A baunilha é a vagem de uma enorme orquídea trepadeira originária do Sul do México e da América central, que foi levada para a Europa pelos espanhóis. Como toda flor precisa ser polinizada por inseto. Hoje em dia a baunilha é também cultivada em países como Madagascar, Porto rico e Brasil. Foram os astecas que desenvolveram a técnica de curar as favas, fermentado-as e secando-as diversas vezes, pois quanto mais lento o processo melhor a qualidade da vanilina branca cristalizada que lhes dá sabor. As melhores favas são flexíveis, mas resistentes de cor-castanho-escura e cobertas por uma camada de cristais aromáticos.
A melhor forma de produzir a essência natural de baunilha é pela infusão das favas trituradas em álcool, e as favas quebradiças e secas devem se evitadas.
A essência natural vai bem no chocolate,café, em doces, em glacê, tortas, sobremesas e nas aplicações em confeitaria, pode ser utilizada também na cozinha em pratos de carnes, aves, peixe legumes e frutos do mar.
Fonte: Linguanotto Neto et al. Misturando sabores: receitas e harmonização de ervas e especiarias, rio de janeiro, Senac Nacional,2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DE SUA OPINIÃO?