Alimentação Saudável e Segurança Alimentar

Sempre escutamos que uma alimentação equilibrada é essencial para nossa saúde, que devemos realizar de 5 a 6 refeições por dia e que um prato saudável é aquele mais colorido possível. Procuramos seguir essas orientações com disciplina e seriedade, mas muitas vezes, não sabemos as razões dessas atitudes. Precisamos mesmo beber 2 litros de água por dia? Mas como escolher alimentos saudáveis e saber a quantidade em que devem ser consumidor diariamente? Enfim, a Nutrição é uma ciência muito nova, com diversas descobertas a cada dia, e por este motivo ainda não teve tempo de espalhar todas essas suas informações para todo mundo.Com isso, para responder alguma dessas perguntas, foi criada por especialistas um modelo chamado de Pirâmide Alimentar. Ela nada mais é do que a representação gráfica do equilíbrio alimentar.
Esse espaço é dedicado ao conhecimento sobre o mundo da Alimentação. Bem-vindo!

Translate / traduçao de paginas

sábado, 2 de julho de 2011

Chá branco combate o envelhecimento e ajuda a queimar gordura
















Os chás são eternos aliados das pessoas que estão preocupadas com a saúde e com a boa forma. Há uma variedade tão grande no mercado que fica difícil acreditar que exista um desconhecido capaz de oferecer todos os benefícios das bebidas já famosas. Mas o chá branco surge como uma nova maravilha pouco consumida no Brasil.

A infusão, desfrutada pelos chineses há mais de mil anos, acelera o metabolismo, desincha, queima gordura, retarda o envelhecimento e ainda diminuiu os índices de colesterol. A lista de benfeitorias do chá branco é familiar a do chá verde. E não é por acaso. Os dois são extraídos da mesma planta, a Camellia Sinensis. No entanto, o chá branco leva algumas vantagens se comparado ao seu parente mais famoso. Ele tem o sabor suave e atua de forma muito mais intensa no organismo. A alta potência dele chega a ser 40% maior do que a do chá verde, explica a nutricionista Andrea Frias, Ph.D em nutrição e coordenadora do Centro de Pesquisa Sanavita.

A superioridade, segundo a especialista, vem desde a colheita. Diferente de seu similar, a extração das folhas é feita mais cedo, quando as flores não desabrocharam e ainda estão cobertas por uma penugem branca - o que explica o seu nome. Nesta fase, elas concentram polifenóis e catequinas, duas substâncias que turbinam o ritmo do metabolismo por serem altamente antioxidantes e termogênicas. 

De acordo com um estudo publicado na revista American Journal of Clinical Nutrition, o metabolismo é acelerado em 8% com o chá branco, o dobro do efeito do chá verde. A publicação diz também que em um teste feito com 20 pacientes, divididos em dois grupos de dez, os que tomaram a infusão emagreceram 6 quilos em um mês, dois a mais dos que beberam o chá verde. O resultado clínico também mostrou diferenças na cintura. Enquanto o chá branco afinou 5 centímetros, o seu concorrente chegou aos 3 apenas.

Para Andrea, o chá branco possui virtudes animadoras. "Ele é capaz de aumentar a saciedade ao inibir enzimas que são responsáveis pela compulsão alimentar, tirar impurezas do organismo e reduzir a gordura que vem dos alimentos, o que ajuda no emagrecimento", diz.  
Alem de ser um aliado na luta contra a balança, a combinação entre uma dieta leve e um litro de chá branco por dia, o que da em media 4 ou 5 xícaras intercaladas entre as refeições, fortalece o sistema imunológico e elimina os radicais livres, deixando a pessoa mais resistente a doenças e com a pele mais jovem. 

Uma pesquisa feita pela universidade Case Western Reserve, dos Estados Unidos, indica que há ainda mais benefícios para quem toma a infusão.

Segundo um estudo conduzido pela instituição, dados revelam que o chá branco previne doenças cardiovasculares ao fortalecer as artérias e diminuir o colesterol ruim (LDL), age como antigripal e anti-inflamatório, diminui os riscos de câncer de pele e previne contra cáries e placas nos dentes.

O chá pode ser encontrado in natura, em cápsulas, em sachês e nos formatos instantâneo ou pronto. Os especialistas aconselham a compra da erva a granel, pois versões industrializadas podem conter uma quantidade pequena do chá na composição do produto. Mas prepare o bolso: por ter uma extração manual e ser importado da China e do Japão, seu preço é salgado. Um simples pacotinho custa, em média, R$ 20 e pode chegar a mais de R$ 100 se for orgânico. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DE SUA OPINIÃO?