Alimentação Saudável e Segurança Alimentar

Sempre escutamos que uma alimentação equilibrada é essencial para nossa saúde, que devemos realizar de 5 a 6 refeições por dia e que um prato saudável é aquele mais colorido possível. Procuramos seguir essas orientações com disciplina e seriedade, mas muitas vezes, não sabemos as razões dessas atitudes. Precisamos mesmo beber 2 litros de água por dia? Mas como escolher alimentos saudáveis e saber a quantidade em que devem ser consumidor diariamente? Enfim, a Nutrição é uma ciência muito nova, com diversas descobertas a cada dia, e por este motivo ainda não teve tempo de espalhar todas essas suas informações para todo mundo.Com isso, para responder alguma dessas perguntas, foi criada por especialistas um modelo chamado de Pirâmide Alimentar. Ela nada mais é do que a representação gráfica do equilíbrio alimentar.
Esse espaço é dedicado ao conhecimento sobre o mundo da Alimentação. Bem-vindo!

Translate / traduçao de paginas

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Alcatra, filé mignon e maminha são opções de carnes mais magras

Saiba como ir a um churrasco sem comprometer sua alimentação.
Petiscos e acompanhamentos mais light ajudam a manter o controle
Quando você pensa em churrasco, o que vem à sua cabeça? Aquela picanha suculenta, com uma capa de gordura, muitos acompanhamentos e bebidas? Pois saiba que é possível comer carne de forma mais light e saudável.
Segundo a especialista, O endocrinologista Alfredo Halpern e a nutricionista Rosana Raele;dão dicas para você não passar do ponto ; sem se dar conta, uma pessoa pode consumir até 2 mil calorias em um único churrasco – e essa é, em geral, a quantidade diária recomendada para um dia inteiro. Isso sem contar o valor calórico das bebidas, que disparam a soma. Uma lata de cerveja, por exemplo, equivale a um pão francês.
Alcatra, filé mignon, maminha, fraldinha e baby beef são opções de carnes mais magras. E é melhor comê-las mais mal passadas do que assadas demais, já que podem conter substâncias tóxicas, de acordo com Halpern.
Evite o consumo excessivo de carnes muito gordas, como cupim, costela, picanha e linguiça. A gordura da picanha deve ser retirada, pois é uma gordura saturada (responsável pelo aumento do colesterol e dos triglicérides) e com muito valor calórico.
Procure não exagerar também nos aperitivos e nas bebidas alcoólicas. O álcool abre o apetite e faz as pessoas beliscarem sem parar. Opte por um copo de caipirinha com adoçante ou fique com, no máximo, duas latinhas de cerveja. Refrigerante light e chá pronto light estão liberados, mas sem exagero.
O sal grosso é mais indicado que o refinado na hora de temperar o churrasco. Use uma colher de sopa de sal para cada peça de carne – que, se ficar muito salgada, dará mais sede.
Além do sal, são bem-vindos temperos como: alecrim, salsa, orégano, pimenta-do-reino e alho. Salpicar folhas de alecrim sobre o carvão na churrasqueira ajuda a salientar os sabores e, com isso, reduzir o sal e molhos gordurosos.  
O consultor também destacou que, para cada dia de churrasco, são indicados três de moderação. O ideal é fazer isso no máximo uma vez por mês, mas, se for possível ter opções melhores, dá para comer mais vezes. Dessa forma, uma vez por semana pode ser liberada, duas é ruim e três ou mais é “mortal”.
Em 2010, os brasileiros consumiram individualmente 35 quilos de carne bovina, 44,7 quilos de aves e 14,3 quilos de suínos.
Uma alternativa é assar na grelha peixes como salmão, tainha, pintado ou sardinha (com cerca de 200 kcal cada). Eles são ricos em ômega 3 e têm menos gordura que as carnes vermelhas.
Tempere o peixe com sal e limão. Coloque-o no papel-alumínio, cubra com rodelas de tomate, cebola e demais vegetais de sua preferência. Quando o peixe estiver quase pronto, abra o papel-alumínio e regue com azeite de oliva (que não deve ser colocado no início da preparação, para não perder suas propriedades antioxidantes após a saturação da gordura pelo calor).
A digestão da carne no estômago leva de cerca de 3 a 4 horas, segundo Halpern.
Calorias/porções das carnes mais usadas no churrasco:
 - Alcatra (2 fatias finas) = 200 calorias
 - Filé mignon (2 fatias finas) = 200 calorias
 - Maminha (2 fatias finas) = 220 calorias
 - Picanha sem a gordura (2 fatias finas) = 260 calorias
 - Costela sem osso (1 pedaço de 80g) = 300 calorias
 - Linguiça de porco (1 unidade) = 200 calorias
 - Asa de frango (1 unidade) = 70 calorias
 - Espetinho de coração (8 a 10 unidades) = 130 calorias
 - Sobrecoxa de frango (1 unidade) = 190 calorias
 - Linguiça de frango (1 unidade) = 160 calorias
 - Pintado (1 posta) ou salmão = 200 calorias
 - Sardinha (1 unidade) = 120 calorias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DE SUA OPINIÃO?