Alimentação Saudável e Segurança Alimentar

Sempre escutamos que uma alimentação equilibrada é essencial para nossa saúde, que devemos realizar de 5 a 6 refeições por dia e que um prato saudável é aquele mais colorido possível. Procuramos seguir essas orientações com disciplina e seriedade, mas muitas vezes, não sabemos as razões dessas atitudes. Precisamos mesmo beber 2 litros de água por dia? Mas como escolher alimentos saudáveis e saber a quantidade em que devem ser consumidor diariamente? Enfim, a Nutrição é uma ciência muito nova, com diversas descobertas a cada dia, e por este motivo ainda não teve tempo de espalhar todas essas suas informações para todo mundo.Com isso, para responder alguma dessas perguntas, foi criada por especialistas um modelo chamado de Pirâmide Alimentar. Ela nada mais é do que a representação gráfica do equilíbrio alimentar.
Esse espaço é dedicado ao conhecimento sobre o mundo da Alimentação. Bem-vindo!

Translate / traduçao de paginas

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Trichinella spiralis











Trichinella spiralis, nome científico do parasita vulgarmente  designado por Triquina, é o agente responsável pela triquinose. São  Nematelimintas (vermes de corpo cilíndrico) do grupo dos Nemátodes (corpo não  segmentado). 
Com a excepção dos trópicos, a infecção existe em todo o mundo  sendo rara em países como a França onde os porcos são alimentados com legumes de  raiz (que crescem debaixo da terra - beterraba, batata doce, cenoura, nabo,  etc.)


Características de Trichinella spiralis 
Os vermes adultos são muito pequenos apresentando o macho e a fêmea cerca de  3 mm e 3 a 4 mm, respectivamente. Vivem na mucosa intestinal do Homem ou de  outros animais como o cão, o gato, o rato e o porco. Todo o seu ciclo de vida  ocorre no interior do hospedeiro. 


Transmissão de Trichinella spiralis
A infecção ocorre quando é ingerida carne contendo quistos com as respectivas  larvas. Quando a cápsula do quisto é digerida no estômago ou no duodeno, as  larvas são libertadas e atravessam a parede do intestino delgado. Durante dois  dias as larvas amadurecem e acasalam. A partir desta fase, os vermes macho já  não participam na infecção. Cada parasita fêmea pode gerar mais de 1000 larvas  durante 4 a 6 semanas depois das quais morre e é digerida. As larvas são  transportadas por todo o organismo através dos vasos linfáticos e da corrente  sanguínea. As larvas que conseguem alcançar os músculos penetram-nos e causam  inflamação. Ao fim de três meses enquistam-se. Os músculos da língua, os dos  olhos e os localizados entre as costelas são os mais susceptíveis à infecção. O  ciclo evolutivo conclui-se quando o tecido infectado de um animal é ingerido por  outro.


Alimentos em que a presença de Trichinella spiralis é mais frequente
A carne de porco ou os seus derivados consumidos crus ou cozinhados de forma  insuficiente são os principais alimentos associados a esta infecção. Em casos  raros, a infecção foi contraída pelo consumo de carne de javali, de urso e de  alguns mamíferos marinhos.


Principais sintomas de infecção por Trichinella  spiralis
A manifestação de sintomas varia de acordo com número de larvas invasoras,  com os tecidos invadidos e com o estado geral de saúde do hospedeiro. Um ou dois  dias após ingestão de carne infectada surgem os sintomas intestinais podendo o  doente apresentar febre ligeira. Os sintomas da invasão larvar surgem  normalmente 2 a 8 semanas após a infecção. Os sintomas mais comuns são náuseas,  diarreia, vómitos, cansaço, febre e dores abdominais seguidos, enfraquecimento  e, em casos muito graves, complicações cardíacas ou neurológicas.
O  tratamento inclui a administração oral de mebendazol e tiabendazol. Certos  corticosteróides podem ser utilizados para reduzir a inflamação do coração e do  cérebro. Geralmente, as pessoas afectadas recuperam completamente de  triquinose.


Prevenção da contaminação 
A triquinose evita-se cozinhando bem a carne de porco, os seus derivados e  também outras carnes. Alternativamente, as larvas podem ser eliminadas ao  congelar a carne a –15ºC durante 3 semanas ou a –20ºC durante um dia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DE SUA OPINIÃO?