Alimentação Saudável e Segurança Alimentar

Sempre escutamos que uma alimentação equilibrada é essencial para nossa saúde, que devemos realizar de 5 a 6 refeições por dia e que um prato saudável é aquele mais colorido possível. Procuramos seguir essas orientações com disciplina e seriedade, mas muitas vezes, não sabemos as razões dessas atitudes. Precisamos mesmo beber 2 litros de água por dia? Mas como escolher alimentos saudáveis e saber a quantidade em que devem ser consumidor diariamente? Enfim, a Nutrição é uma ciência muito nova, com diversas descobertas a cada dia, e por este motivo ainda não teve tempo de espalhar todas essas suas informações para todo mundo.Com isso, para responder alguma dessas perguntas, foi criada por especialistas um modelo chamado de Pirâmide Alimentar. Ela nada mais é do que a representação gráfica do equilíbrio alimentar.
Esse espaço é dedicado ao conhecimento sobre o mundo da Alimentação. Bem-vindo!

Translate / traduçao de paginas

sábado, 21 de setembro de 2013

BAUNILHA






A baunilha é a vagem de uma enorme orquídea trepadeira originária do Sul do México e da América central, que foi levada para a Europa pelos espanhóis. Como  toda flor precisa ser polinizada por inseto. Hoje em dia a baunilha é também cultivada em países como Madagascar, Porto rico e Brasil. Foram os astecas que desenvolveram a técnica de curar as favas, fermentado-as e secando-as diversas vezes, pois quanto mais lento  o processo melhor a qualidade da vanilina branca cristalizada que lhes dá sabor. As melhores favas são flexíveis, mas resistentes de cor-castanho-escura e cobertas por uma camada de cristais aromáticos.
A melhor forma de produzir a essência  natural de baunilha é pela infusão das favas trituradas em álcool, e as favas quebradiças e secas devem se evitadas.
A essência natural vai bem no chocolate,café, em doces, em glacê, tortas, sobremesas e nas aplicações em confeitaria, pode ser utilizada também na cozinha em pratos de carnes, aves, peixe legumes e frutos do mar.

Fonte: Linguanotto Neto et al. Misturando sabores: receitas e harmonização de ervas e especiarias, rio de janeiro, Senac Nacional,2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DE SUA OPINIÃO?