Alimentação Saudável e Segurança Alimentar

Sempre escutamos que uma alimentação equilibrada é essencial para nossa saúde, que devemos realizar de 5 a 6 refeições por dia e que um prato saudável é aquele mais colorido possível. Procuramos seguir essas orientações com disciplina e seriedade, mas muitas vezes, não sabemos as razões dessas atitudes. Precisamos mesmo beber 2 litros de água por dia? Mas como escolher alimentos saudáveis e saber a quantidade em que devem ser consumidor diariamente? Enfim, a Nutrição é uma ciência muito nova, com diversas descobertas a cada dia, e por este motivo ainda não teve tempo de espalhar todas essas suas informações para todo mundo.Com isso, para responder alguma dessas perguntas, foi criada por especialistas um modelo chamado de Pirâmide Alimentar. Ela nada mais é do que a representação gráfica do equilíbrio alimentar.
Esse espaço é dedicado ao conhecimento sobre o mundo da Alimentação. Bem-vindo!

Translate / traduçao de paginas

sábado, 10 de março de 2012

Super alimentos: saiba o que não pode faltar no seu prato

  Cupuaçu

Antioxidante. Da família do cacau, o cupuaçu está sendo chamado de superfruta por suas propriedades antioxidantes. Rico em ácidos graxos e vitaminas B1, B2, B3, o cupuaçu contém nove antioxidantes importantes para combater a formação dos radicais livres, incluindo as vitaminas A e C. 



Alcachofra-de-jerusalém
Antioxidante. Em geral, as alcachofras são ricas em ferro e antioxidantes. Com sabor doce, semelhante às nozes, a variedade de Jerusalém possui os mais altos níveis de ferro, prevenindo a anemia e combatendo a fadiga. Também é uma boa fonte de inulina, um hidrato de carbono que não faz elevar os níveis de açúcar no sangue, o que a torna um alimento recomendado para os diabéticos.


Alho negro
Previne o câncer. Para adquirir sua cor, o alho negro é envelhecido em um processo de fermentação que dura um mês. Ele contém o dobro de antioxidantes que o alho tradicional, além de altos níveis de s-alilcisteína (composto que, segundo estudos recentes, é capaz de minimizar os riscos de desenvolvimento do câncer). Com sabor mais doce que o alho normal, esta versão não possui odor marcante. 


 Chá de kukicha
Alivia sintomas da gastrite. O chá é feito com caules e talos da planta kukicha, erva cultuada no Oriente por suas propriedades medicinais. A bebida melhora as condições do trato gastrointestinal, aliviando náuseas e gastrite. Pobre em cafeína, é indicado para amenizar a ansiedade e equilibrar a pressão arterial. 


Feijão azuki

Previne derrames. Rico em proteínas e pobre em gorduras, o feijão azuki também contém altos níveis de potássio, que ajuda a diminuir o risco de derrames e controla a pressão arterial. Também é uma boa fonte de fibras, que ajudam o intestino a trabalhar corretamente, além de zinco, que protege contra problemas nas articulações e ajuda a manter os estáveis os níveis de açúcar no sangue.


Feno-grego

Reduz o mau colesterol. O feno-grego é indicado para reduzir o mau colesterol, amenizar os sintomas do diabetes, menopausa e cólicas menstruais. Comum na cozinha indiana, pode ser usado como tempero em diferentes pratos.


Manteiga clarificada

fortalece a imunidade. Muito utilizada na culinária indiana, a manteiga clarificada (ou manteiga ghee) estimula o sistema imunológico e evita problemas de estômago ou falta de memória. Deve ser consumida com moderação, já que contém elevado teor de gordura.



Sementes de chia

Reduzem o mau colesterol. Ricas em ômega-3, as sementes de chia previnem doenças cardíacas, reduzem o mau colesterol e equilibram a pressão arterial. Também são indicadas para combater os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce. Consuma as sementes em saladas, sopas e molhos. Aquecidas, se tornam macias para o consumo, mas também é possível encontrá-las em forma de farinha. 


Spirulina
Previne o câncer. Rica em ferro e vitamina B12, a spirulina contém mais vitamina A do que a cenoura. A alga também é repleta de fitoquímicos, que podem minimizar os sintomas da menopausa e da osteoporose, além de reduzir o risco de desenvolver certos tipos de câncer. A pequena planta também é indicada para quem deseja emagrecer. No estômago, a alga se transforma em uma espécie de gel, preenchendo o espaço e saciando a fome.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DE SUA OPINIÃO?