Alimentação Saudável e Segurança Alimentar

Sempre escutamos que uma alimentação equilibrada é essencial para nossa saúde, que devemos realizar de 5 a 6 refeições por dia e que um prato saudável é aquele mais colorido possível. Procuramos seguir essas orientações com disciplina e seriedade, mas muitas vezes, não sabemos as razões dessas atitudes. Precisamos mesmo beber 2 litros de água por dia? Mas como escolher alimentos saudáveis e saber a quantidade em que devem ser consumidor diariamente? Enfim, a Nutrição é uma ciência muito nova, com diversas descobertas a cada dia, e por este motivo ainda não teve tempo de espalhar todas essas suas informações para todo mundo.Com isso, para responder alguma dessas perguntas, foi criada por especialistas um modelo chamado de Pirâmide Alimentar. Ela nada mais é do que a representação gráfica do equilíbrio alimentar.
Esse espaço é dedicado ao conhecimento sobre o mundo da Alimentação. Bem-vindo!

Translate / traduçao de paginas

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Coco contém quase duas vezes mais fibras que farelo de trigo

Fibras ajudam na prevenção de doenças e a limpar o organismo

Muitos alimentos são reconhecidos pela sua grande quantidade de fibras, como frutas, pão integral e farelo de trigo. Mas, um alimento rico nesse tipo de nutriente muitas vezes passa despercebido por quem está em busca de uma dieta mais saudável. O coco é basicamente composto de água, gordura e fibras.

Quando comparadas a de outros alimentos, as fibras do coco são superiores em quantidade e qualidade. Cerca de 70% dos carboidratos do coco encontram-se nas fibras, que não são digeríveis, bom para quem quer ou precisa adotar uma dieta de baixas calorias. O consumo adequado de fibras facilita o trânsito intestinal e a eliminação de resíduos e suas toxinas. Por isso, o consumo de coco deixa mais fácil controlar a multiplicação de bactérias e fungos prejudiciais à saúde.

A atuação das fibras no organismo ajuda a reduzir colesterol e riscos de doença cardíaca, controla pressão alta e combate diabetes e doenças intestinais, como câncer de cólon e síndrome do cólon irritável.

Mas os benefícios do consumo de fibras de coco não param por aí. Pesquisas sugerem que elas podem tratar obesidade, hemorróidas, proteger contra apendicites, diverticulites, hérnia de hiato, cálculo de vesícula, colite, hipoglicemia, câncer de mama e ovário, candidíase, depressão e irritabilidade.

Para quem não sabe as fibras do coco agem como saudável alimento para a flora intestinal. Adote-as em sua dieta. Indico o uso diário de uma ou duas colheres (de sobremesa) ao dia. Você pode misturar com bebidas, sopas, cereais quentes, sorvete etc. Estudo recente, que acrescentou oito a nove gramas de fibras ao consumo médio, apontou redução de 21% de risco de ataque cardíaco. Para isso basta substituir pão branco por pão integral ou cereal em grãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DE SUA OPINIÃO?