Alimentação Saudável e Segurança Alimentar

Sempre escutamos que uma alimentação equilibrada é essencial para nossa saúde, que devemos realizar de 5 a 6 refeições por dia e que um prato saudável é aquele mais colorido possível. Procuramos seguir essas orientações com disciplina e seriedade, mas muitas vezes, não sabemos as razões dessas atitudes. Precisamos mesmo beber 2 litros de água por dia? Mas como escolher alimentos saudáveis e saber a quantidade em que devem ser consumidor diariamente? Enfim, a Nutrição é uma ciência muito nova, com diversas descobertas a cada dia, e por este motivo ainda não teve tempo de espalhar todas essas suas informações para todo mundo.Com isso, para responder alguma dessas perguntas, foi criada por especialistas um modelo chamado de Pirâmide Alimentar. Ela nada mais é do que a representação gráfica do equilíbrio alimentar.
Esse espaço é dedicado ao conhecimento sobre o mundo da Alimentação. Bem-vindo!

Translate / traduçao de paginas

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

O que é transtorno da compulsão Alimentar Periódica ?

O transtorno de compulsão alimentar periódica (TCAP) ou binge eating disorder é uma doença psiquiátrica caracterizada por episódios descontrolados e recorrentes de alimentação compulsiva. O episódio de compulsão alimentar ocorre quando o indivíduo ingere uma quantidade anormalmente grande de alimentos em até duas horas, acompanhada da sensação de perda de controle sobre o que ou o quanto se come.

Essa doença ocorre principalmente em indivíduos com sobrepeso e obesidade, mas não está limitado somente a este grupo, podendo ocorrer em pessoas com peso normal.

No Brasil, pesquisas científicas encontraram uma prevalência desse transtorno entre 15% e 22% dos pacientes que procuram tratamento para obesidade. Entre os pacientes que realizaram a cirurgia bariátrica, esta prevalência pode variar de 27% a 47%.

Portanto, é importante observar os sinais clínicos do TCAP em pacientes que procuram tratamento para o sobrepeso e obesidade, pois os indivíduos interrompem prematuramente a dieta prescrita pela incapacidade de controlar a ingestão alimentar.

Encontre abaixo os critérios de diagnóstico para TCAP, segundo o DSM-IV (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders).

1. Episódios recorrentes de compulsão alimentar. Um episódio de compulsão alimentar é caracterizado pelos seguintes critérios:
- Ingestão, em um período limitado de tempo (por exemplo, dentro de um período de duas horas), de uma quantidade de alimentos definitivamente maior do que a maioria das pessoas consumiria em um período similar, sob circunstâncias similares.
- Sentimento de falta de controle sobre o episódio (por exemplo, um sentimento de não conseguir parar ou controlar o que ou quanto se come).

2. Os episódios de compulsão alimentar estão associados a três (ou mais) dos seguintes critérios:
- Comer muito e mais rapidamente do que o normal.
- Comer até sentir-se incomodamente repleto.
- Comer grandes quantidades de alimentos, quando não está fisicamente faminto.
- Comer sozinho devido à quantidade de alimentos que consome.
- Sentir repulsa por si mesmo, depressão ou demasiada culpa após comer excessivamente.

3. Acentuada angústia relativa à compulsão alimentar.

4. A compulsão alimentar ocorre, pelo menos, dois dias por semana, durante seis meses.

5. A compulsão alimentar não está associada ao uso regular de comportamentos compensatórios inadequados (por exemplo, purgação, jejuns e exercícios excessivos), nem ocorre durante o curso de anorexia nervosa ou bulimia nervosa.

O tratamento do TCAP se baseia em abordagens multiprofissionais através de intervenções combinadas com antidepressivos e psicoterapias. A terapia nutricional tem como objetivo estabelecer hábitos saudáveis de alimentação, na tentativa de estabelecer o peso ideal do indivíduo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DE SUA OPINIÃO?