Alimentação Saudável e Segurança Alimentar

Sempre escutamos que uma alimentação equilibrada é essencial para nossa saúde, que devemos realizar de 5 a 6 refeições por dia e que um prato saudável é aquele mais colorido possível. Procuramos seguir essas orientações com disciplina e seriedade, mas muitas vezes, não sabemos as razões dessas atitudes. Precisamos mesmo beber 2 litros de água por dia? Mas como escolher alimentos saudáveis e saber a quantidade em que devem ser consumidor diariamente? Enfim, a Nutrição é uma ciência muito nova, com diversas descobertas a cada dia, e por este motivo ainda não teve tempo de espalhar todas essas suas informações para todo mundo.Com isso, para responder alguma dessas perguntas, foi criada por especialistas um modelo chamado de Pirâmide Alimentar. Ela nada mais é do que a representação gráfica do equilíbrio alimentar.
Esse espaço é dedicado ao conhecimento sobre o mundo da Alimentação. Bem-vindo!

Translate / traduçao de paginas

domingo, 25 de novembro de 2012

Nhoque com Cogumelos, Tomate e Alecrim



 Ingredientes:
Massa
200 grama(s) de pão italiano sem casca
2 ovos
260 mililitro (ml) de leite integral
60 grama(s) de farinha de trigo
60 grama(s) de queijo grana padano ralado fino
sal a gosto
azeite extra virgem o quanto necessário 

Molho
1 colher(es) de sopa de funghi secchi
400 grama(s) de cogumelos frescos variados (paris, Portobello,                shiitake e shimeji)
2 tomates pequenos
1 colher(es) de sopa de azeite extra virgem
3 dente(s) de alho picados
300 mililitro (ml) de passata de tomate
300 mililitro (ml) de creme de leite
1 colher(es) de sopa de alecrim fresco picado
sal e pimenta a gosto
queijo grana padano ralado a gosto, para polvilhar 

Modo de Preparo:
Massa
 Pique o pão em cubos grandes e bata-os em um processador ou liquidificador até que fique bem fino. Adicione o ovo e o leite e bata até ficar homogêneo.
Passe a mistura para uma tigela e misture a farinha de trigo, o queijo grana padano e o sal. Coloque a mistura dentro de um saco de confeiteiro sem bico, feche e leve-a à geladeira.
Quando a mistura estiver gelada, coloque uma panela de água ligeiramente salgada para ferver. Esprema a mistura pelo saco de confeiteiro e com uma tesoura ou a ponta de uma faca, corte os nhoques (com cerca de 2 cm), diretamente sobre a água fervente.
 Quando eles subirem à superfície, recolha-os com uma escumadeira, regue com um pouco de azeite e deixe esfriar em uma travessa larga. Reserve.

Dica:
 Caso não se tenha um saco de confeiteiro, use um saco plástico resistente e corte um orifício com cerca de 2 cm em uma das pontas 

Molho
 Cubra os funghi com água morna e deixe descansar por cerca de 30 minutos. Fatie os cogumelos com cerca de 5 mm de espessura.
Retire os talos do shiitake e shimeji e descarte-os. Os cogumelos Paris e portobellos podem ser fatiados com os talos.

Escorra o funghi em uma peneira e reserve a água. Separe os pedaços de funghi e descarte a areia e a poeira que ficara no fundo da peneira. Reserve.
 Corte os tomates em quatro. Descarte as sementes e pique-os em cubos pequenos. Reserve.
Em uma frigideira grande, aqueça bem o azeite e adicione os cogumelos frescos fatiados e o alho. Refogue-os em fogo bem alto até que comecem a parecer úmidos.
Adicione então a passata, a água reservada do funghi e o creme de leite. Tempere tudo com sal e pimenta.
Deixe o molho engrossar até a textura desejada. Adicione então o alecrim, o nhoque e o tomate picado. Deixe cozinhar apenas o suficiente para aquecer o nhoque e o tomate.
Caso o molho tenha engrossado demais, dilua com um pouco de água ou leite. Corrija o tempero e sirva polvilhado com queijo grana padano ralado na hora.
Fonte: http://comidasebebidas.uol.com.br/receitas/2011/07/29/nhoque-com-cogumelos-tomate-e-alecrim.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DE SUA OPINIÃO?