Alimentação Saudável e Segurança Alimentar

Sempre escutamos que uma alimentação equilibrada é essencial para nossa saúde, que devemos realizar de 5 a 6 refeições por dia e que um prato saudável é aquele mais colorido possível. Procuramos seguir essas orientações com disciplina e seriedade, mas muitas vezes, não sabemos as razões dessas atitudes. Precisamos mesmo beber 2 litros de água por dia? Mas como escolher alimentos saudáveis e saber a quantidade em que devem ser consumidor diariamente? Enfim, a Nutrição é uma ciência muito nova, com diversas descobertas a cada dia, e por este motivo ainda não teve tempo de espalhar todas essas suas informações para todo mundo.Com isso, para responder alguma dessas perguntas, foi criada por especialistas um modelo chamado de Pirâmide Alimentar. Ela nada mais é do que a representação gráfica do equilíbrio alimentar.
Esse espaço é dedicado ao conhecimento sobre o mundo da Alimentação. Bem-vindo!

Translate / traduçao de paginas

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Entendendo a cor dos alimentos


 
Você sabia que, em alguns casos, quanto mais forte e escura a cor do alimento, maior é a quantidade de nutrientes?  Por exemplo, um espinafre contém 8 vezes mais vitamina C do que uma alface americana. Portanto quando escolhemos os alimentos pela cor estamos equilibrando nossa dieta.

Em cada cor há a presença de determinadas vitaminas, minerais e enzimas, formando um complexo multivitamínico e mineral. Vamos ver então a vantagem de cada cor em nosso prato:

·        Alimentos brancos: esses alimentos são as melhores fontes de cálcio e de potássio. Estes minerais são importantes para o funcionamento do organismo pois contribuem para a formação e manutenção dos ossos, ajudam na regulação dos batimentos cardíacos e são fundamentais para o funcionamento do sistema nervoso e dos músculos. Alguns alimentos: leite, couve flor, batata, arroz, palmito, maçã e banana.
·        Alimentos vermelhos: essa é a cor da força, por isso os alimentos dessa cor são recomendados contra apatia, depressão, falta de desejo sexual e cansaço. Os alimentos vermelhos contêm, ainda, antocianina que estimula a circulação sangüínea. Alguns alimentos: pimentão vermelho, tomate, morango, melancia, nectarina framboesa e cereja.
·        Alimentos amarelos: ricos em betacaroteno, pigmento que é fundamental para a manutenção dos tecidos e cabelos. Beneficiam a visão noturna e atuam no metabolismo de gorduras, também são ricos em vitamina C, que participa da síntese de colágeno, possuem ainda ação antioxidante. Alguns alimentos: mamão, cenoura, manga, laranja, abóbora e damasco.
·        Alimentos azulados ou roxos: retardam o envelhecimento e neutralizam as substâncias cancerígenas antes delas alterarem o código genético. Alguns alimentos: uva, ameixa, figo, beterraba, repolho-roxo.
·        Alimentos verdes: aqui o pigmento responsável é a clorofila, considerado um importante energético celular. Desintoxica as células, inibe os radicais livres, tem efeito anticancerígeno e protege o cabelo e a pele. Alguns alimentos: abacate, abobrinha, acelga, alface, quiabo, repolho, salsa, agrião, pimentão verde, brócolis, chicória, vagem, couve, kiwi, ervilha, espinafre, limão, pepino, rúcula, escarola, manjericão.
·        Alimentos marrons: sua principal característica é que são ricos em fibras. Ajudam no bom funcionamento de intestino, prevenindo problemas que vão desde prisão de ventre até o câncer. Ajudam também a controlar o colesterol e o diabetes e melhoram a flora intestinal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DE SUA OPINIÃO?