Alimentação Saudável e Segurança Alimentar

Sempre escutamos que uma alimentação equilibrada é essencial para nossa saúde, que devemos realizar de 5 a 6 refeições por dia e que um prato saudável é aquele mais colorido possível. Procuramos seguir essas orientações com disciplina e seriedade, mas muitas vezes, não sabemos as razões dessas atitudes. Precisamos mesmo beber 2 litros de água por dia? Mas como escolher alimentos saudáveis e saber a quantidade em que devem ser consumidor diariamente? Enfim, a Nutrição é uma ciência muito nova, com diversas descobertas a cada dia, e por este motivo ainda não teve tempo de espalhar todas essas suas informações para todo mundo.Com isso, para responder alguma dessas perguntas, foi criada por especialistas um modelo chamado de Pirâmide Alimentar. Ela nada mais é do que a representação gráfica do equilíbrio alimentar.
Esse espaço é dedicado ao conhecimento sobre o mundo da Alimentação. Bem-vindo!

Translate / traduçao de paginas

segunda-feira, 12 de março de 2012

DEIXANDO O CORPO MAIS ATIVO

Dizem que a prática de atividade física deve ser feita diariamente, com roupas apropriadas, com ritmo e respiração controlados e orientada por um profissional. E é verdade! Exercícios físicos, para serem eficientes e causarem benefícios a nossa saúde, precisam ser realizados em um momento especialmente dedicado a eles.
         Porém, além (sim, além!) dos exercícios regulares, podemos tomar algumas atitudes simples que nos deixarão menos preguiçosos com o tempo e ajudam nosso corpo a ficar mais ativo, aumentando nosso metabolismo. No começo você sentirá dificuldade, terá vontade de desistir da idéia, mas persista um pouco e confira os resultados!
1.     Utilize as escadas. Esqueça elevadores e escadas rolantes, em pouco tempo você subirá e descerá com facilidade vários andares. Caso tenha problemas nos joelhos, converse sobre essa atitude com seu médico ou especialista.
2.     Vá caminhando. Faça o seu trajeto (ou parte dele) até o trabalho à pé. Além de economizar com gasolina e contribuir com o meio ambiente e o trânsito urbano, você ativa um pouco os músculos do seu corpo. Lembre-se de usar um calçado confortável e tomar cuidado com buracos e desníveis das calçadas.
3.     Saia para dançar. Não importa o tipo de música, contanto que você mexa bastante o seu corpo e se divirta. Evite consumir bebidas alcoólicas nesse momento, por mais que elas ajudem você a se desinibir, o álcool é altamente calórico e desidrata, ou seja, não vale tanto a pena.
4.     No trabalho, substitua algumas ligações internas por idas até a mesa do seu colega, ou entregue alguns documentos pessoalmente. É importante movimentar-se um pouco para ativar a circulação das pernas, principalmente, que ficam apoiadas sobre a cadeira por muito tempo.
5.     Programas menos sedentários. Experimente trocar programas como assistir filmes, passear de carro ou conversar no telefone por andar de bicicleta no parque, passear com o cachorro na rua, praticar esportes ou brincar na piscina.

São atitudes simples que parecem não caber na correria do dia-a-dia, mas muitas vezes podem até facilitar nossa vida, já reparou que, em um local abarrotado de gente, demoramos mais para conseguir pegar o elevador do que simplesmente subir as escadas? Além disso, seu modo de pensar começará a mudar: "se eu consigo subir 2 lances de escadas, posso caminhar 3 quarteirões até o trabalho", pouco a pouco, seu corpo ficará mais ativo e, assim, queimará calorias com mais facilidade. Experimente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DE SUA OPINIÃO?