Alimentação Saudável e Segurança Alimentar

Sempre escutamos que uma alimentação equilibrada é essencial para nossa saúde, que devemos realizar de 5 a 6 refeições por dia e que um prato saudável é aquele mais colorido possível. Procuramos seguir essas orientações com disciplina e seriedade, mas muitas vezes, não sabemos as razões dessas atitudes. Precisamos mesmo beber 2 litros de água por dia? Mas como escolher alimentos saudáveis e saber a quantidade em que devem ser consumidor diariamente? Enfim, a Nutrição é uma ciência muito nova, com diversas descobertas a cada dia, e por este motivo ainda não teve tempo de espalhar todas essas suas informações para todo mundo.Com isso, para responder alguma dessas perguntas, foi criada por especialistas um modelo chamado de Pirâmide Alimentar. Ela nada mais é do que a representação gráfica do equilíbrio alimentar.
Esse espaço é dedicado ao conhecimento sobre o mundo da Alimentação. Bem-vindo!

Translate / traduçao de paginas

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Cálcio, tudo de bom!


O leite e seus derivados são as maiores fontes de cálcio. Só que muitas pessoas atualmente estão deixando o leite de lado, algumas, por serem intolerantes à lactose (o açúcar do leite) - falta uma enzima para digerí-la e isso causa cólicas, diarréia e dores abdominais. Mas há quem deixe de consumir por opção.

A intolerância pode ser mais ou menos intensa, e quem, mesmo assim, não quer deixar de lado o bom e velho leitinho, pode optar por produtos com baixo teor de lactose.

Já para quem aboliu de uma vez, é preciso ter cuidado para que o consumo de cálcio não seja prejudicado. Quem não consome leite poderá obter o mineral através do iogurte, do queijo, do requeijão, nas verduras (brócolis, agrião, couve e repolho), nos peixes (salmão, sardinha) e no feijão branco. No entanto, o cálcio que vem do leite e derivados é melhor absorvido que o encontrado nos vegetais.

Detalhe: Só repor cálcio não resolve. Para que ele seja absorvido, é preciso dar ao organismo quantidades adequadas de vitamina D, encontrada em alimentos como: leite, queijo, ostras, camarões e peixes como cavalinha, salmão e atum e quase todos os alimentos gordurosos, por isso, dietas com zero consumo de gordura não são bem-vindas. Além disso, a vitamina D precisa de um empurrãozinho do sol – pois é através dos raios ultra-violetas, que a vitamina é sintetizada, e, assim, entra em atividade. Cinco minutos diários já são suficientes.

Para ser fixado nos ossos, o cálcio precisa ainda de outros minerais como o boro, o magnésio e o manganês. Caso contrário, ele fica circulando livremente no pelo organismo, acaba se depositando nas artérias, rins, e pode causar artrite, bursite e até cálculos renais. O mesmo acontece quando o cálcio é consumido em excesso. Cuidado com a auto-suplementação!

Vegetais verdes escuros, maçã, aipo, figo, salsa e brócolis são boas fontes desses minerais.

Ufa, que trabalheira, mas é preciso de tudo isso em conjunto para construir ossos fortes e evitar a osteoporose. Uma alimentação balanceada deve garantir tudo isso.

Entendeu porque o cálcio não pode faltar?

E seu consumo está adequado? Se têm entre 19 e 50 anos e está consumindo:
2 copos de leite +
1 fatia de queijo mussarela +
+1 pote de iogurte
+ 1 colher (sopa) de requeijão
----------------------------------
TOTAL = Valor próximo às 1000 miligramas recomendadas para consumo diário.

Os valores para consumo se alteram: na infância, gravidez, gestação e a partir dos 51 anos.

Crianças:

  • 0 a 6 anos – 210 mg/dia


  • 7 – 12 anos – 270 mg/dia

    Pessoas acima de 51 anos: 1200 mg/dia

    Grávidas e lactantes: 1300 mg/dia

    Veja o que atrapalha a absorção do cálcio e contribui para a osteoporose:

  • Excesso de sal, álcool, café e refrigerantes, ricos em ácido fosfórico.

  • Dieta rica em proteínas, gorduras e carboidratos refinados.

  • Cigarro, remédios como antibióticos e laxantes.

  • Bebidas gaseificadas, queijos processados, aromatizantes e corantes (ricos em fosfato) e medicamentos corticóides (inibem a absorção intestinal do cálcio e aumentam a sua eliminação pela urina).

    Estudos mostram que o organismo absorve melhor o cálcio no período da noite. Aquela dica, de tomar um copo de leite antes de dormir tem fundamento, além de ajudar o sono.

    Boa notícia

    E se você vive lutando contra os ponteiros a balança, o cálcio pode dar uma mãozinha. Estudos comprovam que o nutriente age no combate as gorduras e auxilia na perda de peso.

    ALIMENTOS FONTES DE CÁLCIO:
    - Iogurte natural (pobre em gordura) - 1 copo (228 mg)
    - Requeijão – 1 colher de sopa (85 mg)
    - Leite desnatado - 1 copo (302 mg)
    - Leite integral - 1 copo (290 mg)
    - Queijo branco – 1 fatia (205 mg)
    - Queijo Mussarela - 1 fatia média (120 mg)
    - Queijo parmesão ralado – 1 colher de sopa (171mg)
    - Amêndoas - ½ xícara (189 mg)
    - Brócolis cozido - 1 xícara (113 mg)
    - Figos secos - 3 unidades médias (80 mg)
    - Sardinha em conserva – 100g (402 mg)
    - Peixe – 1 posta ou filé (50 a 60 mg)
    - Semente de girassol – 20 g (320mg)
    - Ostras – 240g (235mg)

  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    DE SUA OPINIÃO?