Alimentação Saudável e Segurança Alimentar

Sempre escutamos que uma alimentação equilibrada é essencial para nossa saúde, que devemos realizar de 5 a 6 refeições por dia e que um prato saudável é aquele mais colorido possível. Procuramos seguir essas orientações com disciplina e seriedade, mas muitas vezes, não sabemos as razões dessas atitudes. Precisamos mesmo beber 2 litros de água por dia? Mas como escolher alimentos saudáveis e saber a quantidade em que devem ser consumidor diariamente? Enfim, a Nutrição é uma ciência muito nova, com diversas descobertas a cada dia, e por este motivo ainda não teve tempo de espalhar todas essas suas informações para todo mundo.Com isso, para responder alguma dessas perguntas, foi criada por especialistas um modelo chamado de Pirâmide Alimentar. Ela nada mais é do que a representação gráfica do equilíbrio alimentar.
Esse espaço é dedicado ao conhecimento sobre o mundo da Alimentação. Bem-vindo!

Translate / traduçao de paginas

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Pé de porco assado no forno









Ingredientes:
4 pés de porco inteiros
1 cabeça de alho
1 cebola (branca ou roxa)
1 litro e ½ vinho branco seco
Sal (a gosto)
Pimenta do reino (a gosto)
Sálvia
200g de farinha de rosca
1 colher (sopa) de mostarda de dijon
Manteiga
Endívias para acompanhamento

Para o bouquet garni:
1 alho poró
3 folhas de louro
1 talo de alecrim
Gengibre (a gosto)
Funcho
Salsão
Barbante de algodão para cozinha

Modo de Preparo:
Para escaldar os pés de porco, amarre-os em pedaços de bambu ou madeira para que eles não dobrem e coloque em água fervente por 5 minutos. Lave em água corrente. Jogue fora a água fervida e encha a panela de água limpa novamente.

Prepare o bouquet  garni: corte a ponta do alho-poró e abra para lavar. Dentro da folha do alho-poró, coloque o alecrim, o louro, o funcho e o gengibre. Amarre com o bartante formando um bouquet. Corte as pontinhas da cabeça de alho, mas sem separar os dentes.

Na panela com água limpa, acrescente 1 litro de vinho branco seco, coloque o bouquet, a cabeça de alho, a cebola inteira, o sal e deixe ferver. Depois de ferver, deixar em fogo brando e acrescente os pés de porco. Com os pés de porco na panela, não deixe mais que a água ferva, tem que ficar no limite da ebulição por 4 horas. Após 4 horas, dispense o bouquet, desligue o fogo e deixe resfriar dentro do caldo. Tire da panela e reserve.
Com os pés de porco frios, tire dos bambus e prepare a marinada. Para a marinada, coloque os pés de porco em um recipiente raso. Jogue sal, pimenta do reino, sálvia picada e um pouco de vinho branco seco por cima. Passe um papel filme por cima e deixe na geladeira até o dia seguinte. No dia seguinte, passe os pés de porco na mostarda de dijon (misturadas com um pouco de vinho branco seco) e depois na farinha de rosca. Derreta um pouco de manteiga e jogue por cima dos pés de porco. Coloque no forno alto para assar por 10 a 15 minutos até ficar bem sequinho.

Modo de preparo das endívias:
Para preparar as endívias, coloque manteiga e um pouco de óleo em uma panela. Tire as três primeiras folhas das endívias para limpá-las. Coloque para fritar inteiras, com um pouco de vinho branco seco, sal e pimenta do reino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DE SUA OPINIÃO?