Alimentação Saudável e Segurança Alimentar

Sempre escutamos que uma alimentação equilibrada é essencial para nossa saúde, que devemos realizar de 5 a 6 refeições por dia e que um prato saudável é aquele mais colorido possível. Procuramos seguir essas orientações com disciplina e seriedade, mas muitas vezes, não sabemos as razões dessas atitudes. Precisamos mesmo beber 2 litros de água por dia? Mas como escolher alimentos saudáveis e saber a quantidade em que devem ser consumidor diariamente? Enfim, a Nutrição é uma ciência muito nova, com diversas descobertas a cada dia, e por este motivo ainda não teve tempo de espalhar todas essas suas informações para todo mundo.Com isso, para responder alguma dessas perguntas, foi criada por especialistas um modelo chamado de Pirâmide Alimentar. Ela nada mais é do que a representação gráfica do equilíbrio alimentar.
Esse espaço é dedicado ao conhecimento sobre o mundo da Alimentação. Bem-vindo!

Translate / traduçao de paginas

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Alimentação Balanceada Nutrientes essencias para nosso organismo

Proteínas: responsáveis pelo crescimento e manutenção dos tecidos (pele), músculos, órgãos e ossos do organismo, além da formação de hormônios e enzimas. Atuam como se fossem os tijolos de uma construção. As principais fontes são: carnes em geral, aves, peixes, ovos, leite e derivados, soja, feijão, lentilha, etc.

Carboidratos: responsáveis por fornecer energia, ajudam a exercer nossas atividades diárias. As fontes de carboidratos são: massas em geral (macarrão), pães, bolachas, bolos, fubá, cereais, etc.

Lipídios (gorduras): também fornecem energia, porém devem ser consumidas com moderação. As gorduras também possuem papel importante no transporte de vitaminas e na produção de hormônios. Encontramos as gorduras em todos os óleos vegetais (soja, girassol, milho, algodão, etc), margarina, manteiga, nata, creme de leite.

Vitaminas: controlam as funções metabólicas do organismo e aumentam a resistência contra infecções. As vitaminas estão presentes em todos os alimentos. Exemplos: Vitamina A nos vegetais folhosos e frutas como manga, mamão; Vitamina C nas frutas cítricas; vitamina B12 nas carnes, fígado e leite; vitamina E nos óleos vegetais, etc.

Sais minerais: também ajudam na regulação e no funcionamento do organismo. Estão presentes em todos os alimentos. Exemplos: ferro nas carnes, aves, peixes, nozes; zinco no iogurte, queijos, feijões; fósforo e cálcio nos laticínios, carne e grãos.

Fibras: facilitam o funcionamento do intestino. Presentes nos cereais integrais, nas frutas e verduras.

Água: fundamental para hidratar o organismo e transportar os nutrientes pelo corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DE SUA OPINIÃO?