Alimentação Saudável e Segurança Alimentar

Sempre escutamos que uma alimentação equilibrada é essencial para nossa saúde, que devemos realizar de 5 a 6 refeições por dia e que um prato saudável é aquele mais colorido possível. Procuramos seguir essas orientações com disciplina e seriedade, mas muitas vezes, não sabemos as razões dessas atitudes. Precisamos mesmo beber 2 litros de água por dia? Mas como escolher alimentos saudáveis e saber a quantidade em que devem ser consumidor diariamente? Enfim, a Nutrição é uma ciência muito nova, com diversas descobertas a cada dia, e por este motivo ainda não teve tempo de espalhar todas essas suas informações para todo mundo.Com isso, para responder alguma dessas perguntas, foi criada por especialistas um modelo chamado de Pirâmide Alimentar. Ela nada mais é do que a representação gráfica do equilíbrio alimentar.
Esse espaço é dedicado ao conhecimento sobre o mundo da Alimentação. Bem-vindo!

Translate / traduçao de paginas

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Peru de Natal















Ingredientes:
Para o peru:
1 embalagem de Peru Temperado Congelado Sadia 8kg
3 colheres de sopa de Qualy Cremosa

Para a farofa:
8 colheres de sopa de Azeite de oliva
1 embalagem de Bacon Sadia
3 Cebolas grandes picadas
300 gramas de Azeitona verde picadas
1 1/2 xícara de chá de Ameixa seca  preta picadas
1 xícara de chá de Queijo Parmesão ralado
1 Pimenta dedo-de-moça  picada
4 xícaras de chá de Farinha de Mandioca
1 maço de Cheiro-verde picado
Sal a gosto

Para o molho:
1 xícara de chá de Espumante ou vinho branco

Modo de Preparo:
Para o peru:
Descongele o peru de acordo com as instruções da embalagem e separe o saquinho com os miúdos.

Preaqueça o forno em temperatura média alta (210 ºC).

Numa panela com água e sal, cozinhe os miúdos e desfie a carne do pescoço. Corte o fígado, o coração e a moela em pedaços pequenos. Junte todos os miúdos e reserve.

Numa assadeira grande, coloque o peru, prenda as asas e as coxas com palitos e barbante, e cubra com papel-alumínio. Leve para assar por aproximadamente por 2 horas.

Retire o papel-alumínio, besunte o peru a cada 30 minutos com a margarina e continue assando até o termômetro pular (cerca de 2 horas e 20 minutos). Se a assadeira secar, acrescente 1 xícara (chá) de água.

Para a farofa:
Numa panela, aqueça o azeite e frite o bacon até ele liberar toda a gordura. Acrescente a cebola e refogue até amolecer. Junte as azeitonas, as ameixas, o queijo parmesão, a pimenta dedo-de-moça, a farinha de mandioca, o cheiro-verde, o sal e os miúdos. Misture bem.

Transfira o peru para a travessa em que for servi-lo e retire os palitos e o barbante das asas e das coxas.

Para o molho:
Coloque a assadeira em que o peru foi assado sobre a chama do fogão, acrescente o espumante e misture bem, raspando o fundo com uma espátula. Ferva por aproximadamente 10 minutos, coe, acomode em uma molheira e sirva em seguida acompanhando o peru.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DE SUA OPINIÃO?