação equilibrada é essencial para nossa saúde, que devemos realizar de 5 a 6 refeições por dia e que um prato saudável é aquele mais colorido possível. Procuramos seguir essas orientações com disciplina e seriedade, mas muitas vezes, não sabemos as razões dessas atitudes. Precisamos mesmo beber 2 litros de água por dia? Mas como escolher alimentos saudáveis e saber a quantidade em que devem ser consumidor diariamente? Enfim, a Nutrição é uma ciência muito nova, com diversas descobertas a cada dia, e por este motivo ainda não teve tempo de espalhar todas essas suas informações para todo mundo.Com isso, para responder alguma dessas perguntas, foi criada por especialistas um modelo chamado de Pirâmide Alimentar. Ela nada mais é do que a representação gráfica do equilíbrio alimentar.
Esse espaço é dedicado ao conhecimento sobre o mundo da Alimentação. Bem-vindo!

Translate / traduçao de paginas

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

SEMANA DAS ESPECIARIAS- ANIS-ESTRELADO








O anis-estrelado é um fruto em forma de estrela que nasce em uma árvore perene, nativa da China. Ela não dá frutos nos primeiros seis anos, mas depois pode produzir por mais de um século. De sua flores amarelas nascem os frutos que se abrem em forma de estrela quando ficam maduros. o fruto é utilizado seco, inteiro, picado ou moído. 
Tem aroma pungente, semelhante mais forte que o da erva-doce, pois ambos contém o óleo anetol. por seu forte sabor adocicado, o anis-estrelado pede parcimônia no uso para não desequilibrar a harmonia dos pratos, pois é capaz de aparecer mesmo em molhos feitos com ingredientes de forte sabor.

Como harmonizar com os alimentos
vai muito bem com carne de porco, pato ou galinha, vegetais variados, pratos de peixes, mariscos e pratos preparados com molho de soja. Muito usado nas cozinhas chinesa e vietnamita, é um ingrediente essencial da mistura chamada "5 especiarias chinesa".

Fonte:Linguanotto Neto et al. Misturando sabores: receitas e harmonização de ervas e especiarias, Rio de janeiro: Senac Nacional, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DE SUA OPINIÃO?