Alimentação Saudável e Segurança Alimentar

Sempre escutamos que uma alimentação equilibrada é essencial para nossa saúde, que devemos realizar de 5 a 6 refeições por dia e que um prato saudável é aquele mais colorido possível. Procuramos seguir essas orientações com disciplina e seriedade, mas muitas vezes, não sabemos as razões dessas atitudes. Precisamos mesmo beber 2 litros de água por dia? Mas como escolher alimentos saudáveis e saber a quantidade em que devem ser consumidor diariamente? Enfim, a Nutrição é uma ciência muito nova, com diversas descobertas a cada dia, e por este motivo ainda não teve tempo de espalhar todas essas suas informações para todo mundo.Com isso, para responder alguma dessas perguntas, foi criada por especialistas um modelo chamado de Pirâmide Alimentar. Ela nada mais é do que a representação gráfica do equilíbrio alimentar.
Esse espaço é dedicado ao conhecimento sobre o mundo da Alimentação. Bem-vindo!

Translate / traduçao de paginas

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Vinho e o coração


O vinho tinto possui substâncias chamadas de flavonóides, que atuam na estabilidade da parede dos vasos sanguíneos, diminuindo a possibilidade de acúmulo de placas de gordura nesses vasos. Em outras palavras, isso quer dizer que, com a diminuição da formação de placas, pode-se evitar , por exemplo, o temido infarto. A obstrução coronária leva à isquemia, que é a diminuição ou falta total de oxigênio no músculo do coração, e isso se traduz por doenças como angina (dor no peito) e infarto que pode inclusive matar imediatamente.
O vinho, assim como também o suco puro da uva, contém outro grupo de substâncias químicas, os polifenóis, que atuam numa enzima vaso-protetora presente no coração que sintetiza o óxido nítrico , outro importante elemento para estabilizar as placas de gordura.
O que são polifenóis?
Os polifenóis são componentes naturais de uma ampla variedade de plantas e são conhecidos com metabólitos secundários. Fontes alimentares de polifenóis incluem cebola, maçã, chá, vinho tinto, uvas vermelhas, suco de uva, morango e certas nozes. Os polifenóis podem ser classificados em flavonóides e não-flavonóides.
O vinho deve ser consumido com moderação 250 ml diariamente e não tem nenhum efeito o consumo de uma garrafa de vinho num final de semana. A moderação tanto no consumo do vinho quanto na alimentação é que produzem o resultado positivo final na saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DE SUA OPINIÃO?