Alimentação Saudável e Segurança Alimentar

Sempre escutamos que uma alimentação equilibrada é essencial para nossa saúde, que devemos realizar de 5 a 6 refeições por dia e que um prato saudável é aquele mais colorido possível. Procuramos seguir essas orientações com disciplina e seriedade, mas muitas vezes, não sabemos as razões dessas atitudes. Precisamos mesmo beber 2 litros de água por dia? Mas como escolher alimentos saudáveis e saber a quantidade em que devem ser consumidor diariamente? Enfim, a Nutrição é uma ciência muito nova, com diversas descobertas a cada dia, e por este motivo ainda não teve tempo de espalhar todas essas suas informações para todo mundo.Com isso, para responder alguma dessas perguntas, foi criada por especialistas um modelo chamado de Pirâmide Alimentar. Ela nada mais é do que a representação gráfica do equilíbrio alimentar.
Esse espaço é dedicado ao conhecimento sobre o mundo da Alimentação. Bem-vindo!

Translate / traduçao de paginas

segunda-feira, 12 de março de 2012

Arroz e Feijão - Uma combinação Perfeita

Existe um prato mais completo e saboroso do que o nosso famoso "arroz e feijão"? Quem é que nunca ouviu pessoas que viajam por muito tempo para longe do Brasil dizendo que aquilo que mais sentem falta do país é o "arroz com feijão da mamãe"?
Pois é: esse prato, além de muito saboroso é muito saudável também. O arroz possui várias vitaminas do complexo B, carboidrato, potássio e cálcio, e o feijão, por sua vez, é um alimento rico em proteínas, ferro, vitaminas do complexo B e demais minerais fundamentais para o bom funcionamento do organismo.
A combinação destes dois alimentos é perfeita, pois além de fornecerem diversos nutrientes, os aminoácidos que faltam em um alimento, você encontra em outro.
Por exemplo: o arroz é pobre no aminoácido lisina, que por sua vez é encontrado em abundância no feijão. Já o aminoácido metionina é encontrado em pequenas quantidades no feijão, mas está presente no arroz.
Além disso, o arroz branco sozinho pode causar o aumento de glicose no sangue, porém com a presença do feijão esse índice glicêmico pode ser diminuído, pela quantidade de fibras presentes nos grãos. Não é um "casal perfeito"?
E o melhor de tudo: o Brasil tem o privilégio de ter plantações de vários tipos de feijão. E o arroz? Também podemos variar nosso cardápio com arroz branco, parboilizado, integral e tornar nossa alimentação variada e saborosa!
E, de quebra, conseguimos colaborar para a renovação celular, construção de nossos tecidos e um bom funcionamento intestinal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DE SUA OPINIÃO?