Alimentação Saudável e Segurança Alimentar

Sempre escutamos que uma alimentação equilibrada é essencial para nossa saúde, que devemos realizar de 5 a 6 refeições por dia e que um prato saudável é aquele mais colorido possível. Procuramos seguir essas orientações com disciplina e seriedade, mas muitas vezes, não sabemos as razões dessas atitudes. Precisamos mesmo beber 2 litros de água por dia? Mas como escolher alimentos saudáveis e saber a quantidade em que devem ser consumidor diariamente? Enfim, a Nutrição é uma ciência muito nova, com diversas descobertas a cada dia, e por este motivo ainda não teve tempo de espalhar todas essas suas informações para todo mundo.Com isso, para responder alguma dessas perguntas, foi criada por especialistas um modelo chamado de Pirâmide Alimentar. Ela nada mais é do que a representação gráfica do equilíbrio alimentar.
Esse espaço é dedicado ao conhecimento sobre o mundo da Alimentação. Bem-vindo!

Translate / traduçao de paginas

domingo, 29 de abril de 2012

Fique de bem com a balança


 Comece bem o dia tomando um bom café da manhã. Esta é uma das refeições mais importantes, pois é ela que te dá energia e ajuda a garantir um rendimento melhor nos estudos e no trabalho.
Organize, no mínimo, cinco refeições diárias, sendo três principais e as outras duas intermediárias com pequenos lanchinhos. Assim, você não fica com muita fome em nenhum momento e não exagera na quantidade nas refeições principais.
Coma com calma e mastigue bem. A mastigação faz toda a diferença para uma boa digestão. Além disso, refeições tranquilas e sem pressa dão tempo ao cérebro para perceber a sensação de satisfação e controlar mais facilmente a ansiedade.
Em relação à digestão, o funcionamento adequado do intestino também ajuda na saúde e bem-estar. Para isso, o consumo de alimentos ricos em fibras colabora muito. Alguns exemplos são os cereais e produtos integrais, como pães, biscoitos, arroz e massas integrais. As frutas, verduras e legumes também são fontes de fibras, principalmente se forem consumidos crus e com casca.
O consumo de fibras requer outro detalhe: caprichar no consumo de líquidos. Por isso, não se esqueça de tomar água, sucos e chás. E, para finalizar: mantenha-se ativo. Pratique atividades físicas regularmente para balancear o gasto com o consumo calórico. Os exercícios, assim como uma alimentação balanceada, são fundamentais para a manutenção da sua saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DE SUA OPINIÃO?