Alimentação Saudável e Segurança Alimentar

Sempre escutamos que uma alimentação equilibrada é essencial para nossa saúde, que devemos realizar de 5 a 6 refeições por dia e que um prato saudável é aquele mais colorido possível. Procuramos seguir essas orientações com disciplina e seriedade, mas muitas vezes, não sabemos as razões dessas atitudes. Precisamos mesmo beber 2 litros de água por dia? Mas como escolher alimentos saudáveis e saber a quantidade em que devem ser consumidor diariamente? Enfim, a Nutrição é uma ciência muito nova, com diversas descobertas a cada dia, e por este motivo ainda não teve tempo de espalhar todas essas suas informações para todo mundo.Com isso, para responder alguma dessas perguntas, foi criada por especialistas um modelo chamado de Pirâmide Alimentar. Ela nada mais é do que a representação gráfica do equilíbrio alimentar.
Esse espaço é dedicado ao conhecimento sobre o mundo da Alimentação. Bem-vindo!

Translate / traduçao de paginas

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Dieta balanceada mantém a regulagem de energia no cérebro

Neurônio responsável precisa tanto de açúcares quanto de proteínas.

Descoberta foi publicada na revista científica 'Neuron'.
Ter uma dieta balanceada consiste em ingerir os diferentes grupos alimentícios na quantidade certa. Isso ajuda a manter as funções dos órgãos em geral e o peso ideal. Um estudo publicado na edição da última quinta (17) da revista científica “Neuron” mostra também a como a dieta variada atua sobre o cérebro para manter o equilíbrio de energia do corpo.
A chave é uma substância conhecida como orexina ou hipocretina, encontrada em alguns neurônios. Essa substância é um dos principais reguladores que mantêm o corpo desperto, e tem importante atuação também no equilíbrio de energia.
Pesquisas anteriores indicavam que a produção dessa substância era estimulada unicamente pelos açúcares – não só os presentes nos doces, mas também massas, pães e outros alimentos. O estudo atual mostra que os aminoácidos, que formam as proteínas – predominantes nos alimentos de origem animal.
“Nossos dados apoiam a ideia de que os neurônios da orexina/hipocretina estão sob o controle de açúcares e proteínas simultaneamente. O interessante é que, embora os efeitos comportamentais estejam além do escopo do nosso estudo, esse modelo celular é consistente com relatórios que dizem que refeições ricas em proteínas são mais eficazes que as ricas em açúcar para estimular as pessoas”, diz Denis Burdakov, pesquisador da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, um dos autores do estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DE SUA OPINIÃO?