Alimentação Saudável e Segurança Alimentar

Sempre escutamos que uma alimentação equilibrada é essencial para nossa saúde, que devemos realizar de 5 a 6 refeições por dia e que um prato saudável é aquele mais colorido possível. Procuramos seguir essas orientações com disciplina e seriedade, mas muitas vezes, não sabemos as razões dessas atitudes. Precisamos mesmo beber 2 litros de água por dia? Mas como escolher alimentos saudáveis e saber a quantidade em que devem ser consumidor diariamente? Enfim, a Nutrição é uma ciência muito nova, com diversas descobertas a cada dia, e por este motivo ainda não teve tempo de espalhar todas essas suas informações para todo mundo.Com isso, para responder alguma dessas perguntas, foi criada por especialistas um modelo chamado de Pirâmide Alimentar. Ela nada mais é do que a representação gráfica do equilíbrio alimentar.
Esse espaço é dedicado ao conhecimento sobre o mundo da Alimentação. Bem-vindo!

Translate / traduçao de paginas

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

A importância dos alimentos nutricionais

Eles estão associados à diminuição dos riscos de doenças crônicas

São aqueles alimentos que contêm substâncias ou nutrientes que fornecem benefício à saúde, seja como prevenção ou tratamento de doenças. De maneira geral, os alimentos funcionais são considerados promotores de saúde e podem. Isso ocorre porque em sua composição são encontrados compostos bioativos, capazes de atuar como moduladores dos processos metabólicos, prevenindo o surgimento precoce de doenças degenerativas. Dessa forma, está cada vez mais claro, que existe uma relação entre os alimentos que consumimos e nossa saúde.
Exemplo de alimentos funcionais com eficácia comprovada:

Soja: 
Possui fitoestrogenos como as isoflavonas (principalmente genisteína e dadzeína), que reduz o mau colesterol (HDL) e as triglicérides, e aumenta o LDL. Além de prevenir contra vários cânceres, como o de mama, colo do útero, estomaga reto próstata e controlar os sintomas da menopausa. O molho de soja e o óleo de soja não contêm isoflavonas.

Alho:
 
Possui vários fito química como alicina, compostos sulfurados e 
outros. Tem ação antiinflamatória e ajuda no controle de colesterol, além de possuir atividades antivirais, antiparasitárias, antibacterianas e antifúngicas. Muitos estudos também têm demonstrado a ação hipotensora, antiplaquetária e hipoglicemiante do alho. Os compostos ativos do alho são sensíveis ao calor.

Cebola: 
Além dos compostos que tem no alho, a cebola possui uma substância chamada glucoquinina, uma espécie de insulina natural, ajudando no controle da diabetes.

Tomate: 
 É rico em licopeno, um antioxidante com propriedades anticancerígenas, e também em carotenóide, responsável pela cor vermelha. Assim como o tomate, a goiaba vermelha, a melancia, e a pitanga também possuem licopeno. Cozido, o tomate tem potencia ainda maior.
Brócolis, repolho, couve, couve-flor, couve de Bruxelas e nabo: Alimentos que pertencem à família das crucíferas, que além de terem altos valores nutricionais, têm propriedades funcionais anticancerígenas devido à presença dos fitos químicos glicosinolatos.

Peixes: 
Possuem o ácido graxo ômega-3, que atuam na prevenção e controle do bloqueio de artérias, evitando tanto a trombose coronária quanto a cerebral.

Chá verde: 
 Além de ser rico em vitamina k, ele possui compostos polifenólicos antioxidantes, como catequinas e flavóides, que ajudam na prevenção do envelhecimento, na redução do câncer de estômago e aumentam o gasto energético.

Uva e Vinho: 
Possuem um composto fenólico chamado resveratrol. Esta substância é produzida pelas videiras para proteger as uvas contra infecção por fungos, sendo que a maior quantidade de resveratrol é encontrada nas uvas vermelho-roxas escuras, conseqüentemente nos vinhos tintos. Há ainda substâncias como a luteonina e a quercitina, que também têm grande ação antioxidante e protegem o coração.

Alcachofra e chicória: 
Possuem uma substância chamada inulina, que tem a ação de favorecer o crescimento das boas bactérias no intestino, principalmente as bifidobactérias e lactobacilos, sendo, portanto chamada de prebiótico.

Leguminosas: 
Possuem baixo teor de gordura e são excelentes fontes de proteínas, fibras, vitaminas, minerais e fitos químicos como saponinas, isoflavonas e fruto oligossacarídeos, com propriedades funcionais de antioxidantes e anticancerígenos.
Podem ser consumidos pela maioria das pessoas, mas desde que sejam respeitados possíveis problemas individuais, por exemplo: pacientes com ácido úrico aumentado não podem exagerar na ingestão de peixes. A dor de cabeça da enxaqueca pode sim ser desencadeada por alimentos, como queijos e chocolates devido à presença de uma substância chamada TIRAMINA e há sim vários quadros clínicos causados por alergia à lactose do leite de vaca ou à caseína, onde os sintomas geram desconforto abdominal, com muita distensão e em crianças pode ser responsável por otites.
Para descobrir se estamos consumindo alimentos que não se adaptam ao nosso organismo, uma consulta médica pode ser bastante útil e também existem testes de alergia que podem ser feitos em laboratórios. Os médicos capacitados para esta avaliação são: imunologista, endocrinologista e gastroenterologista (de preferência o que fez especialização em nutrologia).
ALIMENTOS
PRÓS
CONTRAS
Soja
Melhora o colesterol
Previne câncer
Melhora sintomas de menopausa
Não há, a não ser pelo gosto que alguns não aprovam
Leite
Ótima fonte de cálcio e proteínas
Intolerância à lactose
alergias
Pão integral
Rico em fibras auxilia no funcionamento intestinal
Boa fonte de energia (carboidrato)
Intolerância ao glúten (Doença Celíaca)
Peixe
Boa fonte de proteínas e ômega 3 que faz bem ao coração
Ácido úrico elevado
alergias
Tomate
Rico em licopeno que é antioxidante e ajuda a prevenir câncer de próstata
Acidez gástrica
Grãos integrais
Ótimas fontes de proteína e minerais, além de fibras
Fermentação intestinal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DE SUA OPINIÃO?