Alimentação Saudável e Segurança Alimentar

Sempre escutamos que uma alimentação equilibrada é essencial para nossa saúde, que devemos realizar de 5 a 6 refeições por dia e que um prato saudável é aquele mais colorido possível. Procuramos seguir essas orientações com disciplina e seriedade, mas muitas vezes, não sabemos as razões dessas atitudes. Precisamos mesmo beber 2 litros de água por dia? Mas como escolher alimentos saudáveis e saber a quantidade em que devem ser consumidor diariamente? Enfim, a Nutrição é uma ciência muito nova, com diversas descobertas a cada dia, e por este motivo ainda não teve tempo de espalhar todas essas suas informações para todo mundo.Com isso, para responder alguma dessas perguntas, foi criada por especialistas um modelo chamado de Pirâmide Alimentar. Ela nada mais é do que a representação gráfica do equilíbrio alimentar.
Esse espaço é dedicado ao conhecimento sobre o mundo da Alimentação. Bem-vindo!

Translate / traduçao de paginas

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

VEGETARIANO DURANTE A GESTAÇÃO X FERRO / VEGETARIANO DURANTE A LACTAÇÃO X FERRO / VEGETARIANO NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA X FERRO

* VEGETARIANO DURANTE A GESTAÇÃO X FERRO
De acordo com um estudo de Corbella (2005) é considerada quase imprescindível que as adolescentes vegetarianas grávidas consumam suplementos de ferro.


*VEGETARIANO DURANTE A LACTAÇÃO X FERRO
Segundo um trabalho de Monte (2004), dietas vegetarianas que não são fortificadas ou suplementadas não são recomendadas para crianças menores de dois anos devido a não suprirem as necessidades de alguns nutrientes, como ferro, zinco e cálcio.


*VEGETARIANO NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA X FERRO
Segundo Sanjurjo (2001), há necessidade de uma monitorização cuidadosa dos micronutrientes em crianças vegetarianas e um aporte de suplementos ou alimentos fortificados. Padró (2003) relata que pode ser difícil satisfazer as necessidades de vitamina B12, vitamina D, cálcio, zinco e ferro nos casos do vegetarianismo estrito; contudo, é comprovada uma maior eficácia da suplementação com vitamina C em vegetarianos do que a ingestão somente de ferro. É importante ressaltar que a deficiência de ferro da criança vegetariana pode estar ligada aos distúrbios do desenvolvimento pscicomotor. Corbella (2005) acrescenta que crianças vegetarianas não mostram uma elevada prevalência de obesidade ou outros problemas resultantes de uma dieta onívora desequilibrada, mas com uma dieta vegetariana mal planejada e excessivamente restritiva, além de doenças de deficiência podem ter problemas de crescimento.


De acordo com as publicações científicas atuais, a prática vegetariana pode proporcionar diversos benefícios à saúde humana, desde que bem planejada para atender às necessidades nutricionais.


Vegetarianos ingerem freqüentemente grandes quantidades de carboidratos, fibras dietéticas, magnésio, potássio, folato, antioxidantes e fitoquímicos. É necessária maior atenção na dieta desses indivíduos, no que diz respeito à ingestão de cálcio, zinco, ferro e vitamina B12, bem como todos os estágios do desenvolvimento humano, incluindo a gestação, lactação, infância e adolescência.


Há a ocorrência da anemia ferropriva em vegetarianos restritos que fazem uso de uma alimentação não balanceada, uma vez que eles ingerem bastante ferro não heme (origem vegetal) e este mineral é pouco biodisponível. A deficiência de ferro pode ser também agravada por uma alimentação deficiente em proteínas, ácido fólico, e vitaminas B12, B6 e C. Porém, variados estudos comprovam que a adição do ácido ascórbico nas refeições torna o ferro melhor biodisponível pelo organismo.


Aconselha-se que os profissionais de saúde estejam sempre atualizados para fornecer orientações aos vegetarianos de modo a maximizar os benefícios e minimizar os problemas nutricionais que as dietas vegetarianas possam trazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DE SUA OPINIÃO?