Alimentação Saudável e Segurança Alimentar

Sempre escutamos que uma alimentação equilibrada é essencial para nossa saúde, que devemos realizar de 5 a 6 refeições por dia e que um prato saudável é aquele mais colorido possível. Procuramos seguir essas orientações com disciplina e seriedade, mas muitas vezes, não sabemos as razões dessas atitudes. Precisamos mesmo beber 2 litros de água por dia? Mas como escolher alimentos saudáveis e saber a quantidade em que devem ser consumidor diariamente? Enfim, a Nutrição é uma ciência muito nova, com diversas descobertas a cada dia, e por este motivo ainda não teve tempo de espalhar todas essas suas informações para todo mundo.Com isso, para responder alguma dessas perguntas, foi criada por especialistas um modelo chamado de Pirâmide Alimentar. Ela nada mais é do que a representação gráfica do equilíbrio alimentar.
Esse espaço é dedicado ao conhecimento sobre o mundo da Alimentação. Bem-vindo!

Translate / traduçao de paginas

terça-feira, 6 de março de 2012

Robalo marinado com cupuaçu e arroz


Ingredientes:
Para a base de cupuaçu:
500g de polpa de fruta de cupuaçu
1kg de açúcar

Modo de Preparo:
Cozinhe a polpa de cupuaçu com o açúcar em uma panela de ferro em fogo baixo por 30 minutos. Mexa constantemente até ficar com a consistência de um doce.

Para peixe e molho:
6 filés de robalo com 200g cada temperado com sal e pimenta (a gosto)
500ml de caldo de peixe
300ml de polpa de cupuaçu feita com açúcar
1 xícara de vinho branco
300g de castanha-do-Pará  fatiadas finamente em diagonal
500g de arroz branco
200g de jambo já cozido em água 

Para marinada:
½ litro de vinho branco
4 dentes de alho amassados
suco de dois limões
4 ramos de tomilho
½ xícara de azeite
1 ramo de alecrim
½ xícara de água  

Modo de Preparo:
Misture os ingredientes da marinada e cubra os filés de peixe e deixe na geladeira pelo menos uma noite. Pegue 30ml do doce de cupuaçu, agregue o caldo de peixe, o vinho branco e cozinhe por aproximadamente 20 minutos em fogo médio. Deixe enfriar e bata no liquidificador. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Tire o peixe da marinada e reserve a marinada. Coloque o peixe em uma assadeira com um pouco do caldo da marinada para o peixe não ressecar; cubra com papel alumínio e deixe cozinhar em forno a 180 a 200°C por 15 minutos. Refogue o alho em azeite e adicione o jambo cortado. Refogue mais um pouco e adicione o arroz branco já cozido como preferir e misture tudo. Quando o peixe estiver cozido, cubra com castanhas-do-Pará  cortadas formando uma escama. Leve ao forno de novo sem papel para dourar as castanhas e a superfície do peixe por uns 5 minutos. No momento de colocar no prato, cubra o peixe com o molho de cupuaçu e sirva com o arroz . 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DE SUA OPINIÃO?