Alimentação Saudável e Segurança Alimentar

Sempre escutamos que uma alimentação equilibrada é essencial para nossa saúde, que devemos realizar de 5 a 6 refeições por dia e que um prato saudável é aquele mais colorido possível. Procuramos seguir essas orientações com disciplina e seriedade, mas muitas vezes, não sabemos as razões dessas atitudes. Precisamos mesmo beber 2 litros de água por dia? Mas como escolher alimentos saudáveis e saber a quantidade em que devem ser consumidor diariamente? Enfim, a Nutrição é uma ciência muito nova, com diversas descobertas a cada dia, e por este motivo ainda não teve tempo de espalhar todas essas suas informações para todo mundo.Com isso, para responder alguma dessas perguntas, foi criada por especialistas um modelo chamado de Pirâmide Alimentar. Ela nada mais é do que a representação gráfica do equilíbrio alimentar.
Esse espaço é dedicado ao conhecimento sobre o mundo da Alimentação. Bem-vindo!

Translate / traduçao de paginas

sexta-feira, 30 de março de 2012

Quais são os principais elementos tóxicos presentes nos alimentos?

Existem diversos elementos tóxicos que podem representar perigo ambiental. Atualmente, os metais pesados (MPs) são os poluentes de maior preocupação, devido aos seus efeitos de maior impacto na saúde dos indivíduos. Os MPs considerados como importantes poluentes ambientais são: arsênio (As), berílio (Be), cádmio (Cd), cromo (Cr), cobre (Cu), mercúrio (Hg), Níquel (Ni), chumbo (Pb), antimônio (Sb) e Zinco (Zn).

Alguns desses elementos são necessários em pequena quantidade no organismo, como cobalto, cobre manganês, molibdênio, vanádio, estrôncio e zinco. Porém, níveis excessivos desses elementos podem ser extremamente tóxicos. Os MPs mais perigosos são Cd, Hg e Pb, pois mesmo presentes em concentrações extremamente baixas são altamente tóxicos para os indivíduos.
No organismo humano, os metais pesados depositam-se no tecido ósseo e adiposo, ocupando o lugar dos minerais essenciais. O consumo de alimentos com altos teores de MPs pode induzir a toxicidade crônica por acúmulo no fígado e rins.
Uma vez no ambiente, os MPs tendem a se acumular, provocando elevação constante de seus níveis, o que pode levar a distúrbios nos processos metabólicos. Uma das principais vias de acesso a esses elementos é a ingestão de vegetais contendo elevadas concentrações de metais pesados, devido à contaminação do solo. Essa contaminação pode ocorrer por diversas fontes, incluindo a deposição atmosférica, adições de fertilizantes, aplicação de lodo de esgoto, composto de lixo urbano e lodos industriais.
Portanto, a indústria agrícola e alimentícia deve monitorar cuidadosamente a contaminação dos alimentos pelos metais pesados, bem como observar, além do teor total, outros parâmetros, como a sua disponibilidade para os alimentos, já que eles podem sofrer interferências dependendo do vegetal cultivado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DE SUA OPINIÃO?