Alimentação Saudável e Segurança Alimentar

Sempre escutamos que uma alimentação equilibrada é essencial para nossa saúde, que devemos realizar de 5 a 6 refeições por dia e que um prato saudável é aquele mais colorido possível. Procuramos seguir essas orientações com disciplina e seriedade, mas muitas vezes, não sabemos as razões dessas atitudes. Precisamos mesmo beber 2 litros de água por dia? Mas como escolher alimentos saudáveis e saber a quantidade em que devem ser consumidor diariamente? Enfim, a Nutrição é uma ciência muito nova, com diversas descobertas a cada dia, e por este motivo ainda não teve tempo de espalhar todas essas suas informações para todo mundo.Com isso, para responder alguma dessas perguntas, foi criada por especialistas um modelo chamado de Pirâmide Alimentar. Ela nada mais é do que a representação gráfica do equilíbrio alimentar.
Esse espaço é dedicado ao conhecimento sobre o mundo da Alimentação. Bem-vindo!

Translate / traduçao de paginas

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Saiba usar a Pirâmide Alimentar




Muito se fala em Pirâmide Alimentar... Mas, para se obter os melhores resultados através dela é necessário que saibamos usá-la da forma correta. Para tanto, é muito importante entender quais alimentos fazem parte de cada grupo alimentar, bem como quanto consumir de cada um deles.

A pirâmide é um guia alimentar que tem por objetivo orientar as pessoas a obter o consumo variado de alimentos, uma ingestão menor de gorduras saturadas e colesterol, maior consumo de frutas, verduras, legumes e grãos além, da ingestão moderada de açúcar, sal e bebidas alcoólicas.

Porém, não há uma recomendação exata, pois cada indivíduo possui sua necessidade. O ideal é fazer uma consulta com um nutricionista, ele é o profissional indicado para prescrever qualquer tipo de plano alimentar.


Pirâmide AlimentarVamos ver a seguir:

Pães, cereais, tubérculos e raízes: são os alimentos que, basicamente, nos fornecem energia para as atividades que desenvolvemos ao longo do dia. O ideal é consumir de 5 a 9 porções - cada porção fornece em torno de 150 kcal.

Hortaliças, frutas e leguminosas: esses alimentos são muito importantes principalmente por fornecerem fibras, que são vitais ao bom funcionamento do intestino. Além disso, são fontes de vitaminas e minerais. O ideal é consumir de 4 a 5 porções - cada porção fornece em torno de 15 kcal.

Carnes, ovos, peixes, frangos: é através deles que suprimos nossas necessidades de proteínas, tão importantes para reconstrução e manutenção muscular. O ideal é consumir de 1 a 2 porções - cada porção fornece em torno de 190 kcal.

Leites e derivados: também nos fornecem proteínas, muito importantes na alimentação feminina por serem fonte de cálcio, que é um mineral primordial para combater a osteoporose. No caso de pessoas que tenham intolerância à lactose, a melhor opção é substituir por alimentos à base de soja. O ideal é consumir em torno de 3 porções - cada porção fornece em torno de 120 kcal.

Açúcares: estão lá no topo da pirâmide, justamente porque o seu consumo deve ser eventual. Em pequenas quantidades fornecem muitas calorias, e na maioria das vezes são desprovidos de vitaminas e sais minerais. O ideal é consumir no máximo 2 porções ao dia - cada porção fornece em torno de 110 kcal.

Óleos e gorduras: também se encontram no topo da pirâmide, são altamente calóricos e, assim como os açúcares, seu consumo deve ser moderado. O ideal é consumir no máximo 2 porções ao dia - cada porção fornece em torno de 73 kcal.

Lembre-se que, tão importante quanto a alimentação adequada é a prática de atividade física. Os exercícios são extremamente importantes para a manutenção da saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DE SUA OPINIÃO?