Alimentação Saudável e Segurança Alimentar

Sempre escutamos que uma alimentação equilibrada é essencial para nossa saúde, que devemos realizar de 5 a 6 refeições por dia e que um prato saudável é aquele mais colorido possível. Procuramos seguir essas orientações com disciplina e seriedade, mas muitas vezes, não sabemos as razões dessas atitudes. Precisamos mesmo beber 2 litros de água por dia? Mas como escolher alimentos saudáveis e saber a quantidade em que devem ser consumidor diariamente? Enfim, a Nutrição é uma ciência muito nova, com diversas descobertas a cada dia, e por este motivo ainda não teve tempo de espalhar todas essas suas informações para todo mundo.Com isso, para responder alguma dessas perguntas, foi criada por especialistas um modelo chamado de Pirâmide Alimentar. Ela nada mais é do que a representação gráfica do equilíbrio alimentar.
Esse espaço é dedicado ao conhecimento sobre o mundo da Alimentação. Bem-vindo!

Translate / traduçao de paginas

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

O Que é DIET e o Que é LIGHT ?


 
Você sabe o que é light? E por que muitas pessoas só consomem alimentos diet’s? E o que tem de diferente entre essas duas palavras? Existe alguma diferença mesmo? Quem sofre de hipertensão, diabetes ingere coisas light ou diet?
É comum nos depararmos com essas duas palavrinhas, principalmente nos refrigerantes, alguns são light outros são diet e no fim você fica sem saber o que fazer e qual consumir. Bom, existe muita diferença e faz uma bagunça na cabeça da gente! Para evitar isso, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) redigiu algumas regrinhas básicas, às quais, os donos dos produtos tiveram que se adequar.
Se você usa produtos diet porque acha que são produtos usados para emagrecer, está perdendo tempo e dinheiro! Os alimentos diet são aqueles indicados para pessoas que não podem ingerir determinados nutrientes, como o caso dos diabéticos que apresentam restrição ao açúcar, os hipertensos que podem ingerir pouco ou nada de sal. Os produtos diet não apresentam o nutriente, mas a caloria é quase a mesma que o alimento normal. Por exemplo, o chocolate diet não contém açúcar, mas o teor de gordura é praticamente o mesmo que o chocolate normal, fazendo com que se igualem em números de calorias. Em determinados alimentos pode haver restrição de gordura, carboidratos, açúcar, sal, proteínas, enfim, cada produto diet é específico para um tipo de restrição alimentar.
Já aqueles denominados light são os que apresentam uma diminuição de pelo menos 25% de calorias ou até mesmo nutrientes em relação ao produto normal. Esse alimento pode ser consumido, com cautela, por todas as pessoas, incluindo as que apresentam algum tipo de restrição, porém, com cautela. Deve-se verificar se, realmente o ingrediente em questão está em quantidade reduzida, por exemplo, de açúcar para que um diabético possa ingerir. Isso a gente só aprende lendo o rótulo dos alimentos.
Tudo o que você for comprar, leia as especificações.
Preste atenção, sua saúde com certeza irá agradecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DE SUA OPINIÃO?