Alimentação Saudável e Segurança Alimentar

Sempre escutamos que uma alimentação equilibrada é essencial para nossa saúde, que devemos realizar de 5 a 6 refeições por dia e que um prato saudável é aquele mais colorido possível. Procuramos seguir essas orientações com disciplina e seriedade, mas muitas vezes, não sabemos as razões dessas atitudes. Precisamos mesmo beber 2 litros de água por dia? Mas como escolher alimentos saudáveis e saber a quantidade em que devem ser consumidor diariamente? Enfim, a Nutrição é uma ciência muito nova, com diversas descobertas a cada dia, e por este motivo ainda não teve tempo de espalhar todas essas suas informações para todo mundo.Com isso, para responder alguma dessas perguntas, foi criada por especialistas um modelo chamado de Pirâmide Alimentar. Ela nada mais é do que a representação gráfica do equilíbrio alimentar.
Esse espaço é dedicado ao conhecimento sobre o mundo da Alimentação. Bem-vindo!

Translate / traduçao de paginas

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Peru Assado















Ingredientes:
Marinada externa:
3,8 litros de caldo de legumes quente
(4 tabletes de caldo de legumes dissolvidos em 3,8 litros de água)
1 xícara (chá) de sal (240 g)
½ xícara (chá) de açúcar mascavo (80 g)
1 colher (sopa) de pimenta-do-reino em pó
1 ½ colher (chá) de pimenta da Jamaica em pó
1 ½ colher (chá) de gengibre com casca e picado
3,8 litros de água muito gelada (ou com gelo)
1 peru (+/- 4 ½ kg)

Marinada interna de ervas:
1 maçã vermelha com casca e picada
½ cebola picada
1 colher (chá) de canela em pó (ou 1 pedaço de pau de canela)
1 xícara (chá) de água
4 raminhos de alecrim
6 folhas de sálvia
50 g de manteiga (para dourar a pele do peru)

Molho Gravy:
caldo que sobrou na assadeira (+/- 2 xícaras de chá)
1 xícara (chá) de água (se o caldo da assadeira estiver salgado)
2 colheres (sopa) de farinha de trigo

Farofa de Pão com Linguiça:
¼ xícara (chá) de manteiga
1 xícara (chá) de linguiça fatiada em meia lua
1 xícara (chá) de cebola picada
½ xícara (chá) de aipo picado
1 xícara (chá) de cogumelos picados
1 xícara (chá) de castanhas de caju ou nozes
2 ovos batidos
4 xícaras (chá) de pão branco adormecido por 1 dia
1 colher (chá) de sal
½ colher (sopa) de páprica em pó
salsinha picada a gosto

Modo de Preparo:
Marinada externa:
Numa panela grande e funda coloque 3,8 litros de caldo de legumes quente (4 tabletes de caldo de legumes dissolvidos em 3,8 litros de água), 1 xícara (chá) de sal, ½ xícara (chá) de açúcar mascavo, 1 colher (sopa) de pimenta-do-reino, 1 ½ colher (chá) de pimenta da Jamaica em pó, 1 ½ colher (chá) de gengibre com casca picado e misture bem. Adicione 3,8 litros de água muito gelada e misture. Coloque 1 peru (+/- 4 ½ kg) com o peito para baixo dentro desta marinada e leve para a geladeira. Depois de 4 horas vire o peru colocando o peito para cima.
OBS: O peru tem que estar completamente imerso na marinada
Retire o peru da marinada e lave bem por dentro e por fora em água corrente. Com um pano de prato seque bem o peru. Reserve.

Marinada interna de ervas:
Numa panela coloque 1 maçã vermelha com casca picada, ½ cebola picada, 1 colher (chá) de canela em pó (ou 1 pedaço de pau de canela) e 1 xícara (chá) de água, misture e leve ao fogo médio somente para esquentar o molho (não chega a ferver). Retire do fogo.
Montagem:
Numa assadeira coloque o peru (reservado acima) e passe a marinada interna debaixo das asas, nas coxas e na cavidade do peru junto com 4 raminhos de alecrim e 6 folhas de sálvia. Com 5 palitos de churrasco prenda as asas junto ao peito e feche a cavidade. Besunte bem o peru com 50 g de manteiga massageando-o para que ele fique bem molhado e não duro.
Leve o peru para assar em forno alto a 250° C coberto com papel alumínio por 20 minutos. Abaixe o forno para 200° C e deixe assar por +/- 3 ½ horas. Retire o papel alumínio e deixe dourar por +/- 20 minutos. Retire do forno e sirva em seguida.
Molho Gravy:
Retire o caldo que se formou na assadeira e transfira-o para uma panela. Se o caldo estiver salgado acrescente 1 xícara (chá) de água depois 2 colheres (sopa) de farinha de trigo. Com um batedor de arame ou fouet vá mexendo o caldo até que a farinha de trigo dissolva. Acenda o fogo médio e deixe o caldo reduzir e engrossar por 5 minutos.
Farofa de Pão com Lingüiça:
Em uma panela derreta ¼ xícara (chá) de manteiga e doure 1 xícara (chá) de lingüiça fatiada em meia lua por 2 minutos. Acrescente 1 xícara (chá) de cebola picada, ½ xícara (chá) de aipo picado, 1 xícara (chá) de cogumelos picados e 1 xícara (chá) de castanhas de caju (ou nozes) e doure mais 1 minuto, sempre mexendo. Junte 2 ovos batidos e mexa bem para que fique em pedacinhos pequenos. Acrescente 4 xícaras (chá) de pão branco adormecido por 1 dia e tempere com 1 colher (chá) de sal, ½ colher (sopa) de páprica em pó e salsinha picada a gosto. Sirva com o peru.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DE SUA OPINIÃO?