Alimentação Saudável e Segurança Alimentar

Sempre escutamos que uma alimentação equilibrada é essencial para nossa saúde, que devemos realizar de 5 a 6 refeições por dia e que um prato saudável é aquele mais colorido possível. Procuramos seguir essas orientações com disciplina e seriedade, mas muitas vezes, não sabemos as razões dessas atitudes. Precisamos mesmo beber 2 litros de água por dia? Mas como escolher alimentos saudáveis e saber a quantidade em que devem ser consumidor diariamente? Enfim, a Nutrição é uma ciência muito nova, com diversas descobertas a cada dia, e por este motivo ainda não teve tempo de espalhar todas essas suas informações para todo mundo.Com isso, para responder alguma dessas perguntas, foi criada por especialistas um modelo chamado de Pirâmide Alimentar. Ela nada mais é do que a representação gráfica do equilíbrio alimentar.
Esse espaço é dedicado ao conhecimento sobre o mundo da Alimentação. Bem-vindo!

Translate / traduçao de paginas

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Exame de sangue ou de urina pode prever mal de Alzheimer, diz estudo

Indicadores aumentam meses ou até anos antes dos primeiros sintomas.

Alzheimer não tem cura, mas diagnóstico precoce ajuda no controle.
Um exame de sangue ou de urina pode servir para prever o mal de Alzheimer meses ou até mesmo anos antes do surgimento dos primeiros sintomas. A afirmação é de um estudo do Centro VTT de Pesquisas Técnicas da Finlândia, publicado pela revista médica “Translational Psychiatry”.
O mal de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa ainda sem cura, mas a chance de controlá-la é maior se ela é detectada precocemente. Ocorre na terceira idade e seu sintoma mais comum é a perda da memória.
A descoberta do laboratório finlandês é que um indicador molecular relacionado à chamada via das pentoses, que regula a glicemia, aumenta antes da manifestação da doença. É um sinal de falta de oxigenação e um presságio do mal de Alzheimer.
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores acompanharam pacientes com danos cognitivos leves – um estágio que, muitas vezes, precede a doença – durante 27 meses. Dos 143 participantes, 52 desenvolveram Alzheimer, de fato. Os exames indicaram que a variação da via das pentoses foi um fator em comum que ocorreu nesses pacientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DE SUA OPINIÃO?