Alimentação Saudável e Segurança Alimentar

Sempre escutamos que uma alimentação equilibrada é essencial para nossa saúde, que devemos realizar de 5 a 6 refeições por dia e que um prato saudável é aquele mais colorido possível. Procuramos seguir essas orientações com disciplina e seriedade, mas muitas vezes, não sabemos as razões dessas atitudes. Precisamos mesmo beber 2 litros de água por dia? Mas como escolher alimentos saudáveis e saber a quantidade em que devem ser consumidor diariamente? Enfim, a Nutrição é uma ciência muito nova, com diversas descobertas a cada dia, e por este motivo ainda não teve tempo de espalhar todas essas suas informações para todo mundo.Com isso, para responder alguma dessas perguntas, foi criada por especialistas um modelo chamado de Pirâmide Alimentar. Ela nada mais é do que a representação gráfica do equilíbrio alimentar.
Esse espaço é dedicado ao conhecimento sobre o mundo da Alimentação. Bem-vindo!

Translate / traduçao de paginas

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Nhoque de mandioca












INGREDIENTES:

Para a massa:

2 xícaras de chá de massa de mandioca cozida espremida

2 colheres de sopa de queijo ralado

1 ovo

1 colher de sopa de margarina

4 colheres de sopa de farinha de trigo

2 colheres de sopa de cheiro verde

sal a gosto

Para o molho:

1 pitada de orégano

1 cebola grande ralada

1 colher de sopa de óleo

4 tomates maduros, sem pele e sem sementes

1 tablete de caldo de galinha esfarelado

1 colher de massa de tomate

2 colheres de sopa de queijo ralado

2 colheres de sopa de cheiro verde


MODO DE PREPARO:

Cozinhe a mandioca. Em menos de meia hora de fervura a mandioca fica molinha e pronta para servir de base para o nhoque. Esprema bem a mandioca, que na receita ocupa o lugar da batata, até virar uma massa e misture os outros ingredientes. Coloque a farinha de trigo e mexa. Adicione, então, o ovo, a margarina e o sal. Se a massa ficar mole, coloque um pouquinho mais de farinha de trigo. Misture com as mãos. Em cima de uma superfície com farinha, enrole as tirinhas e corte em pedacinhos. Cozinhe em água quente. Quando o nhoque subir na panela coloque na água gelada para dar o choque térmico. Assim ele não gruda, fica soltinho.

Para fazer o molho, refogue todos os ingredientes e deixe tudo cozinhar até quase desmanchar.

Depois é só arrumar na travessa o nhoque. Jogue o molho por cima, polvilhe queijo ralado e está pronto para ir ao forno. Depois de gratinar, o prato está pronto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DE SUA OPINIÃO?