Alimentação Saudável e Segurança Alimentar

Sempre escutamos que uma alimentação equilibrada é essencial para nossa saúde, que devemos realizar de 5 a 6 refeições por dia e que um prato saudável é aquele mais colorido possível. Procuramos seguir essas orientações com disciplina e seriedade, mas muitas vezes, não sabemos as razões dessas atitudes. Precisamos mesmo beber 2 litros de água por dia? Mas como escolher alimentos saudáveis e saber a quantidade em que devem ser consumidor diariamente? Enfim, a Nutrição é uma ciência muito nova, com diversas descobertas a cada dia, e por este motivo ainda não teve tempo de espalhar todas essas suas informações para todo mundo.Com isso, para responder alguma dessas perguntas, foi criada por especialistas um modelo chamado de Pirâmide Alimentar. Ela nada mais é do que a representação gráfica do equilíbrio alimentar.
Esse espaço é dedicado ao conhecimento sobre o mundo da Alimentação. Bem-vindo!

Translate / traduçao de paginas

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

VITAMINAS: ELAS TÊM A FORÇA

 

As vitaminas ajudam o organismo a processar proteínas, carboidratos e gorduras. Cada uma com sua função, todas são absolutamente necessárias na alimentação diária. As fontes estão nas frutas, verduras, raízes, carnes e nos cereais. Conheça suas propriedades e organize um cardápio rico e saudável para vocês.

Vitamina A

Aumenta a resistência às infecções. Fortalece unhas, ossos e dentes. Deixa pele e cabelos macios e saudáveis. Fundamental para a visão. Fontes: leite, gema de ovo, óleo de fígado de bacalhau, rins, frutas, verduras verdes-escuras e amarelas.

Vitamina B1
Auxilia na utilização dos carboidratos, aumenta a coordenação dos músculos e participa dos sistemas nervoso e cardíaco. Importante para o crescimento. Fontes: coração, fígado, rins, legumes, germe de trigo, levedo de cerveja, cereais integrais, nozes.

Vitamina B2
Previne doenças nos olhos. Mantém pele e tecidos saudáveis. Auxilia na decomposição dos alimentos. Fontes: ovos, leite, levedo de cerveja, verduras, cereais integrais, fígado, germe de trigo.

Vitamina B3
Tem ação vasodilatadora, prevenindo dores de cabeça, especialmente a enxaqueca. Age na liberação da energia dos carboidratos, das gorduras e proteínas. Protege o fígado, a pele, os tecidos e o processo digestivo. Sua deficiência está associada à pelagra – doença que provoca inflamações na pele, na língua, disfunção intestinal, perturbações mentais. Fontes: carnes magras, miúdos, aves, peixes, leite, ovos, arroz integral, semente de abóbora, abacate, castanha de caju, amendoim e grãos integrais.

Vitamina B5
Essencial para o metabolismo celular, atual na liberação da energia dos carboidratos, na síntese do colesterol, hormônios esteróides. Fortalece o sistema imunológico, protegendo contra o stress. Sua deficiência causa doenças neurológicas, dor de cabeça, pneumonias, bronquites, bronquiolites, cãibras, torpor, sonolência e náuseas. Fontes: fígado, rim, carne bovina magra, salmão, gema de ovos, leveduras, couve-flor, brócolis, leite desnatado, papaia, morango.

Vitamina B6
Ajuda na metabolização de gorduras e ácidos graxos necessários para a produção de anticorpos pelo organismo. Desenvolve a dentição, as células vermelhas do sangue, mantém as gengivas saudáveis e alivia os sintomas da tensão pré-menstrual. Sua deficiência causa anemia, queda de cabelos e doenças do sistema nervoso. Fontes: banana, batata, cereais integrais, germe de trigo, fígado, levedo de cerveja, rins, coração, cogumelos.

Vitamina B12
Essencial na formação do sistema nervoso central do bebê e no desenvolvimento dos glóbulos vermelhos. Fontes: leite, soja, peixe, fígado, levedo de cerveja, germe de trigo, cereais integrais.

Vitamina C
Fortalece a placenta. Aumenta a resistência às infecções. Auxilia na absorção do ferro. Importante na recuperação de fraturas e cicatrização de feridas. Com ação oxidante, neutraliza os efeitos dos radicais livres. Tem um papel importante no crescimento saudável de ossos, dentes, gengivas e ligamentos. Fontes: laranja, limão, acerola, kiwi, goiabada, abacaxi, verduras.

Vitamina D
Promove a absorção do cálcio, fortalecendo dentes e ossos. Fontes: peixes gordos, ovos, manteiga, margarina, óleo de fígado de bacalhau, leite, clara de ovo. O sol estimula a produção e fixa esta vitamina.

Vitamina E
Poderoso antioxidante, protege contra os radicais livres e auxilia na formação e manutenção dos glóbulos vermelhos, músculos e tecidos. Fortifica o feto e a placenta. Fontes: óleos vegetais, laticínios, arroz, pães integrais, germe de trigo.

Vitamina K
Indispensável para a coagulação do sangue. Reduz os riscos de hemorragia no parto. Fontes: germe de trigo, alface, tomate, couve-flor, espinafre.

Ácido Fólico
A vitamina B9 ou folato atua na produção das células sangüíneas, na duplicação do DNA, no desenvolvimento do sistema nervoso e na renovação das células. Previne anomalias cardíacas, determinadas alterações congênitas e mal-formações. Sua deficiência causa anemia, aumenta os riscos de infecções na gravidez e os partos prematuros. Fontes: feijão (preto ou branco), também no grão-de-bico, espinafre, brócolis, repolho cru, levedo de cerveja, pão integral, fígado, folhagens verde-escuras, lentilha, couve-flor, cenoura, laranja e banana.

Biotina
Chamada, também, de vitamina H, é necessária para o crescimento. Participa da formação da pele, do aparelho reprodutor e sistema nervoso. Sua absorção é facilitada pelas vitaminas A, B2, B3 e B6. A deficiência, embora rara, está ligada ao consumo exagerado de clara de ovo, que contém avidina, substância que compromete o metabolismo da biotina. Fontes: fígado, leite, carne vermelha, levedo de cerveja, amendoim, nozes, arroz integral, vegetais e frutas em geral, especialmente a maçã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DE SUA OPINIÃO?