Alimentação Saudável e Segurança Alimentar

Sempre escutamos que uma alimentação equilibrada é essencial para nossa saúde, que devemos realizar de 5 a 6 refeições por dia e que um prato saudável é aquele mais colorido possível. Procuramos seguir essas orientações com disciplina e seriedade, mas muitas vezes, não sabemos as razões dessas atitudes. Precisamos mesmo beber 2 litros de água por dia? Mas como escolher alimentos saudáveis e saber a quantidade em que devem ser consumidor diariamente? Enfim, a Nutrição é uma ciência muito nova, com diversas descobertas a cada dia, e por este motivo ainda não teve tempo de espalhar todas essas suas informações para todo mundo.Com isso, para responder alguma dessas perguntas, foi criada por especialistas um modelo chamado de Pirâmide Alimentar. Ela nada mais é do que a representação gráfica do equilíbrio alimentar.
Esse espaço é dedicado ao conhecimento sobre o mundo da Alimentação. Bem-vindo!

Translate / traduçao de paginas

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

O que são tocotrienóis e quais são seus efeitos na saúde humana?



 
Os tocotrienóis pertencem à família da vitamina E, que apresenta quatro homólogos (alfa, beta, gama e delta). Apesar de o tocoferol ser o membro da vitamina E mais conhecido, pois o tocotrienol foi descoberto mais recentemente, o tocotrienol tem poder antioxidante maior do que o tocoferol.

Estudos demonstram que o tocotrienol pode inibir o dano oxidativo induzido por lípidos e proteínas de maneira mais efetiva. Além disso, o tocotrienol reduz a biossíntese de colesterol por degradação da enzima HMG-CoA redutase, enzima fundamental para a síntese de colesterol.
Pesquisas sugerem que os tocotrienóis possuem propriedades antidiabéticas, hipolipemiantes, antiaterogênica, reguladora da pressão arterial, neuroprotetora e anti-inflamatória, oferecendo proteção contra a doença de Alzheimer e de Parkinson. Os tocotrienóis também exercem propriedades anticâncer por meio de parada do ciclo celular, indução de apoptose e inibição da angiogênese.
Os tocotrienóis são encontrados no óleo de palma e de farelo de arroz, enquanto o girassol, amendoim, nozes, gergelim e azeite de oliva contêm apenas tocoferóis. Outras fontes naturais de tocotrienóis incluem o óleo de coco, manteiga de cacau, soja, cevada e germe de trigo.
Diversos estudos na literatura sugerem que o uso terapêutico dos tocotrienóis é promissor. Entretanto, muitos desses estudos ainda são pré-clínicos, in vitro e in vivo, sendo necessárias mais evidências dos seus benefícios em seres humanos.

Fonte: http://www.nutritotal.com.br/perguntas/?acao=bu&id=697&categoria=28

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DE SUA OPINIÃO?