Alimentação Saudável e Segurança Alimentar

Sempre escutamos que uma alimentação equilibrada é essencial para nossa saúde, que devemos realizar de 5 a 6 refeições por dia e que um prato saudável é aquele mais colorido possível. Procuramos seguir essas orientações com disciplina e seriedade, mas muitas vezes, não sabemos as razões dessas atitudes. Precisamos mesmo beber 2 litros de água por dia? Mas como escolher alimentos saudáveis e saber a quantidade em que devem ser consumidor diariamente? Enfim, a Nutrição é uma ciência muito nova, com diversas descobertas a cada dia, e por este motivo ainda não teve tempo de espalhar todas essas suas informações para todo mundo.Com isso, para responder alguma dessas perguntas, foi criada por especialistas um modelo chamado de Pirâmide Alimentar. Ela nada mais é do que a representação gráfica do equilíbrio alimentar.
Esse espaço é dedicado ao conhecimento sobre o mundo da Alimentação. Bem-vindo!

Translate / traduçao de paginas

segunda-feira, 15 de março de 2010

Bacalhoada sem bacalhau

Ingredientes:

1 xícara (chá) de proteína de soja texturizada em pedaços
¼ xícara (chá) de shoyu
¼ xícara (chá) de água
5 batatas médias cortadas em rodelas
2 colheres (sopa) de óleo de gergelim torrado
2 cebolas cortadas em lâminas
5 dentes de alho triturados
1 xícara (chá) de salsinha e cebolinha picadas
1 colher (café) de páprica doce
1 colher (café) de açafrão da terra
pimenta a gosto
sal marinho a gosto
1 pimentão vermelho cortado em cubos
½ xícara (chá) de azeitonas pretas sem caroços
2 tomates picados sem pele e sem sementes
¼ xícara (chá) de azeite
¼ xícara (chá) de água
1 colher (chá) de amido de milho

Modo de preparo
Cozinhe as batatas, ?al dente?, em água temperada com páprica, açafrão, pimenta e sal. Reserve. Hidrate a proteína de soja com o shoyu e a água, e corte-as em lâminas. Coloque em uma frigideira anti-aderente com o óleo de gergelim e deixe aquecer até ficar dourado. Reserve. Coloque 2 colheres de sopa de azeite extravirgem em uma frigideira, junte as cebolas, o alho, a salsinha, a cebolinha, a páprica, o açafrão, a pimenta, e o pimentão. Adicione o amido de milho dissolvido na água, mais a proteína de soja, refogue levemente e ajuste o sal.

Montagem do prato:
Coloque em um refratário uma camada de batatas pré-cozidas, em seguida uma camada de proteína de soja refogada, o pimentão e azeitonas. Repita as camadas terminando com pimentão e azeitonas. Regue com o restante do azeite, cubra com papel alumínio e leve ao forno por uns 20 minutos até que as batatas fiquem macias,
Sirva com arroz integral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DE SUA OPINIÃO?