Alimentação Saudável e Segurança Alimentar

Sempre escutamos que uma alimentação equilibrada é essencial para nossa saúde, que devemos realizar de 5 a 6 refeições por dia e que um prato saudável é aquele mais colorido possível. Procuramos seguir essas orientações com disciplina e seriedade, mas muitas vezes, não sabemos as razões dessas atitudes. Precisamos mesmo beber 2 litros de água por dia? Mas como escolher alimentos saudáveis e saber a quantidade em que devem ser consumidor diariamente? Enfim, a Nutrição é uma ciência muito nova, com diversas descobertas a cada dia, e por este motivo ainda não teve tempo de espalhar todas essas suas informações para todo mundo.Com isso, para responder alguma dessas perguntas, foi criada por especialistas um modelo chamado de Pirâmide Alimentar. Ela nada mais é do que a representação gráfica do equilíbrio alimentar.
Esse espaço é dedicado ao conhecimento sobre o mundo da Alimentação. Bem-vindo!

Translate / traduçao de paginas

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Alimentação Balanceada Pirâmide alimentar

A pirâmide dos alimentos é um guia que representa as porções diárias que devem ser consumidas para garantir uma alimentação saudável e equilibrada.

A principal função da pirâmide é mostrar a importância de consumir vários tipos de nutrientes, em quantidade e combinações adequadas.

PRINCÍPIOS BÁSICOS PARA UMA DIETA SAUDÁVEL:
Variedade: Todos os grupos de alimentos contidos na Pirâmide são importantes por que nenhum fornece todos os nutrientes necessários para o organismo manter-se saudável, portanto, os alimentos de um grupo não podem substituir aqueles de outro.


Equilíbrio: Uma dieta equilibrada incorpora diariamente as quantidades apropriadas dos 5 grupos de alimentos, provendo as calorias e nutrientes necessários. Sua idade, sexo e nível de atividade física podem alterar o número de porções.


Moderação: Escolher os alimentos com cuidado para ajuda a controlar as calorias e quantidades de gordura, colesterol, gordura saturada, sal, açúcares e bebidas alcóolicas. Isso permite maior flexibilidade para saborear a variedade de alimentos disponíveis.

PIRÂMIDE ALIMENTAR

A pirâmide possui 4 níveis com 8 grandes grupos de produtos. Os alimentos dispostos na base da pirâmide devem ter uma participação maior no total de calorias na alimentação. Na medida que subimos de nível, o consumo representa uma menor contribuição calórica na alimentação.



BASE – EXERCÍOS FÍSICOS

Exercícios físicos e manutenção de peso estão na base da pirâmide, mostrando que os benefícios da prática da atividade física estão diretamente relacionados com a saúde.

1. ANDAR: ENERGIA
É onde estão os alimentos ricos em carboidratos complexos como cereais, pães e massas dividindo o espaço com óleos vegetais incluindo o de oliva, canola, soja, algodão, girassol.
Os carboidratos fornecem energia por um longo período, e por isso devem preencher a maior parte da alimentação. Os óleos vegetais são capazes de aumentar o colesterol bom, o HDL, e reduzir o LDL.

2. ANDAR: ORGANIZAÇÃO
Logo acima vêem os alimentos Reguladores que são representados pelas frutas, verduras e legumes - fontes de vitaminas, sais minerais e fibras que ajudam na regulação do organismo.

3. ANDAR: PROTEÇÃO
As frutas oleaginosas e as leguminosas, que são fontes proteínas, vitaminas, minerais e gorduras, além de terem poder antioxidante.

4. ANDAR: CONSTRUÇÃO
Ainda mais acima, se propõe uma suplementação de cálcio, vindo dos leites desnatados e seus derivados que não chegam a oferecer risco ao aumento de peso como as versões integrais, e devem são considerados excelentes fontes de cálcio.

5. ANDAR: só de vez em quando
O topo da pirâmide é representado pelos alimentos que devem ser usados com moderação, como arroz, as massas, a batata e o pão branco, os doces. Junto com os refinados estão a manteiga e a carne vermelha, que são alimentos ricos em gordura saturada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DE SUA OPINIÃO?