Alimentação Saudável e Segurança Alimentar

Sempre escutamos que uma alimentação equilibrada é essencial para nossa saúde, que devemos realizar de 5 a 6 refeições por dia e que um prato saudável é aquele mais colorido possível. Procuramos seguir essas orientações com disciplina e seriedade, mas muitas vezes, não sabemos as razões dessas atitudes. Precisamos mesmo beber 2 litros de água por dia? Mas como escolher alimentos saudáveis e saber a quantidade em que devem ser consumidor diariamente? Enfim, a Nutrição é uma ciência muito nova, com diversas descobertas a cada dia, e por este motivo ainda não teve tempo de espalhar todas essas suas informações para todo mundo.Com isso, para responder alguma dessas perguntas, foi criada por especialistas um modelo chamado de Pirâmide Alimentar. Ela nada mais é do que a representação gráfica do equilíbrio alimentar.
Esse espaço é dedicado ao conhecimento sobre o mundo da Alimentação. Bem-vindo!

Translate / traduçao de paginas

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Frutose pode ser responsável pelo aumento da pressão arterial

O açúcar, contido em doces e refrigerantes, é prejudicial para os vasos sanguíneos

Estudo revela que a substância denominada frutose, muito utilizada em doces e refrigerantes com açúcar, pode ser uma das responsáveis pelo aumento da pressão arterial de pessoas saudáveis. Segundo Diana Jalal, professora assistente do curso de Medicina na Universidade do Colorado, e sua equipe, enquanto estudos anteriores relacionaram o consumo de refrigerantes com açúcar e o aumento da pressão arterial em adolescentes, a pesquisa atual estabeleceu relação entre o aumento da pressão arterial com o consumo de frutose partindo da alimentação total e não de um alimento isolado, como o refrigerante.

A equipe analisou mais de 4.500 adultos com idades a partir de 18 anos, que haviam participado do National Health and Nutrition Examination Survey (NHANES) em 2003 e 2006, sendo que nenhum deles possuía histórico de pressão alta. Os adultos participantes responderam perguntas sobre a alimentação e, com base nessas respostas, foi calculado a ingestão de frutose. Dentre os alimentos que possuem frutose - sucos de frutas, refrigerantes, doces e produtos de padaria - somente as frutas in natura não foram incluídas, pelo fato de conterem antioxidantes, potássio e outras substâncias que neutralizam o efeito da frutose no organismo.

Nos resultados, os pesquisadores identificaram que a ingestão de frutose média dos avaliados foi de 74 gramas por dia, cerca de ingestão de 2,5 refrigerantes com açúcar na composição. Segundo os pesquisadores, esta quantidade é suficiente para elevar a pressão arterial.

Quando o estudo levou em conta fatores determinantes, como idade, nível de atividade física, quantidade de calorias consumidas ao dia e quantidade de sal ingerido, os pesquisadores encontraram relação entre a alta taxa de frutose e maior pressão arterial.

A ingestão de 74 gramas ao dia aumenta em 36% as chances de pressão arterial de 140/90 mmHg, enquanto o ideal seria inferior a 120/80 mmHg.

Segundo os pesquisadores, o real motivo pela frutose aumentar a pressão arterial não foi analisado, mas possivelmente a relação existente seja resultado da frutose reduzir a produção de óxido nítrico, responsável pelo relaxamento e dilatação dos vasos sanguíneos. Além disso, a frutose também aumenta a quantidade de ácido úrico no sangue, fazendo com que os rins absorvam mais sal, contribuindo para o aumento da pressão sanguínea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DE SUA OPINIÃO?